terça-feira, 5 de julho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

5 DE JULHO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA DÉCIMA QUARTA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor: Verde

 

1ª Leitura - Os 8,4-7.11-13

 

Leitura da Profecia de Oséias 8,4-7.11-13

Assim fala o Senhor: 4Eles constituíram reis sem minha vontade; 
constituíram príncipes sem meu conhecimento; sua prata e seu ouro serviram para fazer ídolos e para sua perdição. 
5Teu bezerro, ó Samaria, foi jogado ao chão; minha cólera inflamou-se contra eles. Até quando ficarão sem purificar-se? 
6Esse bezerro provém de Israel; um artesão fabricou-o, isso não é um deus; será feito em pedaços, esse bezerro de Samaria. 
7Semeiam ventos, colherão tempestades; se não há espiga, 
o grão não dará farinha; e, mesmo que dê, estranhos a comerão. 
11Efraim ergueu muitos altares em expiação do pecado, mas seus altares resultaram-lhe em pecado. 12Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca. 13Gostam de oferecer sacrifícios, imolam carnes e comem; mas o Senhor não os recebe. Antes, o Senhor lembra seus pecados e castiga suas culpas: eles deverão voltar para o Egito. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - Os ídolos que fabricamos têm como resultado, o fracasso!

Em nome do Senhor o profeta Oséias chama a atenção do povo para que assimilasse os preceitos que estão escritos na Lei. “Eu lhes deixei, por escrito, grande número de preceitos, mas estes foram considerados coisa que não lhes toca”. Tudo muito parecido com o que nós vivemos hoje! A Palavra do Senhor está escrita, mas é desprezada e colocada de lado pela maioria das pessoas aqui na terra. E mesmo os que dizem buscar o Senhor não seguem os seus preceitos conforme a Sua Palavra. Oferecem sacrifícios, ofertam as suas “esmolas”, mas continuam na mesma, pois têm o seu ideal posto no seu próprio esforço e esquecem Aquele a quem precisam oferecer a sua vida.  Os antigos inventavam, com o seu ouro e sua prata, os bezerros e neles colocavam a sua esperança. Hoje, nós também nos apegamos às coisas que perseguimos e empenhamos o nosso tempo nas coisas que passam, e, por isso mesmo, não têm consistência na nossa vida. Os “ídolos” que fabricamos atualmente, são fortuna, bens materiais, beleza física, sucesso profissional, cargos e posições sociais. Eles se constituem para nós “verdadeiros” deuses materiais e, já que os fizemos com o nosso próprio esforço, a eles dedicamos o nosso viver.  Tudo é ilusão, dá em nada é como semear vento! Semear vento é gastar o tempo e energia fabricando “ídolos” com as próprias mãos colocando neles a confiança.  Muitas vezes, nós vivemos assim: idolatramos as pessoas comuns, os bens, e na hora da necessidade ficamos com fome: “não há espiga por isso o grão não dá farinha!” Ficamos na mesma, desolados e nos desesperamos. Em quem então confiar? A quem prestar culto? Quem poderá nos acudir?   Muitos se afadigam e trabalham construindo ídolos, buscando a felicidade nas coisas materiais e têm a concepção de que Deus não tem nada a ver com a sua vida carnal e humana. Acham que não devemos “misturar” as coisas! O resultado será uma colheita frustradora e decepcionante. Tudo o que o homem constrói sem dá o conhecimento a Deus, à revelia dos Seus mandamentos, é contra a Sua vontade. E o que nós fazemos, fora de Deus tem como resultado, o fracasso, a decepção e a ruína. - O que você tem semeado no seu dia a dia? – Quais os frutos que você tem colhido do seu esforço?  – De quem você espera ajuda? – Será que “você também tem construído “ídolos de barro” com as suas atitudes”? – Você costuma prestar culto às coisas que conquista?      Onde mora o Deus em quem você confia?

 

Salmo - Sl 113B,3-4. 5-6. 7ab-8. 9-10 (9a)

 

R. Confia, Israel, no Senhor!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


3É nos céus que está o nosso Deus, * 
ele faz tudo aquilo que quer. 
4São os deuses pagãos ouro e prata, * 
todos eles são obras humanas.R. 

5Têm boca e não podem falar, * 
têm olhos e não podem ver; 
6têm nariz e não podem cheirar, * 
tendo ouvidos, não podem ouvir.R. 

7aTêm mãos e não podem pegar, + 
7btêm pés e não podem andar; * 
8Como eles serão seus autores, * 
que os fabricam e neles confiam.R. 

9Confia, Israel, no Senhor. * 
Ele é teu auxílio e escudo! 
10Confia, Aarão, no Senhor. * 
Ele é teu auxílio e escudo!R. 

 

Reflexão - O Salmo nos ensina: “Confia, Israel, no Senhor!” “É nos céus que está o nosso Deus... São os deuses pagãos ouro e prata, todos eles são obras humanas”. Israel é você e o seu socorro vem do Senhor que está nos céus! Os nossos ídolos não têm poder para nada, porém o Senhor “faz tudo aquilo que quer”. É Ele quem nos sustenta e nos auxilia. Ele é como um escudo para nós e nos ampara nos nossos fracassos.

 

Evangelho - Mt 9,32-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo são Mateus 9,32-38

Naquele tempo: 32Apresentaram a Jesus um homem mudo, que estava possuído pelo demônio. 33Quando o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. As multidões ficaram admiradas e diziam: 
'Nunca se viu coisa igual em Israel.' 34Os fariseus, porém, diziam: 
'É pelo chefe dos demônios que ele expulsa os demônios.' 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37'A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe 
que envie trabalhadores para a sua colheita!' 

Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – Jesus veio inaugurar o tempo da misericórdia!

Jesus tinha piedade das pessoas, pois, viviam presas por espíritos maus e por onde Ele ia as libertava da escravidão do maligno, que é o espírito das trevas, espírito de rebeldia e de injustiça. Ele olhava com compaixão para o povo necessitado e distinguia os males que o aprisionava!  No entanto, muitos não entendiam o porquê da sua missão e julgavam-no segundo a mentalidade do mundo que não admite alguém agir simplesmente por amor e misericórdia. Assim, Jesus veio inaugurar o tempo da misericórdia e, hoje como ontem, Ele nos convoca para sermos, como Seus discípulos, trabalhadores da messe. “A messe continua grande, mas os trabalhadores são poucos.”  O Senhor continua olhando para as diversas situações do mundo e pede ao Pai, trabalhadores para a sua messe. Ele olha as multidões e se compadece daqueles (as) que vivem abandonados, cansados e abatidos sendo subjugados pelo poder das trevas. Ele observa as pessoas que continuam como ovelhas sem pastor, abatidas, cansadas, desanimadas, sem esperança, até dentro das nossas casas e nos chama para sermos Seus operários oferecendo amor aos que precisam de ajuda. A vivência do amor anima as pessoas enfraquecidas, enfastiadas e sem perspectiva. O amor vence o ódio e expulsa dos corações a intriga, a divisão, a incompreensão. Se fizermos como Jesus fez, seremos trabalhadores da Sua messe. Quanto mais estivermos a serviço da vinha do Senhor, mais surdos e mudos serão curados em Seu Nome. 

-  Você já se sente libertado (a) do demônio que paralisa os lábios do homem? 

- Você conhece quando as pessoas à sua volta estão desanimadas e sem esperança?

– O que você diz a elas? 

- Você tem ajudado a alguém, pelo menos escutando e acolhendo? 

- Você se considera trabalhador da messe de Cristo?

 - Em que você tem empregado o seu tempo livre? 


Helena Serpa, Fundadora da Comunidade Missionária Um Nono caminho


Nenhum comentário: