segunda-feira, 22 de agosto de 2022

SANTO DO DIA - NOSSA SENHORA RAINHA

 

Nossa Senhora Rainha, mediadora da paz

Festa

Origens 

A festa de Santa Maria Rainha foi instituída por Pio XII, na carta encíclica Ad Caeli Reginam , no dia 11 de outubro do ano de 1954,  para ser celebrada no dia 31 de maio. Em virtude da reforma pós-conciliar, foi transmitida como memória para oito dias depois da Festa da Assunção de Nossa Senhora.

Contudo, desde os primeiros séculos da Igreja católica, elevou o povo cristão orações e cânticos de louvor e de devoção à Rainha do céu tanto nos momentos de alegria, como também quando se via ameaçado por graves perigos. 

A realeza de Maria 

Com razão o povo acreditou fielmente, já nos séculos passados, que a mulher, de quem nasceu o Filho do Altíssimo, recebeu mais que todas as outras criaturas singulares privilégios de graça. E considerando que há estreita relação entre uma mãe e o seu filho, sem dificuldade reconhece na Mãe de Deus a dignidade real sobre todas as coisas.

Tudo que se refere ao Messias traz a marca da divindade. Assim, todos os cristãos vêem em Maria a superabundante generosidade do amor divino, que a acumulou de todos os bens. A Igreja convida o povo a invocá-la não só com o nome de Mãe, mas também com aquele de Rainha, porque ela foi coroada com o duplo diadema, de virgindade e de maternidade divina.

Rainha, Maria e Mediadora da paz

A festa possui a finalidade de que todos reconheçam mais claramente e melhor honrem o clemente e materno império da Mãe de Deus. Para assim, contribuir para que se conserve, consolide e torne perene a paz dos povos. 

Como se tornou uma festa

No século XX começaram os movimentos para a proclamação de Nossa Senhora Rainha do Universo, a partir de três congressos marianos daquela época.  O grande impulsor foi Pio XI que, na conclusão do Ano Santo de 1925, proclamou a Festa de Cristo Rei.

Mais tarde, foi uma mulher, Maria Desideri, que nos anos 1930 em Roma, que deu início ao movimento Pro regalitatae Mariae para recolher petições de todo o mundo em favor da instituição da festa. E foi justamente este percurso que levou à decisão de Pio XII de instituir a festa litúrgica. 

Um mês depois, em 1954, Papa Pacelli pronunciou um importante discurso em honra de Maria Rainha antes de fazer uma comovente oração e à coroação da Venerada imagem de Maria “Salus Populi Romani”

Certamente Pio XII recordava da ajuda que recebera de Nossa Senhora quando – invocada durante a Segunda Guerra Mundial – evitou que Roma fosse alvo de uma batalha final entre alemães e aliados. 

Não foi por acaso que Pio XII proclamou 1953 Ano Mariano. Inaugurou a tradição da homenagem a Maria por parte dos Papas no dia 8 de dezembro, e que permanece até hoje com grande devoção.

Minha oração

“Ó querida Mãezinha, coloca-nos sob a tua proteção e auxílio, que debaixo do teu manto sejamos acolhidos, consolados e amparados. Tu és a nossa mãe e a ti nos entregamos mais uma vez durante este dia dedicado à tua honra. Reine sobre o mundo inteiro.  Amém!”

Nossa Senhora Rainha, rogai por nós!

Fonte: Canção ova Notícias



Nenhum comentário: