sábado, 10 de setembro de 2022

PAPA: PEÇAMOS A MARIA PARA QUE PRESERVE O MUNDO DA GUERRA ATÔMICA


Em seu discurso aos participantes da sessão plenária da Pontifícia Academia das Ciências, o Papa recorda a invocação que São João Paulo II havia dirigido à Virgem para que o planeta não conhecesse o horror do conflito nuclear. A de hoje, afirmou, é uma terceira guerra mundial "total".

Amedeo Lomonaco - Cidade do Vaticano


"É necessário mobilizar todo o conhecimento baseado na ciência e na experiência para superar a miséria, a pobreza, as novas escravidões e para evitar as guerras. Ao rejeitar algumas pesquisas, inevitavelmente destinadas, em circunstâncias históricas concretas, para fins de morte, os cientistas de todo o mundo podem se unir em uma comum disponibilidade de desarmar a ciência e formar uma força pela paz”.

Foi o que sublinhou o Papa no encontro com os participantes da sessão plenária da Pontifícia Academia das Ciências centrada no tema "Ciência básica para o desenvolvimento humano, a paz e a saúde planetária". Francisco pede aos membros deste organismo, em particular, que promovam, neste momento da história, conhecimentos que tenham como objetivo a construção da paz.

Após as duas trágicas guerras mundiais, parecia que o mundo havia aprendido a caminhar progressivamente para o respeito aos direitos humanos, ao direito internacional e às diversas formas de cooperação. Mas, infelizmente, a história mostra sinais de regressão. Não somente se intensificam conflitos anacrônicos, mas ressurgem nacionalismos fechados, exasperados e agressivos (cf. Enc. Fratelli tutti, 11), e também novas guerras de dominação, que atingem civis, idosos, crianças e doentes, e causam destruição em toda parte.

Rezar a Maria pela paz

 

Novas sombras perturbadoras, que pareciam destinadas a se dissolver, envolvem o mundo hoje. O Pontífice, referindo-se a este cenário sombrio, indica a luz da oração:

Nenhum comentário: