sexta-feira, 2 de setembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

2 DE SETEMBRO DE 2022

 

6ª. FEIRA DA XXII SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

 

Cor verde

1ª. Leitura – I Cor 4, 1-5

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 4,1-5

Irmãos: 1Que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus.  2A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis.  3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo.  4É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo.  5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que tiver merecido. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – perseverança na missão

Enquanto caminhamos aqui na terra como seguidores de Cristo, somos convocados (as) ao serviço do reino dos céus como administradores dos mistérios de Deus.    A fidelidade é a nossa carteira de identidade de servidores do reino de Deus aqui na terra. Por isso, é importante que perseveremos na nossa missão de seguidores de Cristo sem fazer deduções precipitadas sobre o nosso julgamento. Precisamos manter a nossa consciência tranquila fazendo a parte que nos cabe, como nos ensina São Paulo. Só Deus tem capacidade para nos julgar porque conhece o que está escondido nos nossos corações e sabe das nossas intenções. É Ele quem iluminará o que estiver escondido nas trevas dos nossos corações, manifestando os projetos que nos concedeu. Cada um de nós receberá de Deus o louvor que tiver merecido. Enquanto aqui estamos nos é dada a oportunidade de crescer e colocar em prática aquilo que o Senhor nos faz desejar. A nossa única preocupação, portanto, deverá ser a busca da vontade de Deus para as nossas realizações. A fidelidade, a perseverança e a confiança nos juízos do Senhor são as colunas que nos manterão firmes como servidores de Cristo e administradores do reino dos céus aqui na terra. – Você já aceitou o chamado para servir a Jesus administrando os mistérios de Deus? – Como está a sua consciência em relação às suas ações? – Você guarda algum sentimento de culpa? – Você se mantém fiel e confiante como servidor (a) de Cristo?

 

Salmo - 36,3-4. 5-6. 27-28. 39-40 (R. 39a)

 

R. A salvação de quem é justo vem de Deus.

3Confia no Senhor e faze o bem, *
e sobre a terra habitarás em segurança.
4Coloca no Senhor tua alegria, *
e ele dará o que pedir teu coração.R.

5Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino;*
confia nele, e com certeza ele agirá.
6Fará brilhar tua inocência como a luz, *
e o teu direito, como o sol do meio-dia.R.

27Afasta-te do mal e faze o bem, *
e terás tua morada para sempre.
28Porque o Senhor Deus ama a justiça, *
e jamais ele abandona os seus amigos.R.

39A salvação dos piedosos vem de Deus;*
ele os protege nos momentos de aflição.
40O Senhor lhes dá ajuda e os liberta,
defende-os e protege-os contra os ímpios, *
e os guarda porque nele confiaram.R.

 

Reflexão - O salmista nos garante que a salvação dos piedosos vem de Deus e nos aconselha a confiar no Senhor colocando Nele a nossa alegria, porque assim, Ele dará o que pedir nosso coração. Piedoso (a) é aquele (a) que confia no Senhor, faz o bem e deixa seu destino entregue nas mãos de Deus. O Senhor nunca abandona os seus amigos e é amigo de Deus quem se afasta do mal e faz o bem, por isso terá a sua morada para sempre. Portanto, a confiança que tivermos no Senhor se constituirá em justiça em nosso favor.

 

Evangelho – Lc 5, 33-39

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 5,33-39

Naquele tempo: 33Os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: 'Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem.'  34Jesus, porém, lhes disse: 'Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles?  35Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão.'  36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: 'Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 
37Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 
39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor.'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – O que é novo não cabe na mentalidade antiga

O reino de Deus que Jesus Cristo veio instaurar requer de nós uma nova roupagem no pensar, no falar e no agir. Para isso, durante o tempo em que passou aqui na terra Jesus revolucionou os costumes e os critérios que vigoravam naquela época e escandalizou àqueles que viviam bitolados e presos às suas próprias ideias.  O Evangelho é a Boa Nova que deve ser vivida por inteiro e não apenas em parte, por isso, todas as nossas boas ações só terão validade diante de Deus se houver assentimento completo de todo o nosso ser. Com efeito, nessa passagem Jesus nos ensina que não nos adianta tapar buracos nem colocar emendas no nosso modo de pensar e de agir usando apenas alguns preceitos do Seu Evangelho. O homem completo é corpo e alma, por essa razão, as nossas ações precisam estar em consonância com o nosso ser total.   Diante de Deus todos os nossos atos terão o valor proporcional ao que o nosso coração lhes confere. O ato de fazer apenas por fazer não nos edificará nem nos ajudará na caminhada para Deus.  Jesus nos propõe o fazer de coração, uma sugestão coerente com a essência do nosso ser. O odre e a roupa significam a nossa mentalidade e a maneira como acolhemos as observâncias que Deus nos propõe por meio da sua Palavra e dos Seus mandamentos.  A maneira como encaramos os fatos da nossa vida e a mentalidade com a qual acolhemos as propostas de Deus nos dão a garantia para que as nossas ações diante do Senhor tenham validade.   O que é novo não cabe na mentalidade antiga. Precisamos de um espírito aberto, para acolher as novidades do Evangelho e viver segundo os mandamentos de Deus. Do contrário, não daremos frutos. Portanto, o jejum e o sacrifício que fizermos não têm nenhum valor absoluto. O que realmente tem valor são o motivo e a finalidade pelo qual nos sacrificamos. Quando o noivo está perto, nós estamos alegres e precisamos extravasar a nossa felicidade, po

- Você é uma pessoa apegada ao seu modo de pensar?

 - Você é capaz de mudar de opinião diante das novidades do Evangelho?

 -  Com que espírito você jejua ou faz sacrifício?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária um Novo Caminho


Nenhum comentário: