terça-feira, 16 de agosto de 2022

REFLXÕES SOBRE AS LEITURAS DW HOJE

 

16 DE AGOSTO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA XX SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

 

1ª. Leitura – Ez 28, 1-10

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 28,1-10

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2'Filho do homem, dize ao príncipe da cidade de Tiro: Assim fala o Senhor Deus: Porque o teu coração se tornou orgulhoso, tu disseste:
'Eu sou um deus e ocupo o trono divino no coração dos mares.
Tu, porém, és um homem e não um deus, mas pensaste ter a mente igual à de um deus. 3Sim, tu és mais sábio do que Daniel!
Segredo algum te é obscuro. 4Com talento e habilidade adquiriste uma fortuna, acumulaste ouro e prata em teus tesouros. 5Com grande tino comercial aumentaste tua fortuna, e com ela teu coração se tornou soberbo. 6Por isso, assim diz o Senhor Deus:
Por teres igualado tua mente à de um deus, 7vou trazer contra ti
os povos mais violentos dos estrangeiros. Eles puxarão suas espadas contra a tua bela sabedoria e profanarão o teu esplendor.
8Eles te farão baixar à cova, e morrerás de morte violenta no coração dos mares. 9Porventura, ousarás dizer: 'Sou um deus! na presença de teus algozes, tu que és um homem e não deus,
nas mãos dos que te apunhalam? 10Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão de estrangeiros, pois fui eu que falei
- oráculo do Senhor Deus'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – o homem é criatura de Deus

Nunca poderemos esquecer de que tudo o quanto possuímos e realizamos tem como fundamento a nossa condição de criaturas de Deus. Toda autoridade nos é dada por Deus!  Nós somos simples criaturas Suas, dotadas de inteligência e a nossa capacidade está sujeita exclusivamente ao Seu arbítrio. Mesmo que tenhamos talento e habilidade para adquirir fortuna, para progredir e acumular tesouros aqui na terra, seremos sempre um ser vulnerável. Por isso, por meio do profeta Ezequiel, o Senhor, repreende o homem de coração arrogante e soberbo que se arvora de ser como um “deus”, por força das suas façanhas. O homem que assim pensa tem um coração cheio de empáfia, e uma alma fechada que não teme a Deus e avalia que é dono da sua própria existência. A esses, o Senhor diz: “Morrerás da morte dos incircuncisos, pela mão de estrangeiros”, significando o efeito desastroso da sua rebeldia, que às vezes, sobrevém até pelas mãos de pessoas desconhecidas. Colocando-nos no contexto da profecia de Ezequiel, podemos refletir se somos também rebeldes e queremos sobressair no mundo em que vivemos!  Se também somos aquelas pessoas que, sentindo-se “senhoras” absolutas de tudo e de todos nem paramos para pensar que um dia haveremos de prestar contas com Deus, dos talentos e dons que recebemos para colaborar com o reino dos céus aqui na terra, e agimos como se fossemos o “criador de todas as coisas”. Precisamos nos manter vigilantes para não nos deixar ofuscar pelo brilho dos nossos empreendimentos e daquilo que conquistamos e auferimos durante o tempo em que estivermos no “topo” e exerçamos algum comando. Deus nos dá, mas também tira, quando não estivermos correspondendo aos Seus desígnios. Portanto, em qualquer circunstância da nossa vida, é impreterível que nos ponhamos sob a Sua guarda e a Seu serviço, deixando que Ele mesmo nos ponha no lugar que nos destinou. – Como você se sente quando realiza uma obra que tem grande valor aqui na terra? – De quem são os bens que você costuma amealhar? – Você se considera uma pessoa que tem muitos talentos? – De quem você os recebeu? – Como você trata as pessoas que não mostram nenhuma expressão?

 

Salmo - Dt 32,26-27ab. 27cd-28. 30. 35cd-36ab (R. 39c)

 

R. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

26Pensei: 'Vou espalhá-los pela terra,
farei cessar sua memória inteiramente'.
27aMas receava a reação dos inimigos,
27ba má interpretação dos adversários.R.

27cEles diriam: Nossa mão prevaleceu,
27dnão foi o Senhor Deus que isto fez.
28Porque meu povo é gente sem juízo,
é gente que não tem discernimento.R.

30Como pode um homem só perseguir mil,
como dois podem fazer fugir dez mil?
Não é porque sua Rocha os vendeu,
não é porque o Senhor os entregou?R.

35cJá vem o dia em que serão arruinados
35de o seu destino se apressa em chegar.
36aPorque o Senhor fará justiça ao seu povo
36be salvará todos aqueles que o servem.R.

 

Reflexão - O homem prudente reconhece que só o Senhor tem poder para dar e tirar a sua vida e nunca se enaltece e se autoproclama vencedor. Ele luta com toda a sua força humana, mas tem consciência de que é Deus quem entrega a ele os inimigos para que sejam vencidos. O Senhor faz justiça ao povo que o serve e que confia na sua proteção e no seu auxílio. Tenhamos sempre, esta verdade diante dos nossos olhos: O Senhor é o dono de tudo, nós somos apenas seus servidores.

 

Evangelho – Mt 19, 23-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,23-30

Naquele tempo: 23Jesus disse aos discípulos: 'Em verdade vos digo, dificilmente um rico entrará no Reino dos Céus.
24E digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha, do que um rico entrar no Reino de Deus.' 25Ouvindo isso,
os discípulos ficaram muito espantados, e perguntaram: 'Então, quem pode ser salvo?' 26Jesus olhou para eles e disse: 'Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível.' 27Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: 'Vê! Nós deixamos tudo e te seguimos. O que haveremos de receber?' 28Jesus respondeu:
'Em verdade vos digo, quando o mundo for renovado e o Filho do Homem se sentar no trono de sua glória, também vós, que me seguistes, havereis de sentar-vos em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos, campos, por causa do meu nome,
receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. 30Muitos que agora são os primeiros, serão os últimos. E muitos que agora são os últimos, serão os primeiros. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – A vida eterna precisa ser o nosso objetivo final

Rico não é somente quem possui muito dinheiro, muitos bens, mas também aquele (a) que é convencido de si mesmo, apegado ao que possui, autossuficiente, abarrotado de ideias, cheio de muita “espiritualidade” e põe nesse “tesouro” todo a sua atenção.  O rico a quem Jesus se refere no Evangelho é o homem que coloca a sua confiança e o ideal da sua vida nos seus bens, materiais ou intelectuais e até espirituais, mas não faz caso para ouvir a Deus, que o dotou de tudo o quanto possui.  As coisas que possuímos, os bens que adquirimos não devem se tornar obstáculos para que sigamos a Jesus e vivamos os ensinamentos evangélicos. Todas os nossos empreendimentos, nossas conquistas e obras são oportunidades que Deus nos oferece para dar um sentido de realização, aqui na terra, e para a conquista da nossa vida eterna, pois Ele é o doador dos nossos bens. Muitos de nós, mesmo não tendo dinheiro, temos um coração de rico, isto é, apegado ao pouco que possuímos, às nossas opiniões, à maneira de pensar, nossas convicções etc. No entanto, mesmo assim, o próprio Jesus nos afirma que para Deus tudo é possível! Com efeito, confiando na Sua graça, mesmo que sejamos muito ricos, ainda poderemos nos desapegar da nossa riqueza, dando a ela o seu devido lugar. Quando nos colocamos nas mãos do Senhor e a Ele oferecemos tudo quanto possuímos, a nossa vida adquire um significado de justiça e de felicidade. Para seguir Jesus precisamos apenas de um coração rendido e confiante, na certeza de que Ele tudo providenciará para a nossa caminhada. A nossa recompensa é certa, poderá tardar, mas não falhará. Mesmo, que hoje, nos sintamos em último lugar, podemos ter a certeza de que o Senhor virá e nos abrirá as portas do céu. O mundo será renovado pelo Amor e, enquanto aqui estivermos, Jesus nos chama para ser protagonista dessa renovação. A vida eterna, porém, precisa ser o nosso objetivo final, porque se estivermos lutando somente em busca das coisas temporais, seremos pessoas frustradas, vazias e sempre carentes.

 – Você é uma pessoa muito autossuficiente?

 – Você possui muitos bens?

 – As coisas que você possui o impedem de seguir a Jesus?

– Você tem a vida eterna como meta de chegada?

– Você desejaria viver o restante da sua vida do jeito que vive hoje? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

Nenhum comentário: