terça-feira, 12 de julho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

12 DE JULHO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA DÉCIMA QUINTA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

Cor Verde

 

 

 

1ª Leitura - Is 7,1-9

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 7,1-9

1No tempo de Acaz, filho de Joatão, filho de Ozias, rei de Judá, aconteceu que Rason, rei da Síria, e Facéia, filho de Romelias, rei de Israel, puseram-se em marcha para atacar Jerusalém, mas não conseguiram conquistá-la. 2Foi dada a notícia à casa de Davi: 'Os homens da Síria estão acampados em Efraim'. Tremeu o coração do rei e de todo o povo, como as árvores da floresta diante do vento. 3Então disse o Senhor a Isaías: 'Vai ao encontro de Acaz com teu filho Sear-Iasub (isto é, 'um resto voltará') até a ponta do canal, na piscina superior, na direção da estrada do Campo dos pisadores; 4e dirás ao rei: Procura estar calmo; não temas nem estremeça o teu coração por causa desses dois pedaços de tição fumegantes, diante da ira furiosa de Rason e da Síria, e do filho de Romelias, 5por terem a Síria, Efraim e o filho de Romelias conjurado contra ti, dizendo: 6'Vamos atacar Judá, 
enchê-lo de medo e conquistá-lo para nós, e nomear novo rei, o filho de Tabeel'. 7Isto diz o Senhor Deus: 'Este plano fracassará, nada disso se realizará! 8Que seja Damasco a capital da Síria 
e Rason o chefe de Damasco; dentro de sessenta e cinco anos 
deixará Efraim de ser povo; 9que seja a Samaria capital de Efraim 
e o filho de Romelias chefe de Efraim. De resto, se não confiardes, não podereis manter-vos firmes'. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - A Palavra de Deus é o refúgio para as nossas apreensões.

As palavras de encorajamento do profeta Isaías  devem nortear a nossa vida a cada momento, principalmente, quando estivermos sendo desafiados: “Procura estar calmo; não temas nem estremeça o teu coração...” Assim como aconteceu com Ozias, também as notícias funestas e as previsões catastróficas que os homens fazem nos levam a tremer. No entanto, o texto nos sugere que, quando vivemos em conformidade com os preceitos do Senhor, não podemos temer as investidas dos homens nem as chantagens que o mundo faz. Pelo contrário, devemos permanecer firmes e esperar o cumprimento das promessas de Deus. Diante de simples ameaças e de prognósticos negativos   nos angustiamos e perdemos a serenidade dando vazão a sentimentos de desânimo e desesperança. Outras vezes, queremos fugir do infortúnio e do sofrimento agindo por conta própria sem nem mesmo pensar no que Deus poderá fazer para nos livrar.  A Palavra de Deus deve ser o refúgio para as nossas apreensões, em todas as circunstâncias. Entretanto, na nossa caminhada nós temos receio de enfrentar os homens, mas não tememos a Deus ficando inertes diante da Sua Palavra que nos exorta à conversão e à mudança de vida. O Senhor nos diz hoje diante das notícias que nos assombram: “este plano fracassará, nada disso se realizará!”  Precisamos, porém, confiar, porque o mesmo Deus que assim fala, também nos alerta por meio do profeta: “se não confiardes, não podereis manter-vos firmes”. Com efeito, a fé em Deus e nas Suas promessas é imprescindível para que nos mantenhamos firmes e de pé diante das ameaças do inimigo.  Se estivermos fundamentados e fiéis à Palavra do Senhor nunca poderemos nos assustar com “os pedaços de tição fumegantes” que existem no mundo para nos perturbar e nos tirar a paz de espírito.  - Você tem medo quando ouve os prognósticos dos homens que falam de tufão, de tsunamis, de terremotos, e fim do mundo? – Qual é a sua atitude? – Essas notícias servem para que você queira mudar de vida e de procedimento? – O que poderá fazer você diante de notícias funestas e ameaçadoras? 

Salmo - Sl 47,2-3a. 3b-4. 5-6. 7-8 (R. 9d)

 

R. O Senhor estabelece sua cidade para sempre.



2Grande é o Senhor e muito digno de louvores * 
na cidade onde ele mora; 
3aseu Monte santo, esta colina encantadora * 
é a alegria do universo.R. 

3bMonte Sião, no extremo norte situado, * 
és a mansão do grande Rei! 
4Deus revelou-se em suas fortes cidadelas * 
um refúgio poderoso.R. 

5Pois eis que os reis da terra se aliaram, * 
e todos juntos avançaram; 
6mal a viram, de pavor estremeceram, * 
debandaram perturbados.R. 

7Como as dores da mulher sofrendo parto, * 
uma angústia os invadiu; 
8semelhante ao vento leste impetuoso, * 
que despedaça as naus de Társis. 

 

Reflexão - Monte Sião é o nosso coração! Estejamos certos de que o nosso coração é a mansão do grande rei e que o Senhor já estabeleceu a sua morada no meio de nós, portanto, Ele está muito perto e podem todos os reis da terra se ajuntar contra nós, o Senhor é o nosso refúgio poderoso. Tenhamos confiança no Senhor nosso Deus e caminhemos seguros, pois em nós Ele estabeleceu Sua morada para sempre.

Evangelho - Mt 11,20-24

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 11,20-24

Naquele tempo: 20Jesus começou a censurar as cidades onde fora realizada a maior parte de seus milagres, porque não se tinham convertido. 21'Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se os milagres que se realizaram no meio de vós, tivessem sido feitos em Tiro e Sidônia, há muito tempo elas teriam feito penitência, 
vestindo-se de cilício e cobrindo-se de cinza. 22Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidônia serão tratadas com menos dureza do que vós. 23E tu, Cafarnaum! Acaso serás erguida até o céu? Não! Serás jogada no inferno! Porque, se os milagres que foram realizados no meio de ti tivessem sido feitos em Sodoma, ela existiria até hoje! 24Eu, porém, vos digo: no dia do juízo, Sodoma será tratada com menos dureza do que vós!' Palavra da Salvação. 

 

Reflexão – A palavra de Deus nos leva à conversão.
Jesus nos dá consciência de que a nossa responsabilidade diante dos acontecimentos da nossa vida é pessoal e intransferível. Assim, Ele se reporta aos fatos bíblicos para abrir os nossos olhos e esclarecer que todos aqueles que têm acesso à Sua Palavra e conhecimento dos Seus ensinamentos, serão tratados com mais dureza do que outros (as) que ainda vivem na ignorância, porque não conhecem a riqueza dos Seus preceitos. Assim sendo, a Palavra de Deus a cada momento, nos exorta e admoesta com o objetivo de nos levar à conversão e mudança concreta de vida e de atitude gerando transformação interior. Portanto, Corazim, Betsaida e Cafarnaum, somos nós também, hoje, que recebemos os favores de Deus, usufruímos de bênçãos gratuitas, no entanto, nos acomodamos na mesma vida de sempre sem mudança nem transformações. Apesar de refletir e meditar nas mensagens do Evangelho, somos como aquelas cidades onde Jesus operou milagres e prodígios e, nem assim, quiseram acreditar que Ele fosse o Filho de Deus feito homem. Continuavam com as mesmas práticas e não se arrependiam dos seus pecados. Às vezes, nós julgamos as pessoas que vivem no mundo e praticam absurdos e não consideramos que, se elas tivessem tido a mesma oportunidade que nós, talvez pudessem arrepender-se e, quem sabe, alcançar no reino de Deus um lugar melhor que o nosso.  Por isso, hoje, Jesus nos chama a abrir olhos e ouvidos a fim de apreender os Seus ensinamentos e continua nos avisando e admoestando, porém não acreditamos. Por outro lado, às vezes, temos mais fé nas pessoas que nos ensinam como viver no mundo, levando vantagem e usufruindo dos bens e não escutamos os conselhos de Jesus que veio ao mundo para nos garantir não somente bens e posses, mas, a vida interminável. A Ele, sim, devemos dar crédito, porque as Suas Palavras são palavras de vida eterna.

   Você tem dado crédito à Palavra que reflete? 

 – A que espécie de vida a Palavra de Deus o (a) tem guiado?

 – Você identifica milagres na sua vida?

 – Como você tem demonstrado gratidão a Deus


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 


Nenhum comentário: