sexta-feira, 5 de agosto de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE AGOSTO DE 2022

 

6ª. FEIRA DA XVIII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor  Verde

 

1ª. Leitura – Na ,1.3; 3,1-3.6-7

 

Leitura da Profecia de Naum 2,1.3; 3,1-3.6-7
Eis sobre os montes os passos de um mensageiro, que anuncia a paz. Ó Judá, celebra tuas festas, cumpre tuas promessas: nunca mais Belial pisará teu solo; ele foi aniquilado. O Senhor há de restaurar a grandeza de Jacó, assim como a grandeza de Israel,
pois os ladrões os saquearam e devastaram suas videiras. Ai de ti, cidade sanguinária, cheia de imposturas, cheia de espoliação e de incessante rapinagem. Estalo de chicotes, fragor de rodas, cavalos relinchando, ringir de carros impetuosos, cavaleiros à carga, espadas brilhando e lanças reluzentes, trucidados sem conta, mortos aos montes; cadáveres sem fim, tropeça-se sobre os corpos. Farei cair sobre ti tuas abominações, e te lançarei em rosto merecidos insultos; de ti farei um exemplo. Assim, todos os que te virem, fugirão para longe, dizendo: 'Nínive está em ruínas!
Quem terá compaixão dela? Onde achar quem a console?`'
Palavra do Senhor.

Reflexão - É promessa de Deus a nossa libertação em Jesus Cristo.

Precisamos colocar na nossa vida a mensagem da Palavra de Deus para que nos motive a ter esperança nos dias de guerra. A leitura  de hoje nos fala de um tempo de perseguição e a promessa de paz e de restauração. É promessa de Deus a nossa libertação em Jesus Cristo. Todas as profecias se cumprem na pessoa de Jesus que veio para salvar e redimir a humanidade, antes condenada à escravidão do pecado. Os perseguidores e devastadores de que fala a profecia de Naum (cidade sanguinária) são aqueles que querem destruir a obra que Deus quer realizar nos nossos corações. São eles instrumentos do demônio, do maligno que tenta levar o povo de Deus para o inferno. Assim, pois, através da profecia de Naum, Deus nos anuncia a paz, porque a Sua justiça chegará e a paz é fruto da Sua justiça. Precisamos hoje também escutar a voz dos mensageiros da paz, porém a paz que o Senhor nos promete não é acomodação, mas sim, a luta pelo bem comum, pela concórdia, pelo amor mútuo, enfim, a luta contra o pecado. Esta luta tem sabor de vitória e de paz porque nos faz viver em consonância com a salvação que Jesus veio nos trazer.  – O Senhor quer restaurar a sua grandeza. O que isto significará para você? – Você tem sido mensageiro da paz no mundo? – Você tem lutado contra o pecado?


Salmo -  Dt 32,35cd-36ab. 39abcd. 41 (R. 39c)

R. Sou eu que tiro a vida, sou eu quem faz viver!

Já vem o dia em que serão arruinados *
e o seu destino se apressa em chegar.
Porque o Senhor fará justiça ao seu povo *
e salvará todos aqueles que o servem. R.

Saibam todos que eu sou, somente eu *
e não existe outro Deus além de mim:
quem mata e faz viver, sou eu somente, *
sou eu que firo e eu que torno a curar. R.

Se eu afiar a minha espada reluzente *
e com as minhas próprias mãos fizer justic
̧a,
dos adversários todos hei de me vingar *
e vou retribuir aos que odeiam.
 R.

 

Reflexão - O Senhor fará justiça ao seu povo e salvará a todos aqueles que o servem. Deus se apresenta como aquele que tudo pode e em quem nós podemos confiar. Ele tem poder para dar e para tirar, de abaixar e de elevar. Para salvar o homem Ele tanto pode ferir como curar. “Saibam todos que eu sou, somente eu, e não existe outro Deus além de mim!” Esta é a Palavra de Deus que meditamos como salmo, hoje!

Evangelho -  Mt 5,10

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 
16,24-28
Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: 'Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga.
Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida?
O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
Em verdade vos digo: Alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do Homem vindo com o seu Reino.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Tomar a Cruz com Jesus

Jesus é sempre muito claro e não faz arrodeio quando nos orienta e nos forma por meio do Seu Evangelho. Por isso, Ele esclarece que não adiantará nenhum de nós tentar “salvar” a nossa vida, pois todo esforço será em vão e no final fracassaremos! Ele, Jesus, é a Salvação e se quisermos segui-Lo teremos que assumir a nossa parte nos encargos, nas responsabilidades e nas dificuldades. Isto é tomar a cruz! Às vezes queremos “escapar” das dificuldades e procuramos o caminho mais fácil e que exija de nós menos esforço, conduzimos a nossa vida pela porta larga da perdição e da ruína da alma. Temos de ter consciência de que a nossa existência é breve, o tempo é curto e só viveremos uma vez. Se começarmos a querer cortar pedacinhos da nossa cruz, pode ser que para atravessarmos o vale da sombra da morte, nos falte a ponte que nos levará para a felicidade eterna! Renunciar a si mesmo é abdicar da própria vontade, dos planos e desejos humanos e assumir a vontade de Deus abraçando a trilha de sofrimento e de glória que o próprio Jesus pisou. Pense nisto!

Será que você tem tentado salvar a sua vida, deixando por menos algum encargo ou atribuição que só compete a si? 

  Você tem consciência de que está vivendo a sua vida de acordo com aquilo que Deus espera?

 -  Você acredita que Deus pode realizar o que para si tem sido impossível?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

 

Nenhum comentário: