sexta-feira, 9 de setembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

9 DE SETEMBRO DE 2022

6ª. FEIRA DA XXIII SEMANA

DO TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – I Cor 9,16-19.22b-27

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 9,16-19.22b-27
Irmãos, 16pregar o evangelho não é para mim motivo de glória.
É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o evangelho! 17 Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18 Em que consiste então o meu salário? Em pregar o evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos,
eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22b Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23 Por causa do evangelho eu faço tudo, para ter parte nele. 24 Acaso não sabeis que os que correm no estádio correm todos juntos, mas um só ganha o prêmio? Correi de tal maneira que conquisteis o prêmio. 25 Todo atleta se sujeita a uma disciplina rigorosa em relação a tudo, e eles procedem assim,
para receberem uma coroa corruptível. Quanto a nós, a coroa que buscamos é incorruptível! 26 Por isso, eu corro, mas não à toa.
Eu luto, mas não como quem dá murros no ar. 27 Trato duramente o meu corpo e o subjugo, para não acontecer que, depois de ter proclamado a boa-nova aos outros, eu mesmo seja reprovado.
Palavra do Senhor.

Reflexão – evangelizar é um imperativo da nossa alma

A necessidade de pregar o Evangelho está intrínseca em cada um de nós que fomos imersos (as) no sangue de Cristo pelo Batismo. Portanto, evangelizar é um imperativo da nossa alma, é uma condição para que sejamos plenos da graça de Deus. Sendo, portanto, uma coisa inerente ao nosso ser, nós temos que, naturalmente e graciosamente, nos colocar à disposição de Deus. A recompensa nos é dada de acordo com a nossa atuação.  No entanto, como diz São Paulo, precisamos viver como pregamos e não podemos ficar somente nas palavras bonitas e nos conselhos edificantes. Somos chamados (as) até mesmo a ter que maltratar a nossa humanidade que dá preferência às coisas fáceis e prazerosas. Por isso, para salvar àqueles (as) que o Senhor nos confia precisamos nos inserir nas mais diversas situações.  Ganharemos o prêmio na medida em que corrermos conforme a instruções do técnico. O prêmio é uma coroa incorruptível, isto é, uma realização pessoal que consiste na nossa salvação e santificação. Não corremos nem lutamos à toa. Temos um objetivo, um norte, um ideal e, para alcançá-lo, é preciso até que tratemos duramente o nosso corpo. Como você tem evangelizado? – Qual é o seu objetivo quando prega aos outros a Palavra de Deus? – Você tem tentado contrariar a sua humanidade para vivenciar os valores evangélicos? – O que para você é mais difícil?

 

Sl 83(84),3.4.5-6.12 (R. 2)

R. Quão amável, ó Senhor, é vossa casa!

3Minha alma desfalece de saudades *
e anseia pelos átrios do Senhor!
Meu coração e minha carne rejubilam *
e exultam de alegria no Deus vivo! R.

 

4Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa, †
e a andorinha ali prepara o seu ninho, *
para nele seus filhotes colocar:
vossos altares, ó Senhor Deus do universo! *
vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! R.

 

5Felizes os que habitam vossa casa; *
para sempre haverão de vos louvar!

6Felizes os que em vós têm sua força, *
e se decidem a partir quais peregrinos! R.

 

12O Senhor Deus é como um sol, é um escudo, *
e largamente distribui a graça e a glória

O Senhor nunca recusa bem algum *
àqueles que caminham na justiça. R.

 

Reflexão - A nossa alma é semelhante a uma ave que voa em busca de um refúgio e de um lugar para pousar. O salmista nos ajuda a encontrar o nosso ninho na casa do Senhor e nos conscientiza que é aí que nós encontramos a alegria e o sossego para o nosso ser. O Senhor nunca nos recusa um lugar na Sua casa e todos nós podemos ser acolhidos no seu regaço e desfrutar das Suas bênçãos que são como o sol que nos aquece e o escudo que nos protege. Felizes seremos se, desde já, desejamos os altares do Senhor!

 

Evangelho - Lc 6, 39-42

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,39-42

Naquele tempo, 39Jesus contou uma parábola aos discípulos:
"Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? 40Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. 41 Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? 42 Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem
para tirar o cisco do olho do teu irmão". Palavra da Salvação.

Reflexão – a responsabilidade de ser guia

A nenhum de nós cabe o papel de mestre e de senhor da situação, apenas ditando preceitos e normas para que os outros cumpram. É nosso dever, em primeiro lugar, examinar como estamos vivendo e qual o testemunho que estamos oferecendo ao mundo para que as outras pessoas sejam guiadas por nós. Para edificar o reino de Deus aqui na terra, em qualquer situação, precisamos nos conhecer e reconhecer as nossas potencialidades assim como também as nossas fraquezas e limitações. Para que possamos desempenhar eficazmente a nossa missão de evangelizadores, não nos basta conhecer a Palavra e sabê-la de cor, mas ter profundo autoconhecimento.  Se estamos cegos (as) e não reconhecemos as nossas próprias falhas; se não buscamos emendar o que está torto em nós, nunca poderemos aconselhar, exortar ou admoestar alguém que também é passível de erro. Jesus nos chama a manter relacionamentos saudáveis a fim de atrair um povo santo para Ele, mas a trave nos nossos olhos nos impede de enxergar as nossas fraquezas e limitações nos levando a exigir dos outros aquilo que nem nós conseguimos. Por esta razão, tudo quanto desejarmos das pessoas com quem nos envolvemos deverá ser regra de vida para nós. Portanto, somos convidados (as) a nos ajudar mutuamente na caminhada que fazemos em busca da perfeição. Precisamos pedir ao Espírito Santo que purifique os nossos pensamentos, sentimentos e as nossas atitudes e tire a nossa cegueira. Do contrário, poderemos cair no barranco e levar muita gente conosco. Porque não fazemos isso, é que muitos se decepcionam conosco e têm a sua fé enfraquecida e se afastam do convívio da comunidade culpando a Deus pelas nossas incoerências. 

Você é responsável na condução de alguém?

 – Como pessoa comprometida você tem conseguido ser um exemplo a ser seguido?

 – Ou você é daqueles que dizem “façam o que digo e não faça o que eu faço”? 

– Medite sobre isto!


Helen Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: