quinta-feira, 14 de julho de 2022

REFLEXÕES SOBRE S LEITURAS DE HOJE

 

14 DE JULHO DE 2022

 

5a. FEIRA DA DÉCIMA QUINTA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª Leitura - Is 26,7-9.12.16-19

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 26,7-9.12.16-19

7O caminho do justo é reto, e tu ainda aplainas a estrada ao justo. 8Sim, no caminho dos teus juízos esperamos em ti, Senhor; 
para o teu nome e para a tua memória volta-se o nosso desejo. 
9Quando vem a noite anseia por ti a minh'alma e com a força do espírito te procuro no meu íntimo. Quando brilharem na terra teus juízos, os habitantes do mundo aprenderão a ser justos. 12Senhor, hás de dar-nos a paz, como nos deste a mão em nossos trabalhos. 
16Senhor, eles a ti recorreram na angústia; exageraram na superstição, e veio-lhes o teu castigo. 17Como a mulher grávida, ao aproximar-se o parto geme e chora em suas dores, assim nós, Senhor, em tua presença. 18Concebemos e sofremos dores de parto, e o que geramos foi vento. Não demos à terra frutos de salvação, não fizemos nascer habitantes para o mundo. 
19Reviverão os teus mortos e se levantarão também os meus mortos. Despertai, cantai louvores, vós que jazeis no pó! 
Senhor, é orvalho de luz o teu orvalho, e a terra trará à luz os falecidos. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – os juízos do Senhor brilham na terra por meio do homem justo

Ser justo é viver segundo o juízo de Deus corroborando para que o Seu projeto se realize, mesmo diante das lutas e aflições e dos desafios inerentes ao nosso ser pecador. Por isso, todas as pessoas que buscam a justiça, isto é, a santidade, são motivadas a cumprir a vontade de Deus e ansiar pela Sua Lei, de dia e de noite. O homem justo anseia que a justiça de Deus brilhe na terra para que o mundo seja elevado. Os juízos do Senhor brilham na terra, justamente, pela manifestação dos homens justos que dão ao mundo testemunho do Seu amor. O nosso viver segundo a vontade de Deus nos abre um caminho reto que além de tudo, ainda é aplainado por Ele.  A decorrência da nossa justiça são a paz e a felicidade tão almejadas por todos nós.  Apesar dos erros e dos desvios, o homem tem sempre a chance de arrepender-se e voltar para o caminho do Senhor fazendo nascer habitantes para o mundo.  Nestes tempos o Senhor nos tira do pó e nos mostra um caminho novo a seguir. Somos os agentes deste novo tempo. Tempo de dar a terra, frutos de salvação que consistem nas nossas ações coerentes com o chamado de Deus. Temos, portanto, um objetivo a perseguir: atrair para Deus as almas perdidas fazendo brilhar no mundo a justiça, que é paz e amor.  Quando os povos descobrirem que o Senhor tem a medida certa para tudo de quanto precisam, os homens possuirão a terra. – Você deseja que o mundo melhore? – Qual tem sido a sua participação para que isto aconteça? – Você tem vivido segundo os juízos de Deus? – Onde você descobre esses juízos para poder vive-los? – Você tem consciência de que Deus o (a) olha do alto dos céus?

 

Salmo - Sl 101,13-14ab.15. 16-18. 19-21 (R. 20b)

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.


13Mas vós, Senhor, permaneceis eternamente, * 
de geração em geração sereis lembrado! 
14aLevantai-vos, tende pena de Sião, * 
14bjá é tempo de mostrar misericórdia! 
15Pois vossos servos têm amor aos seus escombros * 
e sentem compaixão de sua ruína.R. 

16As nações respeitarão o vosso nome, * 
e os reis de toda a terra, a vossa glória; 
17quando o Senhor reconstruir Jerusalém * 
e aparecer com gloriosa majestade, 
18ele ouvirá a oração dos oprimidos * 
e não desprezará a sua prece.R. 

19Para as futuras gerações se escreva isto, * 
e um povo novo a ser criado louve a Deus. 
20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, * 
e o Senhor olhou a terra do alto céu, 
21para os gemidos dos cativos escutar * 
e da morte libertar os condenados.R. 

Reflexão - A nossa alma anseia dia e noite pelos mistérios de Deus para si. O Senhor não tirou férias e está atento, nos olha do alto céu com olhos de amor. Às vezes pensamos que Ele nos esqueceu, porém, a verdade é que o Senhor, vê, escuta e providencia o que precisamos no momento preciso. O Seu intuito é o de nos restaurar e nos reconstruir segundo os Seus desígnios, por isso, mesmo que não percebamos, Ele não despreza as nossas preces. Esperemos, portanto, com paciência o livramento do Senhor.

 

Evangelho - Mt 11,28-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,28-30

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse:
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – o fardo da misericórdia de Jesus é leve

Por mais que pareçamos fortes e destemidos diante dos homens, sabemos que dentro de nós mesmos há uma fragilidade inexplicável que nos leva a vivenciar momentos de medo, de desalento e tristeza. Neste Evangelho Jesus, então, vem em nosso socorro dizendo, “vinde a mim”! Os nossos fardos são os nossos pecados, as nossas falhas, nossas transgressões que apesar de passar despercebidos trazem um peso real de culpa interior que muitas vezes não reconhecemos. Para aceitar a proposta de Jesus precisamos, portanto, sentirmo-nos- cansados e fatigados pelo peso dos nossos pecados e colocar em nós o fardo da misericórdia de Jesus que é leve. Ele não exige mais do que o que possamos oferecer a Ele, isto é, a nossa entrega, o nosso abandono. O jugo de Jesus é a Sua lei, que é a Lei do Amor.  Aprendei de mim" disse Ele , “porque sou manso e humilde de coração e vós encontrareis descanso”. Todos nós que estamos cansados (as), fatigados (as) com o peso da vida, das circunstâncias e de nós mesmos (as) só teremos descanso, quando aprendermos com Jesus a ser também mansos e humildes de coração. O nosso coração se torna manso quando procuramos nos identificar com Jesus assumindo as nossas dores, não como um peso, mas como participação na Sua CRUZ. Em Jesus a nossa alma se torna mansa e humilde como o é o Seu coração e, assim, a terra tornar-se-á pequena em vista da grandiosidade dos gestos de amor e ternura que a nossa mansidão pode conquistar.   

– Você sente o fardo pesar nos seus ombros?

 – A que você atribui isso? – Você aceita o jugo de Jesus? 

-  Como é o fardo do Senhor para você? 

– Você sente peso quando vive as coisas de Deus?

 –  Servir a Deus é pesado para você?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: