quarta-feira, 6 de julho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

6 DE JULHO DE 2022

 

4ª. FEIRA DA DÉCIMA QUARTA SEMANA DO

 

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - Os 10,1-3.7-8.12

 

Leitura da Profecia de Oséias 10,1-3.7-8.12
1Israel era uma vinha exuberante e dava frutos para seu consumo; 
na medida de sua produção, erguia os numerosos altares; na medida da fertilidade da terra, embelezava seus ídolos. 2Com o coração dividido, deve agora receber castigo; o Senhor mesmo derrubará seus altares, destruirá os seus simulacros. 3Decerto, dirão agora: 'Não temos rei; não temos medo do Senhor. 
Que poderia o rei fazer por nós?' 7Samaria está liquidada, 
seu rei vai flutuando como palha em cima da água. 8Será desmantelada a idolatria dos lugares altos, pecado de Israel; 
ali crescerão espinhos e abrolhos sobre seus altares; então se dirá aos montes: 'Cobri-nos!' e às colinas: 'Caí sobre nós!' 12Semeai justiça entre vós, e colhereis amor; desbravai uma roça nova. 
É tempo de procurar o Senhor, até que ele venha e derrame a justiça em vós.' Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – semeai justiça e colhereis amor

Esta leitura do Livro do Profeta Oséias abre a nossa mente e o nosso coração para distinguir sobre o momento atual da nossa vida e o que temos semeado até hoje. O profeta refere-se ao homem que prospera, mas dá frutos para si mesmo e divide o coração entre Deus e o mundo. Na mesma medida em que progride com os dons recebidos de Deus, ele ingratamente se afasta Dele e cultua as coisas do mundo. Por isso, está destinado a um fracasso pessoal eminente e fatal. Quanto mais, nós, porque prosperamos materialmente, nos afastamos de Deus e deixamos de reconhecê-lo, mais semearemos injustiça e cavaremos a nossa sepultura. Por isso, o profeta nos exorta: “semeai justiça entre vós e colhereis amor; E acrescenta: “desbravai uma roça nova”! Assim, ele nos motiva a viver um tempo de conversão e de transformação, acolhendo a graça de Deus para uma nova vida cheia da bondade de Deus. É tempo de procurar o Senhor, pois Ele é bom e a sua justiça é o amor! Ele nos recompensa em proporção ao nosso apelo, à nossa procura, ao nosso desejo. Para nós é justo que busquemos o amor e a graça de Deus a fim de que a nossa colheita seja frutífera. O tempo de procurar o Senhor é hoje; é tempo de louvá-Lo e glorificá-Lo, mas também de seguir os Seus ensinamentos. Não deixemos que o nosso coração se divida com as coisas que nos tiram de Deus e do Seu Amor e nos aprisionam a nós mesmos. – Como você tem usado os dons que o Senhor lhe dá? – E os frutos das suas conquistas, a quem você tem alimentado?

– O significa para você o termo procurar o Senhor? – Você se sente dividido (a) entre Deus e o mundo?

Salmo - Sl 104 (105),2-3. 4-5. 6-7 (R. 4b)

R. Buscai constantemente a face do Senhor!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


2Cantai, entoai salmos para ele, * 
publicai todas as suas maravilhas! 
3Gloriai-vos em seu nome que é santo, * 
exulte o coração que busca a Deus!R. 

4Procurai o Senhor Deus e seu poder, * 
buscai constantemente a sua face! 
5Lembrai as maravilhas que ele fez, * 
seus prodígios e as palavras de seus lábios!R. 

6Descendentes de Abraão, seu servidor, * 
e filhos de Jacó, seu escolhido, 
7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, * 
vigoram suas leis em toda a terra.R. 

Reflexão - O salmo nos ensina: “procurai o Senhor e seu poder, buscai constantemente a sua face”! Não adianta ter buscado o Senhor só no passado, o tempo é hoje, e a hora é agora! As leis do Senhor vigoram em toda a terra e por mais que o homem tente se afastar dos Seus preceitos Ele nunca desistirá de procurá-lo para que encontre o caminho da vida.

 

 

 

Evangelho - Mt 10,1-7

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 10,1-7

Naquele tempo: 1Jesus chamou os doze discípulos e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. 2Estes são os nomes dos doze apóstolos: primeiro, Simão chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4Simão, o Zelota, e Judas Iscariotes, que foi o traidor de Jesus. 5Jesus enviou estes Doze, com as seguintes recomendações: 'Não deveis ir aonde moram os pagãos, nem entrar nas cidades dos samaritanos! 6Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. Palavra da Salvação. 

 

Reflexão - o reino é Jesus e Ele mora no nosso coração

Precisamos estar a postos para atender ao chamado de Jesus, pois, assim como escolheu os doze apóstolos e deu a eles poder para tudo fazer em Seu Nome, Jesus nos chama hoje, pessoalmente, e nos manda procurar aqueles que estão desgarrados. Jesus nos envia em busca das ovelhas perdidas, resgatar as que estão extraviadas, procurar pela semente que não germinou.  Os mais simples detalhes da Palavra de Deus são uma riqueza de sabedoria para a nossa vida. Até no modo de descrever a sequência de nomes dos discípulos de Jesus, nós percebemos a inspiração do Autor Sagrado para nos transmitir os recados de Deus. Pedro e André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus; Tiago e Tadeu; Simão e Judas Iscariotes. Dois a dois, sempre um com o outro; sempre em comum unidade, sempre em comunidade. Na nossa caminhada de vida sempre precisaremos do outro, que nos complementa, que possui algo que nós não possuímos. Por isso, formamos um Corpo que se ajusta e se ajuda quando nos prezamos e nos amamos.  Ninguém pode ficar de fora dos projetos de Deus para edificação do reino do céu aqui na terra. Por isso, Jesus nos manda ir dois a dois, e no nosso caminho precisamos anunciar somente o que já vivenciamos: "O reino dos céus está próximo". O reino de Deus já está acontecendo, pois, o reino é Jesus e Ele mora no nosso coração! Portanto, é Ele quem também nos dá poder para, em Seu Nome, expulsar os espíritos maus e curar todo tipo de doença e enfermidade

- Você sente a presença do céu no seu coração?

 - Você é uma pessoa que percebe a necessidade do "outro" na sua vida?

 - Você é uma pessoa autossuficiente? 

Você percebe nas outras pessoas o que falta em si e fica alegre com isso?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: