domingo, 11 de setembro de 2022

REFLEXÕE SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

11 DE SETEMBRO DE 2022

DOMINGO DA XXIV SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

 

 

1ª Leitura - Ex 32,7-11.13-14

 

Leitura do Livro do Êxodo 32,7-11.13-14

Naqueles dias: 7O Senhor falou a Moisés: 'Vai, desce, pois corrompeu-se o teu povo, que tiraste da terra do Egito. 8Bem depressa desviaram-se do caminho que lhes prescrevi. Fizeram para si um bezerro de metal fundido, inclinaram-se em adoração diante dele e ofereceram-lhe sacrifícios, dizendo: `Estes são os teus deuses, Israel, que te fizeram sair do Egito!' ' 9E o Senhor disse ainda a Moisés: 'Vejo que este é um povo de cabeça dura.
10Deixa que minha cólera se inflame contra eles e que eu os extermine. Mas de ti farei uma grande nação'. 11Moisés, porém, suplicava ao Senhor seu Deus, dizendo: 'Por que, ó Senhor,
se inflama a tua cólera contra o teu povo, que fizeste sair do Egito
com grande poder e mão forte? 13Lembra-te de teus servos Abraão, Isaac e Israel, com os quais te comprometeste, por juramento, dizendo: 'Tornarei os vossos descendentes tão numerosos como as estrelas do céu; e toda esta terra de que vos falei, eu a darei aos vossos descendentes como herança para sempre' '. 14E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao seu povo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - O dom de Deus é gratuito

Dialogando com Deus no deserto para defender o povo que conduzia, Moisés nos dá exemplo de como deve ser o verdadeiro intercessor.  O verdadeiro intercessor é aquele que não desiste de pedir e suplicar ao Pai por alguém, mesmo que este não seja merecedor. Assim, ele prefigura Jesus Cristo o mediador da Nova Aliança de Deus com os homens. O povo de cabeça dura é o mesmo povo que hoje também caminha em busca de santidade, mas, por qualquer motivo se corrompe e se desvia do caminho.   Nesta leitura nós percebemos que o Senhor Deus fez um teste com Moisés, acenando com a salvação somente para ele, e, com o extermínio para o povo rebelde que ele conduzia no deserto. Porém, Moisés, fiel ao próprio Deus, sabendo que a salvação daquele povo era desejo do Senhor, permaneceu firme como intercessor e argumentou até que Ele desistiu do que ameaçava realizar contra o povo, como revela a própria palavra: “E o Senhor desistiu do mal que havia ameaçado fazer ao seu povo!”  Jesus Cristo é o perfeito Mediador e intercede por nós diante do Pai, mesmo que não tenhamos mérito nenhum, porque Ele é Aquele que o próprio Deus nos mandou para nos livrar do mal. Deus nunca desiste do pecador, e nunca tem o propósito de nos condenar, por mais pecadores que sejamos. Como intercessores também nós não podemos desistir das pessoas pelas quais nós suplicamos as graças de Deus. Às vezes, entendemos que é mais fácil interceder por alguém quando ele é uma pessoa de Deus, ou mais aberta às Suas mensagens. Temos dificuldades de interceder pelo povo de cabeça dura, porque achamos que o Senhor nos irá atender olhando para o nosso merecimento ou para o merecimento do outro. O dom de Deus é gratuito, portanto, continuemos intercedendo por todos, mesmo aqueles a quem consideramos não ter mais jeito. - Você costuma interceder por alguém de cabeça dura? - Você já desistiu de interceder por alguém? - Você se acha uma pessoa merecedora de receber as graças de Deus? - Você sabia que Jesus Cristo é quem o (a) justifica perante o Pai? 

Salmo - Sl 50, 3-4.12-13.17.19 (R. Lc 15,18)

 

R.Vou agora, levantar-me, volto à casa do meu pai. 


3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!*
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4Lavai-me todo inteiro do pecado,*
e apagai completamente a minha culpa! R.

12Criai em mim um coração que seja puro,*
dai-me de novo um espírito decidido.
13ó Senhor, não me afasteis de vossa face,*
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R.

17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,*
e minha boca anunciará vosso louvor!
19Meu sacrifício é minha alma penitente,*
não desprezeis um coração arrependido! R.

Reflexão - O salmo 50 é conhecido como o salmo da misericórdia. Com ele nós podemos orar ao Senhor com o coração arrependido reconhecendo o nosso ser pecador. Que o Senhor crie em nós um coração que seja puro, visto que por mais que tentemos o nosso pecado mora sempre do nosso lado. O coração arrependido é acolhido pelo Senhor com misericórdia. E o Espírito Santo habita no interior de quem se reconhece pecador e aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador! 

2ª Leitura - 1Tm 1,12-17

 

Leitura da Carta de São Paulo a Timóteo 1,12-17

Caríssimo: 12Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, 13a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé. 14Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. 15Segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles!
16Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele
para alcançar a vida eterna. 17Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! Palavra do Senhor.

 

Reflexão - A Misericórdia de Deus não leva em conta o tempo da ignorância

Escrevendo a Timóteo São Paulo dá graças a Deus pela Sua Misericórdia em tê-lo designado para o serviço do reino, mesmo tendo sido ele ferrenho opositor do cristianismo. Pela graça de Deus São Paulo deixou de ser perseguidor de Cristo para ser modelo dos que creem em Jesus e, por isso alcançam a vida eterna. É pela fé e pelo amor que a graça do Senhor transborda em nós, mesmo que tenhamos sido os maiores traidores. Assim sendo, o Senhor também nos designa para o seu serviço, não importando os nossos pecados, nem as nossas fraquezas, mas sim, pela fé que nos tira da ignorância e nos anima a caminhar. A Palavra de Deus esclarece e abre os nossos olhos, nos purificando o coração e nos tornando aptos a também, como São Paulo, pregar a boa nova de Jesus Cristo aqui na terra. Não podemos mais nos esconder por detrás dos nossos pecados e fraquezas argumentando que não somos dignos de proclamar o Evangelho de Jesus Cristo. Somos sim, pecadores, infiéis e traidores, mas a misericórdia de Deus nos faz favoráveis para, pelo poder do Espírito Santo consagrar a nossa vida em favor do reino dos céus, aqui na terra. A Misericórdia de Deus não leva em conta o tempo da ignorância, e a Sua Palavra nos orienta a fim de que sejamos modelo para todos os que precisam crer e alcançar a vida eterna. -  Qual a desculpa que você tem dado para não servir ao reino de Deus aqui na terra? - Será que você está esperando ser perfeito (a) para servir ao Senhor?- Você tem acolhido a misericórdia de Deus?- Você acha que o Senhor tem confiança em você?
 

 

Evangelho - Lc 15,1-32

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 15,1-32

Naquele tempo:1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: `Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.' 11 "Disse também: “Um homem tinha dois filhos. 12.O mais moço disse a seu pai: Meu pai, dá-me a parte da herança que me toca. O pai então repartiu entre eles os haveres. 13.Poucos dias depois, ajuntando tudo o que lhe pertencia, partiu o filho mais moço para um país muito distante, e lá dissipou a sua fortuna, vivendo dissolutamente. 14.Depois de ter esbanjado tudo, sobreveio àquela região uma grande fome e ele começou a passar penúria. 15.Foi pôr-se a serviço de um dos habitantes daquela região, que o mandou para os seus campos guardar os porcos. 16.Desejava ele fartar-se das vagens que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. 17.Entrou então em si e refletiu: Quantos empregados há na casa de meu pai que têm pão em abundância... e eu, aqui, estou a morrer de fome! 18.Vou me levantar e irei a meu pai, e lhe direi: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; 19.já não sou digno de ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados. 20.Levantou-se, pois, e foi ter com seu pai. Estava ainda longe, quando seu pai o viu e, movido de compaixão, correu-lhe ao encontro, o abraçou e o beijou. 21.O filho lhe disse, então: Meu pai, pequei contra o céu e contra ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22.Mas o pai falou aos servos: Trazei-me depressa a melhor veste e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e calçado nos pés. 23.Trazei também um novilho gordo e matai-o; comamos e façamos uma festa. 24.Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado. E começaram a festa. 25.O filho mais velho estava no campo. Ao voltar e aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças. 26.Chamou um servo e perguntou-lhe o que havia. 27.Ele lhe explicou: Voltou teu irmão. E teu pai mandou matar um novilho gordo, porque o reencontrou são e salvo. 28.Encolerizou-se ele e não queria entrar, mas seu pai saiu e insistiu com ele. 29.Ele, então, respondeu ao pai: Há tantos anos que te sirvo, sem jamais transgredir ordem alguma tua, e nunca me deste um cabrito para festejar com os meus amigos. 30.E agora, que voltou este teu filho, que gastou os teus bens com as meretrizes, logo lhe mandaste matar um novilho gordo! 31.Explicou-lhe o pai: Filho, tu estás sempre comigo, e tudo o que é meu é teu. 32.Convinha, porém, fazermos festa, pois este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado”." Palavra da Salvação

Reflexão - Misericórdia e Alegria!
Nos relatos de Jesus neste trecho do Evangelho percebemos que a Misericórdia de Deus está sempre acompanhada com a palavra ALEGRIA.  No céu há mais alegria por um pecador que se converte do que por aqueles que não precisam de conversão. A alegria é um sinal de quem tem o coração pacificado, purificado, arrependido. Jesus nos mostra que o Pai está sempre de braços abertos para acolher o nosso arrependimento e, espera por nós a cada instante da nossa vida, mesmo que seja no último minuto e quando nos encontra festeja com Alegria. Jesus nos acena com o perdão e a reconciliação e nos aponta o caminho de volta para a Casa do Pai, o arrependimento sincero. Nunca será tarde para nós, mesmo que muito tempo já tenha passado e que tenhamos acabado toda a nossa fortuna, isto é, a nossa intelectualidade, o nosso dinheiro, a saúde, os bens, etc...  Todos nós também recebemos a parte da nossa herança para bem vivermos aqui na terra. Gastar a herança aqui é direito que temos, no entanto, o modo como consumimos o nosso legado é o que faz toda a diferença. Quando nos afastamos de Deus e queremos ser donos da nossa vida, ter liberdade, viver sem restrições e fazer tudo conforme desejamos, estamos desperdiçando o que recebemos de Deus e sofremos as consequências, por isso, nos sentimos perdidos, afundados na lama, famintos e humilhados. O Senhor, porém, está atento e nos espera para também dizer: “Alegrai-vos comigo!  Por isso, ao invés de jogar pedras nos homens e mulheres pecadores nós também devemos nos alegrar, porque todo pecador que se converte é uma alma que se salva e eleva o mundo.

Quando você erra volta-se para Deus com o coração de filho (a) ou de empregado (a)?  

- E quando você não se arrepende, embora saiba que não fez certo, como você se sente?

 – Você acha que será bem recebido (a) nos tabernáculos eternos? 


Helena Sera,

Fundadora da Comunidade Missiionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: