sexta-feira, 19 de agosto de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

19 DE AGOSTO DE 2022

 

6ª. FEIRA DA XX SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

Leitura da Profecia de Ezequiel 37,1-14

Naqueles dias: 1A mão do Senhor estava sobre mim e por seu espírito ele me levou para fora e me deixou no meio de uma planície cheia de ossos 2e me fez andar no meio deles em todas as direções. Havia muitíssimos ossos na planície e estavam ressequidos. 3Ele me perguntou: 'Filho do homem, será que estes ossos podem voltar à vida?' E eu respondi: 'Senhor Deus, só tu o sabes'. 4E ele me disse: 'Profetiza sobre estes ossos e dize: Ossos ressequidos, escutai a palavra do Senhor! 5Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eu mesmo vou fazer entrar um espírito em vós e voltareis à vida. 6Porei nervos em vós, farei crescer carne e estenderei a pele por cima. Porei em vós um espírito, para que possais voltar à vida. Assim sabereis que eu sou o Senhor'. 7Profetizei como me foi ordenado. Enquanto eu profetizava,
ouviu-se primeiro um rumor, e logo um estrondo, quando os ossos se aproximaram uns dos outros. 8Olhei e vi nervos e carne  crescendo sobre os ossos e, por cima, a pele que se estendia.
Mas não tinham nenhum sopro de vida. 9Ele me disse: 'Profetiza para o espírito, profetiza, filho do homem! Dirás ao espírito:
Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito,
vem soprar sobre estes mortos, para que eles possam voltar à vida'. 10Profetizei como me foi ordenado, e o espírito entrou neles. Eles voltaram à vida e puseram-se de pé: era uma imensa multidão! 11Então ele me disse: 'Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. É isto que eles dizem: 'Nossos ossos estão secos, nossa esperança acabou, estamos perdidos! 12Por isso, profetiza e dize-lhes:  Assim fala o Senhor Deus: Ó meu povo,
vou abrir as vossas sepulturas e conduzir-vos para a terra de Israel;
13e quando eu abrir as vossas sepulturas e vos fizer sair delas,
sabereis que eu sou o Senhor. 14Porei em vós o meu espírito, para que vivais e vos colocarei em vossa terra. Então sabereis que eu, o Senhor, digo e faço - oráculo do Senhor'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – O Senhor nos dá o Espírito Santo como uma arma poderosa para que possamos enfrentar os dias maus

Esta leitura nos leva a meditar no fato de que vivemos aqui na terra e, às vezes, nem sabemos o sentido da nossa existência. Por esta razão, dentro de nós pode haver uma sensação de que somos também como ossos ressequidos pelas dificuldades da vida, pela falta de esperança. Tudo nos leva a enfraquecer o ânimo:  a maldade anunciada pelos noticiários, a doença, a morte e a desgraça que nos cerca por todos os lados. Terminamos por fazer todas as coisas automaticamente, e quase nem percebemos que falta vida às nossas ações, aos nossos projetos, ao nosso caminhar, trabalhar etc. Há como que uma fumaça diante dos nossos olhos! Deus nos olha do céu e nos percebe como um montão de ossos secos. Foi o mesmo que aconteceu na visão do profeta Ezequiel! No entanto, o Senhor deseja nos dá novamente, não só apenas nervos, carne e pele, que significam sentimentos, emoções, coração, mas também e principalmente, um espírito novo, animado pelo Seu Espírito que nos possa fazer reviver. O Espírito Santo vem do alto, do coração de Deus e, como o vento, sopra sobre nós para nos colocar de pé. Mesmo assim, muitas vezes continuamos como mortos porque não nos apossamos do Espírito Santo que é soprado dos quatro ventos do céu. Não podemos continuar no anonimato da vida, sem entender nada do que se passa à nossa volta e procurando apenas “escapar” dos assaltos, sequestros, violência, fome, miséria, pandemia, por nossa própria conta. O Senhor abre as nossas sepulturas e nos retira do estado de penúria, mas, sobretudo, nos dá uma arma poderosa para que possamos enfrentar os dias maus, o Espírito Santo. Por isso, não precisamos mais nos afligir nem tentar fazer valer a nossa incapacidade, o Senhor é o nosso Deus, todo poderoso! É Ele quem nos dá o Espírito Santo, sem medidas para ungir os nossos ossos secos e nos fazer nascer de novo! – Você já se apossou do Espírito que vem dos quatro cantos do céu?Como você reage diante das notícias funestas? – Você às vezes também parecer estar morto (a)? - Você acredita que o Senhor pode fazer consigo o que fez com o montão de ossos ressequidos?

 

Salmo - Sl 106,2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R. 1)

 

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom,
porque eterna é a sua misericórdia!

 

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

 

2Que o digam os libertos do Senhor, *
que da mão dos opressores os salvou
3e de todas as nações os reuniu, *
do Oriente, Ocidente, Norte e Sul.R.

4Uns vagavam, no deserto, extraviados, *
sem acharem o caminho da cidade.
5Sofriam fome e também sofriam sede, *
e sua vida ia aos poucos definhando.R.

6Mas gritaram ao Senhor na aflição, *
e ele os libertou daquela angústia.
7Pelo caminho bem seguro os conduziu *
para chegarem à cidade onde morar.R.

8Agradeçam ao Senhor por seu amor *
e por suas maravilhas entre os homens!
9Deu de beber aos que sofriam tanta sede *
e os famintos saciou com muitos bens!R.

 

Reflexão - O salmo retrata a angústia dos que caminham no deserto da vida, sofrendo as intempéries da fome e da sede. Os que estavam já definhando e gritaram ao Senhor na aflição, e Ele os libertou. Somos nós este povo que caminha no meio das desgraças, mas que conta com o auxílio e com a graça do Deus que liberta. Ele nos dá de beber para matar a nossa sede e nos sacia com a sua graça para matar a nossa fome.

 

Evangelho - Mt 22,34-40

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 22,34-40

Naquele tempo: 34Os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, 35e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: 36'Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?' 37Jesus respondeu: '`Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!' 38Esse é o maior e o primeiro mandamento. 39O segundo é semelhante a esse: `Amarás ao teu próximo como a ti mesmo'. 40Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos. Palavra da Salvação

 

 

Reflexão - só encontraremos a felicidade quando vivenciarmos o amor no nosso dia a dia

O caminho para a Terra Prometida é a vivência do Amor de Deus.   O próprio Deus se comunica com o Seu povo por meio da Bíblia para lhe indicar como isto pode acontecer. Jesus, então, nos ensina que amar a Deus e ao próximo como a nós mesmos é o resumo de toda a Lei e dos Profetas. Deus nos chama insistentemente para nos deixar amar por Ele e viver este amor nos nossos relacionamentos. Fomos criados, por amor e para o amor e só encontraremos a felicidade quando vivenciarmos o amor no nosso dia a dia. O Senhor nos oferece o Seu amor para que possamos usá-Lo sem medidas usando a fonte que existe em nós. Jesus nos esclarece também que não há um mandamento maior que o outro, assim sendo, os dois mandamentos a que Ele se refere, são semelhantes. Podemos concluir que não nos adiantará amar a Deus de todo o coração com toda a nossa alma e com todo o nosso entendimento, se não amarmos, semelhantemente, ao nosso próximo e a nós mesmos, na mesma extensão e com a mesma intensidade.  Não podemos colocar panos mornos nas palavras de Jesus e esquecer certos detalhes que, às vezes, fingimos não entender. Somos hipócritas, se dizemos que amamos a Deus, de todo o coração, mas não nos aceitamos, não conseguimos conviver com os nossos defeitos e, por isso, nos rejeitamos e nos odiamos. Da mesma forma, seremos considerados mentirosos se dizemos que amamos a Deus com toda a nossa alma, mas desprezamos o nosso irmão, por causa dos seus erros e dos seus defeitos. O amor exige de nós a compreensão para as suas consequências, por isso, também não podemos dizer que amamos a Deus com todo o nosso entendimento, se deixamos de amar alguém porque ele nos fez sofrer. 


– Você já se deixa amar por Deus?

- Você tem consciência do seu amor por Deus e por si mesmo (a)

 – É assim que você também ama o seu próximo?

 – O que você diz deste ensinamento de Jesus? 

– Ele poderá ajudá-lo de hoje em diante a ter uma nova visão do amor?


Helena Serpa, 

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: