quarta-feira, 21 de setembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

21 DE SETEMBRO DE 2022

 

4ª. FEIRA – SÃO MATEUS 

 

EVANGELISTA, APÓSTOLO

Cor Vermelho

 

1ª. Leitura – Ef 4, 1-7.11-13

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-7.11-13

Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.
3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos,
age por meio de todos e permanece em todos. 7Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lha deu. 11E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas,
outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. 12Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, 13até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Sob o poder Espírito Santo somos como uma orquestra regida com perfeição pelo Maestro

Todos nós que desejamos seguir Jesus Cristo, temos de possuir como características principais da nossa vocação, as virtudes da humildade, mansidão, paciência e amor, com o intuito de formar a unidade no vínculo da paz. A paz que reina no nosso coração é o sinal que o Espírito Santo nos concede para revelar se, entre nós, está havendo unidade. Fomos consagrados (as) a um Só Senhor e recebemos um só Batismo, por isso, somos chamados (as) por um só Deus e Pai a uma só esperança. Vivemos na mesma fé, fazemos parte do mesmo Corpo. Neste Corpo, nós somos muitos membros e em nós, a graça de Deus age de acordo com a capacidade que Cristo, a Cabeça do Corpo, nos dá. O Espírito Santo é quem age e faz!  Cada um de nós recebeu a graça na medida certa, por isso, Cristo instituiu a uns, apóstolos, a outros, profetas, evangelistas, pastores e mestres, de acordo com o desígnio de santidade que o Pai nos chamou. Todos nós temos ministérios diferentes, porém, um só Espírito é quem nos torna capazes de cumprir bem a nossa missão, nos levando a agir com toda a humildade, mansidão, suportando-nos uns aos outros com paciência e no amor. Pelo poder Espírito Santo nós somos como uma orquestra regida com perfeição por um Maestro que conhece todos os acordes do nosso coração e, por isso, nós, unidos, executamos para o mundo ouvir, a Sinfonia da Paz que vem do Amor de Deus. – Você tem plena consciência de que é um tijolo na construção de um reino de paz? – Você tem feito o seu papel dentro da sua família e na comunidade? – O que você entende por “suportai-vos uns aos outros”? – Você tem contribuído para que haja unidade no Corpo de Cristo, a Igreja?

 

Salmo - 18(19A),2-3.4-5 (R. 5a)

 

R. Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

2Os céus proclamam a glória do Senhor, *
e o firmamento, a obra de suas mãos;
3o dia ao dia transmite esta mensagem, *
a noite à noite publica esta notícia.R.

4Não são discursos nem frases ou palavras, *
nem são vozes que possam ser ouvidas;
5seu som ressoa e se espalha em toda a terra, *
chega aos confins do universo a sua voz.R.

 

Reflexão - Os céus proclamam a glória do Senhor! Se olharmos para o alto e contemplarmos a obra das mãos do Senhor, nós contemplaremos a glória de Deus que nos comunica a unidade da paz. Deus criou o mundo e tudo o que nele há para todos nós, para que vivamos desde já a eternidade que é o amor vivendo sempre em nós e através de nós. A voz de Deus ressoa através da Sua criação e nos conclama a usufruirmos de tudo o que para nós é providenciado, vivenciando a partilha, a solidariedade, nunca, porém, sozinhos (a) porque assim não somos nada.

 

Evangelho – Mt 9, 9-13

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13


Naquele tempo: 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!'
Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: 'Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?'
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: 'Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: `Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Jesus precisa de nós para entrar na nossa casa

Depois que decidiu seguir Jesus, a primeira ação de Mateus foi levá-Lo para sua casa, para o convívio com aquelas pessoas que faziam parte do seu círculo de amizade. Mesmo sabendo que Mateus era um “pecador público”, Jesus não recusou o seu convite e foi à sua casa sentando-se à mesa, justamente com os cobradores de impostos e todos os que eram condenados pelos fariseus e mestres da lei. Da mesma forma, nós, que tivemos um encontro verdadeiro com Jesus e assumimos segui-Lo, precisamos fazer! O primeiro lugar onde devemos levá-Lo é para a nossa casa e, as pessoas a quem primeiramente precisamos apresentá-Lo, são as da nossa família, mesmo que sejam elas, as mais pecadoras. Jesus precisa de nós para entrar na nossa casa e sentar-se à mesa com o nosso povo doente, necessitado de médico. Ele mesmo diz que veio para os enfermos, para os que precisam de cura e libertação. Portanto, não podemos deixar a nossa família de fora entendendo que não há salvação para ela, já que assim fazendo, seremos como os fariseus que discriminavam os pecadores.  Somos também fariseus quando rejeitamos alguém e tentamos impedi-lo de aproximar-se de Jesus, de recebê-Lo em sua casa nos julgando melhores e mais virtuosos que ele. Jesus veio para todos nós que somos doentes pelo pecado, que erramos e caímos, às vezes, muito mais do que os pecadores públicos. Hoje, Ele também nos faz um convite para segui-Lo, mas deseja ser convidado por nós para entrar na nossa casa e levar a salvação, não importando como esteja a nossa família.  

– Você já atendeu ao convite de Jesus para segui-Lo? 

- Você já levou Jesus para sua casa e O apresentou a sua família? 

- O que você tem feito por eles? Apresente a Jesus aquele que é mais difícil.

– Como você tem julgado àqueles a quem você considera pecadores públicos? 

  – Você sente-se também julgado (a) por alguém quando erra? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: