terça-feira, 9 de agosto de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURS DE HOJE

9 DE AGOSTO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA XIX SEMANA

 

 DO TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

1ª Leitura – Ez 2, 8-3,4

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 2,8-3,4

Assim fala o Senhor: 8'Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar'. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1Ele me disse: 'Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel'. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois disse-me: 'Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou'. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: 'Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - a palavra de Deus transforma a nossa vida

Deus nos oferece a Sua Palavra como um alimento que precisa ser ingerido, mastigado e experimentado. Na visão, o profeta Ezequiel, recebe das mãos de Deus, “um livro enrolado”, não era somente um papel dobrado, e, a partir do momento em que “abriu a boca e comeu o rolo,” ele sentiu o seu gosto de mel. Quando pegamos a Palavra de Deus apenas com as nas nossas mãos e não a adotamos na nossa vida, nós não percebemos o Seu gosto nem tampouco sentimos o Seu efeito. Por isso, precisamos também, comer a Palavra de Deus, isto é, encarná-la e assumi-la concretamente na vida diária. Não podemos somente dar uma olhadinha rápida superficial dispensando a ela um pouco do nosso tempo para uma leitura dinâmica e apreciativa, mas será imperativo refleti-la para que seja o alimento da nossa alma e, então, vivenciá-la!  Assim sendo, há de se perceber que a Palavra só saciará as nossas entranhas quando for vivida e proclamada. Ter as entranhas saciadas é sentir-se abastecido (a) de felicidade e paz interior.  O Senhor nos diz: “Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. Quando temos conhecimento da Palavra de Deus e a experimentamos na nossa vida não conseguimos ficar calados (as). A Palavra de Deus é o próprio Jesus! É Ele que por meio do Espírito Santo nos motiva a sair de nós mesmos (as), das nossas concepções e ideias humanas para ter como regra de vida os mandamentos da Lei de Deus e dar testemunho deles.  Aparentemente, para nós é difícil vivenciar os ensinamentos de Deus, porém, quando os assimilamos e os assumimos como preceitos divinos para a nossa felicidade, percebemos que a nossa história passa a ter um outro sentido e uma nova razão de ser. A partir daí, assim como Ezequiel, somos chamados a ir adiante para dar a todos o testemunho da nossa transformação por causa da Palavra.  O que você tem feito com a Palavra de Deus? – Você tem apenas a lido e achado interessante ou a tem assumido concretamente na sua vida? – Qual é o sabor que ela tem para você?  - Você a tem proclamado com a sua boca na mesma medida em que a tem saboreado?

 

Salmo 118,14. 24. 72. 103. 111. 131 (R.103a)

 

R. Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!

14Seguindo vossa lei me rejubilo *
muito mais do que em todas as riquezas.R.
24Minha alegria é a vossa Aliança, *
meus conselheiros são os vossos mandamentos.R.

72A lei de vossa boca, para mim, *
vale mais do que milhões em ouro e prata.R.
103Como é doce ao paladar vossa palavra, *
muito mais doce do que o mel na minha boca!R.

111Vossa palavra é minha herança para sempre, *
porque ela é que me alegra o coração!R.

131Abro a boca e aspiro largamente, *
pois estou ávido de vossos mandamentos.R.

 

Reflexão - Este é o canto que sai dos lábios das pessoas que têm a palavra de Deus como regra de vida e a põem em prática. A alegria e a paz são atributos de quem segue os ensinamentos do Senhor e são fiéis à Sua Aliança. O salmista diz que a palavra de Deus é a sua herança, pois é ela que alegra o seu coração e é esta alegria a maior riqueza que o ser humano deseja para si. Vale mais do que milhões em ouro e prata!

 

Evangelho – Mt 18, 1-5.10.12-14

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18,1-5.10.12-14

Naquele tempo: 1Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?' 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças,
não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – da criança é o Reino!

Neste Evangelho Jesus nos conscientiza de que no reino dos céus não existe maior ou menor, todos somos os pequeninos a quem o Pai atrai e sustenta com o Seu Amor. Podemos, então, tirar a conclusão de que existe uma grande diferença dos reinos da terra, pois, quem é grande no céu é pequeno no mundo. A mentalidade evangélica é totalmente contrária ao modo de pensar do mundo. No mundo, o mais e o maior sempre prevalecem. No reino do céu o maior tem sentido de menor, isto é, quem quer ser grande no reino de Deus terá que ser pequeno que nem uma criancinha aqui na terra. Em diversas ocasiões Jesus usou a figura da criança para identificar as pessoas que têm acesso ao reino dos céus. Ser como as crianças, é ser simples e dócil para assumir encargos e, ao mesmo tempo, ser capaz de entregar-se, de abandonar-se para ser dependente de Deus. É ser também, verdadeiro (a), transparente e saber comunicar as emoções com naturalidade e sem fingimento. Diante disso não podemos pensar que ser criancinha é ser, tolo, infantil, imaturo (a) e turbulento (a), sem coerência. Existe, pois, uma grande diferença entre ser infantil e ser como a criança. A pessoa infantilizada recusa-se a assumir a plena responsabilidade pelas próprias ações e, sempre deseja receber o prêmio. Ser infantil exige pouco esforço, porém o ser como criança exige de nós muito mais coragem porque, embora sejamos homens e mulheres maduros (as), necessitamos nos abrir às emoções como elas o fazem. O homem que se converte, torna-se como criança aos olhos do Pai, pois, para Deus, somos como filhos pequenos e amados, dependentes do Seu amor. Quem não confia na proteção do Senhor por meio dos seus anjos não pode ser considerado pequenino, portanto, não entrará no reino dos céus.

 – Você já experimentou ser como uma criança?  

  -  Será que você está perdendo tempo querendo ser grande e deixando passar a graça de viver aqui o reino de Deus? 

 – Você se sente dependente de Deus, abandonado (a) em Suas mãos?

 -  Você é autossuficiente? 

- Em quem você Confia?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: