terça-feira, 2 de agosto de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

2 DE AGOSTO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA XVIII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Roxo

 

1ª. Leitura – Jr 30,1-2.12-15.18-22

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 30,1-2.12-15.18-22
Palavra que foi dirigida a Jeremias, da parte do Senhor:
'Isto diz o Senhor, Deus de Israel: Escreve para ti, num livro,
todas as palavras que te falei. Isto diz o Senhor: Incurável é tua ferida, maligna tua chaga; não há quem conheça teu diagnóstico;
uma úlcera tem remédio, mas em ti não se produz cicatrização.
Todos os teus amigos te esqueceram, não te procuram mais;
eu te causei uma ferida, como se fosses inimigo, como um castigo cruel: por causa do grande número de maldades que te fez endurecer no pecado. Por que gritas em teu sofrimento? É insanável a tua dor. Eu te tratei com rudeza por causa das tuas inúmeras maldades e por causa do teu endurecimento no pecado.
Isto diz o Senhor: Eis que eu mudarei a sorte das tendas de Jacó
e terei compaixão de suas moradias, a cidade ressurgirá das suas ruínas e a fortaleza terá lugar para suas fundações; de lá sairão cânticos de louvor e sons festivos. Hei de multiplicá-los, eles não diminuirão, hei de glorificá-los, eles não serão humilhados. Teus filhos serão felizes como outrora, e sua comunidade, estável na minha presença; e agirei contra todos os que os molestarem. Para chefe será escolhido um dos seus, e o soberano sairá do seu meio;
eu o incitarei, e ele se aproximará de mim. Quem dará a vida
em penhor da sua aproximação de mim? - diz o Senhor.
Sereis meu povo e eu serei vosso Deus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – O pecado faz com que o nosso coração se endureça Deus conhece as nossas feridas e só Ele tem o diagnóstico para os nossos males. A nossa chaga incurável é o pecado que como um germe foi inoculado dentro de nós gerando consequências funestas. Por causa do pecado que nos leva ao infortúnio e a desesperança como se nada mais na nossa vida tivesse solução, nós não percebemos a manifestação de Deus que deseja nos salvar e mudar a nossa sorte.  Ele é a causa dos nossos sofrimentos, da nossa dor e é ele que faz com que o nosso coração se endureça. Por isso, nesta leitura o Senhor nos conclama ao arrependimento e à contrição e, porque quer nos salvar, Ele nos promete dias melhores: “Eis que mudarei a sorte das tendas de Jacó”; “Teus filhos serão felizes como outrora”. ”Sereis meu povo e eu serei vosso Deus”!  Diante das circunstâncias do pecado, o Senhor, então, nos dirige palavras duras e verdadeiras a fim de que possamos repensar a nossa vida e mudar o nosso comportamento assumindo uma nova mentalidade. O nosso sofrimento por causa do pecado é desesperador e, somente Deus pode aplacar a nossa tortura.  Para Deus nenhum de nós é um caso liquidado, todavia só seremos salvos (as) se realmente estivermos dispostos (as) a viver uma vida nova, percorrendo o caminho de volta para a casa do Pai. O sonho de Deus cumprir-se-á na medida em que acolhermos a Sua Misericórdia e nos abrigarmos sob as graças do Seu Espírito Santo que nos motiva elogiá-Lo com cânticos de louvor e sons festivos. – Como você se viu diante desta leitura? – Você também reconhece que tem em si uma “chaga incurável”? – Quem pode curar os seus males? – Você já experimentou acolher a misericórdia do Pai? – Você confia nas promessas do Senhor? – O que você precisa fazer? 

 

Sl 101, 16-18. 19-21. 29.22-23 (R. 20b)

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

As nações respeitarão o vosso nome, *
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
quando o Senhor reconstruir Jerusalém *
e aparecer com gloriosa majestade,
ele ouvirá a oração dos oprimidos *
e não desprezará a sua prece. R.

Para as futuras gerações se escreva isto, *
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
para os gemidos dos cativos escutar *
e da morte libertar os condenados. R.

Assim também a geração dos vossos servos †
terá casa e viverá em segurança, *
e ante vós se firmará sua descendência.
Para que cantem o seu nome em Sião *
e louve ao Senhor Jerusalém,
quando os povos e as nações se reunirem *
e todos os impérios o servirem. R.


Reflexão - O Senhor é o criador de tudo, Ele nos olha do alto céu, escuta os nossos gemidos e desce para nos libertar!  Não podemos nos esconder do Senhor. Ele nos conhece muito bem, pois sonda o nosso coração! Só com Ele a nossa casa terá segurança! Não precisamos ficar nos torturando à toa, pois o Senhor está atento a nossa contrição e nos prepara uma vida nova perto Dele.

Evangelho – Mt  14,22-36


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 14,22-36
Depois que a multidão comera até saciar-se, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário.
Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!' Então Pedro lhe disse: 'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.' E Jesus respondeu: 'Vem!' Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água,
em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo
e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!' Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?' Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!' Após a travessia desembarcaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar, reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região.
Então levaram a ele todos os doentes; e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram, ficaram curados. Palavra da Salvação.

 

Reflexão -  Jesus está atento aos nossos movimentos

 Jesus mandou que seus discípulos entrassem na barca seguissem à frente para o outro lado do mar”, deixando-os que continuassem sós, no mar aberto e subiu ao monte para orar!  No entanto, de longe os avistava e percebia todos os seus movimentos quando a barca era agitada pelas ondas.  Já era noite, quando Jesus se aproximou dos discípulos andando sobre as águas, para salvá-los, no entanto, eles tiveram medo, pois, ainda não estavam acostumados com as Suas manifestações. Na nossa caminhada com Jesus também acontece mais ou menos isso. Quando temos um encontro pessoal com Jesus nós permanecemos sempre juntos Dele, testemunhamos as graças e os prodígios que Ele realiza e nos extasiamos diante da Sua presença real na nossa vida. Há, porém, um momento em que Jesus nos dá a liberdade para irmos em frente com os nossos propósitos de vida, e, Ele mesmo nos motiva a seguir adiante, a fim de que enfrentemos as intempéries da nossa caminhada. A nossa maturidade espiritual é que irá dimensionar a nossa fé e nos dar a certeza de que Jesus está atento aos nossos movimentos e conhece o caminho que  estamos percorrendo. Por isso, a qualquer momento, quando estivermos correndo perigo, Jesus poderá manifestar- se vindo ao nosso encontro como aconteceu com os discípulos.  O Seu socorro sempre nos chega a tempo, desta maneira, precisamos estar conscientes e permanecer firmes e confiantes de que a Sua ajuda virá no tempo certo. Mesmo que Ele demore e a noite se aproxime não precisamos temer nem tampouco confundi-Lo com os fantasmas quando Ele acercar-se de nós. Jesus também vem por cima das ondas que nos assustam no meio das tempestades que caem sobre a nossa vida e agita o nosso barco. Precisamos estar vigilantes ao menor sinal de Jesus para que a borrasca não assole a barca da nossa vida. Ele, então, nos manda ir mar a fora a fim de anunciá-Lo a outros povos! 

 - Em quem você tem confiado para seguir em frente nos seus projetos de vida? 

- Como você tem atravessado o mar da sua vida?

 – Você se sente sozinho (a) ou sabe que Jesus está atento aos seus movimentos? 

- Você tem tido medo de Deus? Por quê? 

Pedro fez a experiência de ir ao encontro de Jesus sobre as águas! Como isto poderia acontecer com você

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Misssionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: