quarta-feira, 13 de julho de 2022

SANTO DO DIA - SÃO HENRIQUE

 

Origens

 

Henrique era filho de duque Baviera e nasceu num castelo na Alemanha em 973. Pertencia a uma família santa e, por isso, foi educado foi educado pelos cânones de Hildesheim e, depois, pelo bispo Saint Wolfgang, em Regensburg.

Seus outros irmãos também tiveram uma vida de santidade. Bruno, foi o primeiro a abandonar o conforto da corte para tornar-se padre e, depois, bispo de Augusta. Das irmãs, Brígida fez-se monja e Gisela, foi mulher do rei Estêvão da Hungria, também um santo.

“Entre seis”

Quando jovem, sonhou com o seu falecido diretor espiritual, que teria escrito na parede do quarto do príncipe: “Entre seis”. Ele nterpretou primeiramente que teria seis dias antes de morrer, mas, como não aconteceu, preparou-se em vista de seis meses e, em seguida, seis anos até, por Providência, assumir o reinado.

Conta-se que, espiritualmente, ele preparou-se intensamente para assumir o trono da Alemanha, mas isto sem saber, pois ainda jovem sonhara com estas breves palavras: “Entre seis”; e com isto interpretou primeiramente que teria seis dias antes de morrer, mas, como não aconteceu, preparou-se em vista de seis meses. Mas, seis anos após o sonho, ele assumiu o trono da Alemanha em 1002, quando seu pai morreu.

Dois anos depois, também da Itália.

Em 1014, o Papa Bento VIII consagrou Henrique imperador do Sacro Império Romano.

Santa Cunegundes 

Casou-se com a filha de um conde, Cunegundes de Luxemburgo, também santa. Junto da esposa, Henrique concedeu a população benefícios sociais e assistenciais.  O casal não conseguiu ter filhos.

Páscoa 

Henrique II morreu em 13 de julho de 1024 e foi sepultado em Bamberg.

Foi canonizado em 1152, pelo papa Eugênio III

Com a morte do marido Cunegundes foi morar em um mosteiro, abdicando do trono e da fortuna.

Ela morreu em 03 de março de 1039 e sepultada ao lado do marido.

Foi canonizada em 1200 pelo Papa Inocêncio III.

São Henrique II, rogai por nós!

Fonte:  Canção Nova Notícias

Nenhum comentário: