quarta-feira, 27 de julho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

27 DE JULHO DE 2022

 

4ª. FEIRA DA DÉCIMA SÉTIMA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor verde

 

1ª. Leitura – Jer 15, 10.16-21

 

 Leitura do Livro do Profeta Jeremias 15,10.16-21
10
Ai de mim, minha mãe, que me geraste um homem de controvérsia, um homem em discórdia com toda a gente! Não emprestei com usura nem ninguém me emprestou, e, contudo, todos me amaldiçoam. 16Quando encontrei tuas palavras, alimentei-me, elas se tornaram para mim uma delícia e a alegria do coração, o modo como invocar teu nome sobre mim, Senhor Deus dos exércitos. 17Não costumo frequentar a roda dos folgazões e gabo-me disso; fiquei a sós, sob o influxo de tua presença e cheio de indignação. 18Por que se tornou eterna minha dor, por que não sara minha chaga maligna? Para mim te tornaste como miragem de um regato, como visão d'águas ilusórias. 
19Ainda assim, isto diz-me o Senhor: 'Se te converteres, converterei teu coração, para te sustentares em minha presença; se souberes separar o precioso do vil, falarás por minha boca; os outros voltarão para ti, e tu não voltarás para eles. 
20Em favor deste povo, farei de ti uma muralha de bronze fortificada; combaterão contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para te salvar e te defender, diz o Senhor. 
21Eu te libertarei das mãos dos perversos e te salvarei dos prepotentes'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Somos também homens de controvérsia
Nós também, como o profeta, somos homens de controvérsia, no entanto, nos abismamos quando a nossa vida, se torna uma consequência de relacionamentos polêmicos, discórdias, humilhações e fracasso. Aí, então, nos lamentamos diante de Deus nos defendendo, pois, nos consideramos justos (as), e cheios de razão! Todavia, Ele que conhece o nosso interior, alcança as nossas intenções, razões e motivos, por isso também diz a cada um de nós: “Se te converteres, converterei teu coração...se souberes separar o precioso do vil...” A conversão é a nossa resposta ao dom da fé que Deus nos dá. Muitas vezes, depois de termos um encontro pessoal com Jesus ficamos tão maravilhados (as) que entendemos já estar prontos (as) e acabados (as). Todavia, devemos perceber que a obra de Deus se realiza dentro de nós paulatinamente e na medida em que caminhamos, Ele nos vai instruindo, exortando e admoestando a fim de que a nossa vida seja uma prova real de que Ele é o Senhor dela. Precisamos dar testemunho de mudança, de transformação com atitudes concretas e não só de palavras. Precisamos perceber a diferença entre o que é bom e o que é mal. Os nossos fracassos na maioria das vezes são uma consequência das nossas ações atropeladas, das nossas escolhas malfeitas. Como profetas nós precisamos entender que as dificuldades são naturais no exercício do nosso ministério. Deus aí está presente em todas as horas da nossa vida: Ele espera a conversão do nosso coração e o nosso desejo de ser santo. Se, soubermos “separar o precioso do vil” poderemos falar em nome do Senhor e Ele nos fará como uma muralha de bronze fortificada que mesmo no maior combate se mantém de pé.  – Toda ação gera uma reação: você tem sofrido ou alegrado com o resultado das suas ações? – Você já começou o processo de se deixar converter por Deus? – O que você mais tem pedido a Deus nas suas orações? – Você reza pela sua conversão? 

 

Salmo 58,2-3. 4-5a. 10-11. 17. 18 (R. 17d)

 

R. Sois meu refúgio no dia da aflição.

2
Libertai-me do inimigo, ó meu Deus, *
e protegei-me contra os meus perseguidores!
3Libertai-me dos obreiros da maldade, *
defendei-me desses homens sanguinários! R. 

4Eis que ficam espreitando a minha vida, * poderosos armam tramas contra mim. 
5aMas eu, Senhor, não cometi pecado ou crime. R. 

10Minha força, é a vós que me dirijo, + porque sois o meu refúgio e proteção, * 
11Deus clemente e compassivo, meu amor! Deus virá com seu amor ao meu encontro, * e hei de ver meus inimigos humilhados. R. 

17Eu, então, hei de cantar vosso poder, * e de manhã celebrarei vossa bondade, porque fostes para mim o meu abrigo, * o meu refúgio no dia da aflição. R. 

18Minha força, cantarei vossos louvores, + porque sois o meu refúgio e proteção, * Deus clemente e compassivo, meu amor!R.

 

Reflexão - Deus virá com o seu amor ao meu encontro, e hei de ver meus inimigos humilhados”, diz o salmo.  Os inimigos estão dentro de nós. São eles, rancor, rebeldia, ressentimento, desejos impuros, interesses. Assim, quando estamos sob a pressão dos nossos inimigos nós podemos ou não cair nas armadilhas dependendo da nossa postura diante do convite de Deus.

 

Evangelho – Mt 13, 44-46

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44'O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – o reino do céu é decisão

Na nossa caminhada aqui na terra, desde cedo saímos à procura da felicidade nos mais diversos lugares, nas ocasiões e situações que nos atraem, assim como também no amor das pessoas, na realização profissional, no sucesso nos empreendimentos etc. e nem sempre isso nos torna pessoas alegres e felizes. Alcançamos muitas metas, galgamos cargos, amealhamos dinheiro, mas nem sempre tudo isso nos alegra ou nos faz ser feliz. Um dia nós percebemos que alcançamos o reino da terra, mas estamos longe do reino do céu. Nas duas mensagens deste Evangelho, Jesus nos apresenta o reino dos céus como algo muito valioso que alguém busca, e encontra. Porém, nós constatamos que a conquista do reino dos céus desperta em quem o encontrou sentimento de alegria e felicidade assim como a decisão de vender todos os bens que possui para apossar-se daquele tesouro. Acontece que o reino dos céus não pode ser achado fora de nós, nas coisas que encontramos no nosso exterior.  Ele é como um tesouro que está escondido dentro do nosso coração no meio do campo da nossa humanidade ou uma pérola preciosa que é buscada por nós, mas que só é encontrada quando nos encontrarmos conosco mesmos. Quando descobrimos que dentro de nós há a riqueza do reino de Deus, do amor do céu, aos pouquinhos vamos deixando de lado os valores que nos prendem à vida material, a qual nós tocamos e enxergamos, para nos apossar da riqueza invisível, que gera, amor, paz, alegria, consolo, fortaleza, mansidão, compreensão, esperança, vitória, felicidade, mesmo no meio das dificuldades. Aí então, nós experimentamos uma mudança de vida e de atitude que nos faz ser feliz na vivência das coisas mais simples. O reino de Deus, então, pode ser entendido como um processo de conversão, de mudança e transformação firme e gradual que vai se manifestando no nosso modo de ser e de agir. Dessa forma nós vamos descobrindo que aquilo que tanto buscávamos e procurávamos, na verdade, só acontece na medida em que caminhamos na trilha que o Evangelho nos desvenda.

– Você também tem buscado a felicidade? 

Você já sente as primícias do reino de Deus?

 – Você já tem vislumbrado a pérola e o tesouro que existem no seu coração? 

– Onde está o reino dos céus?

 – Quais são os sentimentos que você guarda no seu coração?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novoo Caminho

 


Nenhum comentário: