terça-feira, 30 de agosto de 2022

REFLEXÕES SOBRE ASA LEITURAS DE HOJE

 

30 DE AGOSTO DE 2022

 

3ª. FEIRA XXII SEMANA DO

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – I Cor 2,10b-16

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 2,10b-16

Irmãos: 10A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito.
Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus.
11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem
senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais. 14O homem psíquico - o que fica no nível de suas capacidades naturais - não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual - enriquecido com o dom do Espírito - julga tudo,
mas ele mesmo não é julgado por ninguém. 16Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – pelo Batismo o nosso espírito foi enriquecido pelo Espírito Santo de Deus.

Somente o Espírito de Deus pode nos revelar os mistérios de Deus, por isso, São Paulo afirma: “Ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus.” Tudo o que vem de Deus só pode ser julgado com a ajuda do Espírito de Deus. Da mesma forma, a nossa realidade interior só poderá ser avaliada segundo a capacidade do nosso próprio espírito que, pelo Batismo foi enriquecido pelo Espírito Santo de Deus. Assim sendo, podemos dizer que temos em nós o pensamento de Cristo! Não recebemos o espírito do mundo, porquanto as coisas do espírito não são compreendidas pelo nosso homem psíquico – aquele que fica no nível das nossas capacidades naturais - e o que vem do Espírito de Deus nos parece loucura. Deus nos deu o Seu Espírito Santo para que, além de ajuizar o que há no nosso espírito, também tenhamos conhecimento dos mistérios divinos usufruindo dos dons e da graça que Ele nos concedeu. Desses dons nós só podemos falar com palavras ensinadas pela sabedoria que vem do alto.  O que é do alto, isto é, o que é de Deus só pode ser discernido pelo Espírito Santo de Deus o qual esquadrinha tudo.  São Paulo nos esclarece que o homem que é presenteado com o dom do Espírito, julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Isto significa que, quando somos aconselhados (as) e guiados (as) pelo Espírito Santo e seguimos o pensamento de Cristo nós nos tornamos parecidos com Ele e estamos isentos (as) dos juízos de Deus Pai, pois, vivemos segundo a Sua vontade e estamos conformados  ao Seu modo de ser e não conforme o pensamento do mundo. Será que você também tem o pensamento de Cristo?  – Você tem crescido no conhecimento de Deus por revelação do Espírito Santo? – Você já percebeu que muitas coisas as quais não compreendia antes, hoje já são mais claras para si?  - A que você atribui isto?

 

Salmo - 144,8-9. 10-11. 12-13ab. 13cd-14 (R. 17a)

 

R. É justo o Senhor em seus caminhos.

8Misericórdia e piedade é o Senhor, *
ele é amor, é paciência, é compaixão.
9O Senhor é muito bom para com todos, *
sua ternura abraça toda criatura.R.

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, *
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino *
e saibam proclamar vosso poder!R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens *
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
13aO vosso reino é um reino para sempre, *
13bvosso poder, de geração em geração.R.

13cO Senhor é amor fiel em sua palavra, *
13dé santidade em toda obra que ele faz.
14Ele sustenta todo aquele que vacila *
e levanta todo aquele que tombou.R.

 

Reflexão - Neste salmo nós tomamos conhecimento dos atributos de Deus e das razões pelas quais Ele é digno do nosso louvor e adoração.  O que o salmo diz de Deus? Ele é misericórdia, piedade, amor, paciência, compaixão.  Ele é bom para com todos e cheio de ternura com todas as criaturas. O Senhor é amor fiel, santo e justo. Assim sendo, nós temos mil e uma razões para glorificá-Lo e espalhar os Seus prodígios entre os homens. Aproveitemos, pois, para fazer isto todos os dias da nossa vida.

 

Evangelho – Lc 4, 31-37

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,31-37

Naquele tempo: 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia,
e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34'O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!' 35Jesus o ameaçou, dizendo: 'Cala-te, e sai dele!'
Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: 'Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem.' 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Jesus tinha plena consciência da sua missão e agia com firmeza e poder  

As pessoas ficavam admiradas com o ensinamento de Jesus e reconheciam a Sua autoridade porque o que Ele falava vinha da Sua convicção por viver em conformidade com o que proclamava. Jesus não tinha dúvidas da Sua missão salvífica e da Sua identidade de Filho de Deus. Conduzido pelo Espírito Santo, Ele mantinha uma intimidade perene com o Pai e recebia Dele todas as instruções para que pudesse realizar a Sua obra aqui na terra. Assim sendo, os Seus ensinamentos eram convincentes e as Suas ações concretas. Ele sabia o que estava ensinando e tinha certeza daquilo sobre o qual estava falando porque vivenciava o que pregava.  A Sua vida era o próprio Evangelho!   Ele não agia como nós, que às vezes, fazemos as coisas sem convicção, com medo, inibidos e terminamos por dar contratestemunho dos ensinamentos evangélicos.   Dessa forma, Ele demonstrava ter plena consciência da sua missão e agia com firmeza e poder. A partir Dele as coisas aconteciam conforme Ele pregava. Ele não vacilava e, por conseguinte, até os demônios O reconheciam e O obedeciam. Os espíritos maus eram submissos à Sua autoridade, mais até que os fariseus e doutores da lei. Jesus deixou para nós a incumbência de também mandar calar os espíritos impuros e libertar os cativos. Entretanto, para que isso seja possível, nós também necessitamos entrar em sintonia com o Pai, em oração, e pedir que o Espírito Santo se manifeste por meio de nós e das nossas palavras e ações. Assim também poderemos fazer o que Jesus fez e muito mais ainda, como Ele próprio nos afirma em outra passagem.  Portanto, o poder do Espírito, a Fé em Jesus e a coerência da nossa vida nos farão ter autoridade na pregação e na ação.

– Você acredita que o poder de Deus lhe fará remover montanhas e expulsar os males?

 – Você assume toda a Palavra que pronuncia em nome de Deus? 

- Como você tem transmitido o Evangelho às pessoas, falando ou vivendo?

- Você tem autoridade sobre os “espíritos maus”?

 - O que falta para que isto aconteça?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: