domingo, 3 de julho de 2022

REFLRXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

3 DE JULHO DE 2022

 

DOMINGO DA DÉCIMA QUARTA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Is 66, 10-14c

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 66,10-14c

10Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós que choráveis por ela,
11para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória. 12Isto diz o Senhor: 'Eis que farei correr para ela a paz como um rio
e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos.
13Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei;
e sereis consolados em Jerusalém. 14cTudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Jerusalém é para nós a cidade de Deus

Esta profecia de Isaías traz como mensagem central o conforto do Senhor a todos nós que formamos a Sua Igreja e de alguma forma passamos por dificuldades e tribulações, mas temos a esperança na Sua intervenção. Jerusalém é para nós a cidade de Deus, a casa que nos abriga, a Igreja que nos congrega, a Comunidade que nos reúne para podermos desfrutar de tudo quanto já nos foi prometido. Assim como o povo que esteve no exílio da Babilônia, foi libertado e regressou para Jerusalém provando da glória de Deus, nós também, podemos ter a esperança de que viveremos a paz que está reservada para todos os que amam a Sua Igreja e vivem em comunhão com Ela. A Igreja passa por tribulações e perseguições e nós, como família e como comunidade, também vivenciamos momentos de exílio. Entretanto, nunca poderemos nos esquecer das promessas de Deus através dos profetas: “Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais”; “Eis que farei correr para ela a paz como um rio”; “Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém”.  A Igreja é a mãe que nos unifica, nos forma, instrui e alimenta e a Comunidade é o lugar por excelência para que sejamos Igreja. Lá nós recebemos o alimento que faz o nosso coração exultar e o nosso ser se revigorar como a relva do campo. Deus nos consola e nos acena com dias melhores renovando a nossa esperança e nos dando a certeza de que Ele está atento à nossa vida e às nossas dificuldades.    Considere-se hoje, uma Jerusalém, a cidade de Deus, exulte de alegria com Ele e espere pelas maravilhas que esta profecia anuncia.   - Você tem confiança nas promessas do Senhor que são anunciadas pelos profetas, através da Sua palavra? – Você tem dúvida de que esta profecia e para você e sua família? – Você está passando por momentos de dificuldades e exílio? – Você está afastado (a) da Igreja? – Você procura revigorar-se participando de alguma Comunidade? – Como vai você?

 

Salmo 65,1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R.1)

 

R.Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.

1Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
2cantai salmos a seu nome glorioso,
dai a Deus a mais sublime louvação!*
3aDizei a Deus: 'Como são grandes vossas obras! R.

4Toda a terra vos adore com respeito*
e proclame o louvor de vosso nome!'
5Vinde ver todas as obras do Senhor:*
seus prodígios estupendos entre os homens! R.

6O mar ele mudou em terra firme,*
e passaram pelo rio a pé enxuto.
Exultemos de alegria no Senhor!*
7Ele domina para sempre com poder! R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar:*
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor,*
nem afastou longe de mim o seu amor! R.

 

Reflexão - Nunca poderemos duvidar da ação de Deus na nossa vida e de tudo o que Ele já preparou para nós desde toda a eternidade. Este salmo convoca a toda humanidade a cantar louvores ao Deus que é poderoso no amor, porque atende a todas as nossas orações. É um salmo de louvor e de gratidão, por isso o salmista nos convida a transbordar o nosso coração e falar para todos, das maravilhas que tem acontecido na nossa caminhada.  “Vinde ver todas as obras do Senhor!”  “Vinde escutar, vós todos que temeis o Senhor!” É este o canto que precisa sair dos nossos lábios.

 

2ª. Leitura – Gal 6, 14-18

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 6,14-18

Irmãos: 14Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. 15Pois nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova. 16E para todos os que seguirem esta norma,
como para o Israel de Deus, paz e misericórdia. 17Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém! Palavra do Senhor.

 

Reflexão – o homem que segue a Jesus Cristo já tem em si as marcas da Salvação

Falando para os judeus que pregavam a circunscrição como prova de pertença a Deus São Paulo tentava convencê-los com o seu próprio testemunho de que, circuncidado ou não, o homem que segue a Jesus Cristo já tem em si as marcas da Salvação. Isto vale para nós, hoje, quando nos propomos obstinadamente a seguir algumas regras exteriores, mas esquecemos de que no Batismo nós fomos pregados com Cristo na Cruz e o nosso pecado foi crucificado com Ele. Hoje, somos uma criação nova! Somos renascidos na água do Espírito Santo, alimentados pela Sua Palavra e pelo Seu Corpo e Sangue, portanto, temos em nós também as marcas do ressuscitado. A cada dia que passamos, nós precisamos ter mais consciência e confiança de que somos objetos da predileção divina, por isso, Jesus Cristo se encarnou no seio de uma mulher para nos libertar do pecado e da morte. No Batismo, nós nos tornamos filhos amados de Deus, irmãos de nosso Senhor Jesus Cristo. Assim sendo, como São Paulo, devemos sempre repetir: “quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo”!  É esta a nossa glória é esta a nossa salvação, é por isso, que vivemos na alegria e na paz do Senhor! – Você tem consciência de que possui em si as “marcas de Jesus, ressuscitado”? – Você se alegra com isso? – Você também está crucificado para o mundo? – O que isso significa para você? – Você tem convicção de que é cristão ou precisa de alguma outra confirmação?

 

Evangelho – Lc 10, 1-12.17-20

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 10,1-12.17-20

Naquele tempo: 1O Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: 'A messe é grande,
mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe
que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: `A paz esteja nesta casa!' 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo:' O Reino de Deus está próximo de vós.' 10Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:
11Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés,
sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade. 17Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: 'Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome.' 18Jesus respondeu: 'Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19Eu vos dei o poder
de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20Contudo, não vos alegreis
porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – somos trabalhadores da messe do Senhor

Jesus Cristo hoje, também nos envia a abrir caminho para Ele nos lugares em que, vivemos, trabalhamos e nos movemos. A cidade aonde Jesus nos manda anunciá-Lo é a nossa própria existência, é a nossa vida, é o lugar onde estamos fincados, no terreno onde está plantada a nossa história.  Não precisamos ir longe nem desbravar montanhas para anunciar o Reino de Deus. No nosso dia a dia, nós já convivemos com lobos, com feras dos mais diversos tipos e   aqueles que precisam de paz estão também muito perto de nós. A nossa postura, como anunciadores da Palavra, deve ser de prudência, pois, na nossa trajetória iremos enfrentar os lobos ferozes, isto é, pessoas que estão a serviço do mal.  A nossa vida com as nossas ações do dia a dia deve ser o itinerário que percorremos para manifestar Jesus no mundo, pois a todo o momento, e em qualquer circunstância, nós encontramos os doentes, os necessitados da paz, os carentes de amor e de atenção. Não precisamos passar de casa em casa, mas aproveitar bem as oportunidades que surgem na rotina da nossa caminhada.  A nossa missão é muito importante: somos trabalhadores da messe do Senhor, missionários do Seu amor, a partir da nossa casa, dentro da nossa família. A nossa casa é o primeiro lugar aonde o Senhor nos manda anunciar o reino e desperdiçamos tempo e oportunidade quando, dentro dela, cultivamos e promovemos a guerra, quando não oferecemos o perdão, quando remoemos mágoas e ressentimentos. Jesus é a paz e por meio de nós Ele deseja penetrar em todos os corações e participar da vida da nossa família e de todas as famílias da terra. A paz de Jesus excede a todo o conhecimento humano, a tudo o que o mundo nos oferece e a todo o bem ou riqueza material que possamos possuir aqui na terra. Por isso, a paz de Deus é para nós o sinal de que o reino de Deus está próximo, isto é, de que ele já acontece dentro do nosso coração. Jesus falou aos Seus discípulos que se contentavam apenas no fato de que os demônios lhes obedeciam: “não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.  Para nós, hoje, também é uma alegria e uma glória saber que os nossos nomes estão escritos no céu, porque nos dedicamos a evangelizar pregando a boa nova por onde andamos.

  – Como discípulo (a) de Cristo você, tem sido obediente ao Seu mandado para anunciar o reino dos céus?

– Em que lugar você tem feito isto?

 – Você tem levado a paz de Jesus para sua casa?

 – Como tem sido o seu testemunho de cristão (ã) no mundo em que vive?

– Você fala e vive o que fala?

 – Você tem sido instrumento de atração ou de rejeição das pessoas para Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: