sábado, 17 de setembro de 2022

RFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

17 DE SETEMBRO DE 2022

 

SÁBADO DA XXIV SEMANA DO


TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – I Cor 15,35-37.42-49

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 15,35-37.42-49

Irmãos: 35Alguém perguntará? Como ressuscitam os mortos?
36Insensato! O que semeias, não nasce sem antes morrer. 37E, quando semeias, não semeias o corpo da planta, que há de nascer,
mas o simples grão, como o de trigo, ou de alguma outra planta.
42Pois assim será também a ressurreição dos mortos. Semeia-se em corrupção e ressuscita-se em incorrupção. 43Semeia-se em ignomínia, e ressuscita-se em glória. Semeia-se em fraqueza, e ressuscita-se em vigor. 44Semeia-se um corpo animal, e ressuscita-se um corpo espiritual. Se há um corpo animal, há também um espiritual. 45Por isso está escrito: o primeiro homem, Adão, 'foi um ser vivo'. O segundo Adão é um espírito vivificante.
46Veio primeiro não o homem espiritual, mas o homem natural;
depois é que veio o homem espiritual. 47O primeiro homem, tirado da terra, é terrestre; o segundo homem vem do céu.
48Como foi o homem terrestre, assim também são as pessoas terrestres; e como é o homem celeste, assim também vão ser as pessoas celestes. 49E como já refletimos a imagem do homem terrestre, assim também refletiremos a imagem do homem celeste. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – uma vida de ressurreição, desde já
Fazendo uma comparação entre nós e uma semente que é plantada na terra, São Paulo explica a ressurreição dos mortos. A semente quando é espalhada na terra tem uma forma de grão e, quando nasce, tem o corpo de uma planta. Assim, também será o nosso corpo: semeado na fraqueza e na corrupção, ele é ressuscitado um corpo espiritual imaculado e puro assim como aconteceu com Jesus Cristo. Da mesma forma como Jesus, nós também iremos ressuscitar. Enquanto aqui vivemos não podemos separar o nosso corpo material, isto é, a nossa humanidade, do nosso espírito, mas podemos caminhar para uma vida de ressurreição, desde já.  Jesus veio ao mundo a fim de dar dignidade à nossa condição humana e provou isto sendo um homem perfeito e sem pecados. Partindo da nossa natureza humana que é pó, nós também poderemos crescer e atingir a estatura de homem e de mulher submissos a Jesus Cristo, imitando-o e vivendo uma vida digna. Quando imitamos a Jesus Cristo nós nos assemelhamos a Ele e, mesmo que sejamos pessoas pecadoras, quando vivemos conformes à Sua Palavra, nós seremos capazes de superar as nossas fraquezas.     – Você é um homem ou uma mulher, terrestre ou celeste? – A sua alma está mais ligada às coisas da terra ou do céu? – Quem é o seu referencial: Adão ou Jesus Cristo?

Salmo - 55 (56),10. 11-12. 13-14 (R. Cf. 14c)

 

R. Na presença do Senhor, andarei na luz da vida.

10Meus inimigos haverão de recuar
em qualquer dia em que eu vos invocar;*
tenho certeza: o Senhor está comigo!R.

11Confio em Deus e louvarei sua promessa;
12é no Senhor que eu confio e nada temo: *
que poderia contra mim um ser mortal?R.

13Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, *
e vos oferto um sacrifício de louvor,
14porque da morte arrancastes minha vida *
e não deixastes os meus pés escorregarem,
para que eu ande na presença do senhor, *
na presença do Senhor na luz da vida.R.

 

Reflexão - Aqui mesmo na terra nós andamos na presença do Senhor. Não precisamos esperar pelo momento da nossa morte. Ao contrário, como diz o salmo devemos cumprir os votos que fazemos a Deus aqui na terra ofertando sacrifício de louvor. Deus arranca da morte eterna aqueles que caminham na sua presença, na sua luz.

 

Evangelho – Lc 8, 4-15

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 8,4-15


Naquele tempo: 4Reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola:
5'O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. 6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram.
8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.'
Dizendo isso, Jesus exclamou: 'Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.' 9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. 10Jesus respondeu: 'A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas,
para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam.
11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. 13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam;
mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa
são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso,
conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.Palavra da Salvação.

 

Reflexão – ouvir com um coração bom e generoso

Neste Evangelho Jesus nos explica como acontece com a Palavra de Deus que como uma semente foi plantada em nós nas diversas situações da nossa vida. Em todas as conjunturas abordadas por Jesus as pessoas ouviam a Palavra, no entanto, só deram fruto de perseverança aqueles que OUVIRAM com um coração bom e generoso.  Assim pois, percebemos que o terreno bom e generoso é aquele coração que se deixa tocar pelo Espírito Santo e dá liberdade para que Ele se manifeste vivamente.  A semente é sempre uma só, a Palavra de Deus, porém não nos basta o estar presente e escutá-La com os nossos ouvidos. O mais importante é ter um coração largo, que não questiona e que acolhe a mensagem de Deus deixando-se conduzir pelo Seu Espírito. A situação do terreno, isto é, do coração, faz toda a diferença no plantio, mas se não houver cultivo, a semente morre. O coração que não tem profundidade é superficial e não consegue alcançar a Palavra de Deus. O coração preocupado com os afazeres da vida, também é solo impróprio para alcançar os mistérios de Deus. Um coração preso a si mesmo e aos sofrimentos e dificuldades é chão inútil para que germine alguma coisa frutífera. Deus conhece todos os corações, e sabe o que é providencial para cada um de nós. Ele nos instrui e orienta por meio da Sua Palavra que sonda e perscruta o nosso íntimo e ilumina a nossa inteligência. Quando abrimos os ouvidos espirituais o nosso entendimento também se alarga e nós podemos, com toda a certeza, dar frutos que possam alimentar o mundo.  

 – Como é o terreno do seu coração? – Você duvida da Palavra de Deus?

– Você costuma discordar quando alguma mensagem vem de encontro aos seus interesses?  

- Como você tem acolhido a palavra de Deus. Como uma história ou como ensinamento para a vida? -Você também semeia?

- E quando o terreno não é bom, dá trabalho o que você faz, desiste ou insiste?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missiionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: