Enfeites vermelhos com bolinhas brancas ilustravam
as casas e as ruas da pequena Santana do Cariri para acolher os milhares de
devotos vindos de várias localidades na terça-feira, 25 de outubro, para
renderem a Deus agradecimento especial pela beatificação de Benigna Cardoso, a
Heroína da Castidade. Alegria e emoção marcaram o dia em que os santanenses e
demais fiéis presentes prestigiaram a elevação da imagem da jovem beata mártir
à honra dos altares.
A programação teve início no início da tarde com uma carreata percorrendo as principais ruas da cidade de Crato com destino à cidade natal de Benigna, onde ocorreu a Missa de Ação de Graças pela Beatificação de Benigna Cardoso. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique Lopes, OFMCap., e concelebrada pelo Cardeal Dom Leonardo Ulrich Steiner, OFM, Arcebispo de Manaus, juntamente com o bispo emérito de Crato, Dom Fernando Panico, e o bispo de Floriano (PI), Dom Edivalter Andrad. A ocasião contou também com a presença de padres diocesanos, seminaristas, religiosos, diáconos e autoridades locais e estaduais.
Durante a homilia, Dom Magnus destacou a força do Evangelho presente no testemunho de vida da Beata Benigna Cardoso. “Hoje estamos celebrando a eucaristia, pois a sua imagem sobe às honras dos altares. A multidão que lota a praça da Matriz de Senhora Santana é um grande coro que entoa o Aleluia! É alegria, é esperança. “Deus nunca deixou, trabalho sem recompensa nem lágrimas sem consolação”. Ensinamentos do Padre Cícero”, pontuou. “A vida ceifada da Menina Benigna fez eclodir a força do Evangelho; prova disso é o fato de que estamos aqui, celebrando o mistério pascal do Ressuscitado que se manifesta na vida da nossa jovem mártir. Nela, podemos verificar o “crescimento da árvore” e a “fermentação da massa”, que desvelam a nós e ao mundo a presença do Reino de Deus”, acrescentou o bispo.
“Eu devo a Benigna a graça de estar
aqui com vocês celebrando a Eucaristia de Ação de Graças. Eu estou muito feliz
pelo trabalho realizado pela Diocese durante os 12 anos que permaneceu em pé o
processo de beatificação de Benigna Cardoso. Neste momento, só agradecer a
todos que diretamente ou indiretamente contribuíram. Agradecer olhando para
Benigna e dizer que é o caminho da santidade que todos devemos trilhar”, enfatizou o bispo
emérito Dom Fernando, enaltecendo a memória do Monsenhor Vitaliano Mattioli,
postulador do processo de beatificação da jovem mártir. “Como bom caçador de
pérolas que foi, o Monsenhor Mattioli encontrou a pérola preciosa aqui em
Santana do Cariri, o martírio da jovem Benigna. Do céu, ele está feliz e
abençoando todos nós, junto com a mártir Benigna”.
Ao final da celebração, o Cardeal Dom Leonardo ressaltou a sua alegria em participar como representante do Papa Francisco no Cariri para a cerimônia de beatificação. “Quando eu me encontrar com o Santo Padre, o Papa Francisco, eu vou contar da beleza da multidão presente, mas vou dizer também dessa multidão com uma fé bonita, profunda, uma fé, cantada, silenciada, participada, que liga todos nós. Ao estarmos ao redor desta pequena menina, nós estamos todos na dimensão da mesma fé, ligados pela mesma Palavra de Deus, pelo mesmo amor a Jesus. Eu peço licença para levar ao Santo Padre o abraço de vocês! Um abraço do tamanho do Cariri. Que alegria poder participar desse momento tão precioso para a Diocese, especialmente daqui, na comunidade onde viveu a nossa menina”.
Por Ingrid Monteiro / Comissão de Comunicação
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário