sexta-feira, 12 de agosto de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DO DIA

 

12 DE AGOSTO DE 2022

 

6ª. FEIRA DA XIX SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª. Leitura – Ez 16, 1-15.60.63

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 16,1-15.60.63

1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2'Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações. 3Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém: Por tua origem e nascimento és do país de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita.
4E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água, nem esfregada com salmoura nem envolvida em faixas. 5Ninguém teve dó de ti,
nem te prestou algum desses serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste, eles te deixaram exposta em campo aberto, porque desprezavam a tua vida. 6Então, eu passei junto de ti e vi que te debatias no próprio sangue. E enquanto estavas em teu sangue, eu te disse: 'Vive!' 7Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, e chegaste à puberdade. Teus seios se firmaram e os pelos cresceram; mas estavas inteiramente nua. 8Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor.
Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez. Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo - oráculo do Senhor - e tu foste minha. 9Banhei-te na água, limpei-te do sangue e ungi-te com perfume. 10Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de fino couro, cingi-te de linho e te cobri de seda. 11Eu te enfeitei de joias, coloquei braceletes em teus braços e um colar no pescoço. 12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa magnífica na cabeça. 13Estavas enfeitada de ouro e prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza. 14Tua fama se espalhou entre as nações por causa de tua beleza perfeita, devido ao esplendor com que te cobri - oráculo do Senhor. 15Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituiste graças à tua fama. E sem pudor te oferecias a qualquer passante. 60Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 63É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste, - oráculo do Senhor Deus.' Palavra do Senhor.

Reflexão – O Senhor quer restabelecer conosco uma aliança eterna

O profeta Ezequiel nos fala sobre a relação entre o Criador e a criatura, representados aqui, por Deus e Jerusalém. O Criador, que, tomando a Sua criatura, a resgata, tira do pecado e faz com ela uma aliança; dá a ela os tesouros escondidos, e a enfeita, cobrindo-a de joias, deixando-a bela e perfumada. A criatura, que depois de receber todo o amor que a torna bela, confiando na sua beleza, se prostitui, torna-se infiel e quebra a aliança com o seu Deus.  O profeta Ezequiel, então, recorda a aliança que Deus fez conosco por meio de Jesus Cristo, nos tirando da escravidão do pecado, nos dando vestes novas, purificando a nossa alma da penúria em que vivíamos.  Jesus Cristo nos salvou, porém, como a “mulher infiel” que se prostitui e por qualquer coisa se volta para os ídolos de barro que hoje existem e que amanhã se tornarão em pó, nós abandonamos o Amor verdadeiro. E, apesar da nossa infidelidade e ingratidão o Senhor quer restabelecer conosco uma aliança eterna e nos oferece o Seu perdão e a Sua misericórdia que são infinitas.  A Palavra de Deus está sempre nos chamando à conversão e a leitura nos fala de vestimentas de seda bordada, de enfeites de ouro e prata e alimentos como mel e óleo, significando a obra que se realiza na nossa alma quando nos rendemos aos Seus apelos. Precisamos, pois, nos situar no contexto da profecia de Ezequiel reconhecendo a nossa infidelidade e deslealdade, admitindo que o Senhor nos tenha dado tudo e que, em troca, nem os nossos próprios pensamentos estão entregues somente a Ele. Muitos ídolos ocupam a nossa mente e muitas ideias insensatas nos assolam. Peçamos, pois, que o Senhor nos livre do laço do caçador que são as nossas próprias sugestões e nos ensine a ser fiel como Ele o é, e amá-Lo como Ele nos ama. - Você consegue situar-se no contexto dessa leitura?    - Você reconhece que vivia na penúria e que o Senhor o (a) salvou? – Você reconhece também a sua infidelidade?

– Você aceita restabelecer com o Senhor uma aliança eterna?

 

Salmo Is 12,2-3. 4. 5-6 (R. 1c)

 

R. Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes.

2Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo;*
o Senhor é minha força, meu louvor e salvação.
3Com alegria bebereis no manancial da salvação.R.

4e direis naquele dia: 'Dai louvores ao Senhor,
invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas,*
entre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.R.

5Louvai cantando ao nosso Deus,+
que fez prodígios e portentos,*
publicai em toda a terra suas grandes maravilhas!
6Exultai cantando alegres, habitantes de Sião,*
porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!'R.

 

Reflexão - Apesar de sermos pecadores insensatos, é nosso dever dar graças ao Senhor pela Sua Salvação e pelo perdão que nos oferece. O Senhor faz prodígios e portentos na nossa vida e, enquanto aqui estamos, precisamos expressar a Ele a nossa gratidão. Um coração agradecido canta louvores a Deus porque Ele está sempre disposto a nos tirar da lama e, assim, podemos dizer como o salmista: “Eis o Deus, meu salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação!”

 

Evangelho – Mt 19, 3-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 19,3-12


Naquele tempo: 3Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus,
e perguntaram, para o tentar: 'É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?' 4Jesus respondeu: 'Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? 5E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.'
7Os fariseus perguntaram: 'Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?' 8Jesus respondeu:
'Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo:
quem despedir a sua mulher - a não ser em caso de união ilegítima - e se casar com outra, comete adultério.' 10Os discípulos disseram a Jesus: 'Se a situação do homem com a mulher é assim,
não vale a pena casar-se.' 11Jesus respondeu: 'Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido.
12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento,
porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.'
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – homem nenhum poderá desfazer a união que é confirmada por Deus

Neste Evangelho Jesus nos conscientiza da importância da Aliança que o homem e a mulher perpetuam diante de Deus no sacramento do matrimônio. O matrimônio se fundamenta na expressão do Amor que Deus tem por nós e é a repetição da Aliança entre Deus e o homem. Por isso, o Amor de Deus é o vínculo da perfeição do matrimônio. Só o Amor de Deus no coração do homem e da mulher poderá fazer concretizarem-se as palavras que Jesus enfatiza neste Evangelho: “O que Deus uniu o homem não separe!” O homem e a mulher tornam-se uma só carne, quando são unidos com o amor que vem do coração de Deus e, assim, ninguém poderá quebrar essa aliança, porque ela é eterna.  O amor que une os dois é o motivo pelo qual o Senhor os abençoa e é este amor quem os faz ser uma só carne. Sem amor não existe matrimônio, é falso, é união ilegítima. Só Deus e cada um dos cônjuges poderão mensurar a autenticidade da união entre seus corações e Deus só confirma a união, quando há sinceridade, lisura e boa-fé. Consequentemente, homem nenhum poderá desfazer a união que é confirmada por Deus.  Diante do argumento dos discípulos de que: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se,” Jesus nos dá o entendimento de que nem todos os homens e mulheres são chamados nem preparados para viver o matrimonio. Alguns não nasceram com o chamado para essa vocação, outros, pelas circunstâncias da vida também não estão aptos para vivenciar esse estado e há, também, os (as) que se fazem incapazes e se sacrificam em função do reino dos céus.  Somente estão preparados (as) aqueles (as) que se comprometem com os encargos e responsabilidades que o matrimônio requer. Portanto, somente quando o homem e a mulher puderem “deixar pai e mãe”, isto é assumir as exigências pertinentes a cada um, é que poderão unir-se em matrimônio e assim ser “uma só carne.” O amor esponsal exige responsabilidade e compromisso de vida, por isso mesmo, nunca poderá ser banalizado.

 -  Que esta Palavra penetre o nosso coração e nos ensine tudo o que o Senhor quer nos revelar!  Pense nisso!


Heena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: