sexta-feira, 1 de julho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

1 DE JULHO DE 2022

 

6ª. FEIRA DA XIII SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor: Verde

 

 

1ª Leitura - Am 8,4-6.9-12

 

Leitura da Profecia de Amós 8,4-6.9-12

4Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; 5vós que andais dizendo: 'Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, 6dominar os pobres com dinheiro 
e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?' 9Acontecerá que naquele dia, diz o Senhor Deus, 
farei que o sol se ponha ao meio-dia e em pleno dia escureça a terra; 10mudarei em luto vossas festas e em pranto todos os vossos cânticos; farei vestir saco a todas as cinturas e tornarei calvas todas as cabeças, o país porá luto, como por um filho único, e o final desse dia terminará em amargura. 11Eis que virão dias, diz o Senhor, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir a palavra do Senhor'. 
12Os homens vaguearão de um mar a outro mar, circulando do norte para o oriente, em busca da palavra do Senhor, mas não a encontrarão. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão – A fome de Deus é grande!

Nesta profecia de Amós o Senhor nos revela claramente o que poderá acontecer com todos aqueles que agem com a desonestidade e a ganância tão detestadas por Ele: “mudarei em luto vossas festas e em pranto todos os vossos cânticos”, isto é, quem canta vitória em virtude do que conseguiu sonegando, humilhando, terá como consequência a própria ruína. O mundo com sua injustiça perverte o coração do homem que é criação de Deus e objeto da Sua benevolência. Assim sendo, ele perde o referencial do seu Criador e obstina-se em não se voltar para Aquele que o ama. Abandona-se a si mesmo, às suas injustiças e iniquidades e, por isso, sofre as consequências. Diante da profecia de Amós, só nos resta perceber até que ponto estamos inseridos neste contexto do mundo. Nós, os que meditamos a Palavra de Deus todos os dias, nós que temos conhecimento dos seus ensinamentos, somos chamados a descobrir qual o interesse e com que intenção agimos no nosso dia a dia. Às vezes queremos separar as nossas ações na Igreja, na Comunidade, das nossas atitudes no trabalho, na sociedade e mesmo dentro da nossa casa. Na maioria das vezes o que norteia as nossas ações em busca da sobrevivência ou do possuir mais é o desejo de levar vantagem sobre os outros. O tempo em que os homens vagueiam de “um mar a outro mar” em busca da Palavra do Senhor, mas não a encontram, já chegou. A fome de Deus é grande nesses corações, mas eles não conseguem encontrá-lo porque estão mais interessados em si mesmos. O Senhor, no entanto, nos prepara para que possamos dar a eles o Pão da Sua Palavra e a Água do Seu Espírito Santo por meio do nosso testemunho de integridade.  – Como você se sente diante dessa profecia? - Como tem sido a sua maneira de agir quando defende os seus próprios interesses? – Você tem adulterado alguma “balança”, diminuindo ou aumentando pesos’? – Até que ponto você valoriza as coisas materiais? – Você se acha uma pessoa justa?

 

Salmo - Sl 118, 2. 10. 20. 30. 40. 131 (R.Mt 4,4)

 

R. O homem não vive somente de pão,
mas de toda palavra da boca de Deus.


2Feliz o homem que observa seus preceitos, * 
e de todo o coração procura a Deus! 

10De todo o coração eu vos procuro, * 
não deixeis que eu abandone a vossa lei!R. 

20Minha alma se consome o tempo todo * 
em desejar as vossas justas decisões.R. 

30Escolhi seguir a trilha da verdade, * 
diante de mim eu coloquei vossos preceitos.R. 

40Como anseio pelos vossos mandamentos! * 
Dai-me a vida, ó Senhor, porque sois justo!R. 

131Abro a boca e aspiro largamente, * 
pois estou ávido de vossos mandamentos.R. 

 

Reflexão - O salmo é um cântico que deveria estar sempre em nossos lábios: “O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus”! Se entendêssemos isso, com certeza a nossa vida teria mais sentido, pois somente quem nos criou pode tomar decisões justas a nosso respeito. A sugestão que vem da boca de Deus é o princípio da nossa felicidade, pois nela está a trilha da verdade. Não deveríamos buscar outra coisa que não fosse seguir os preceitos do Senhor.

 

Evangelho - Mt 9,9-13

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 9,9-13

Naquele tempo: 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!'
Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos.
11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: 'Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?'
12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: 'Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes.13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício'. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – somos doentes pelo pecado

Muitas pessoas que seguem o caminho de Deus, pressupõe, erradamente, que os grandes pecadores, isto é, os que cometem atrocidades não têm mais chances com Deus por causa das suas grandes infrações. Neste Evangelho, Jesus Cristo vem nos dizer justamente o contrário: “eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.  Ele compara o pecador a alguém que está doente e, por isso, precisa de médico para ser curado. Jesus Cristo é o médico enviado pelo Pai para nos devolver a saúde, partindo do princípio de que todos nós precisamos de médico, pois somos doentes pelo pecado. Jesus veio atrair para Si os mais pecadores e, quanto mais reconhecemos o nosso pecado, mais Ele olha para nós e insiste em que O acompanhemos. Jesus nos chama e nos atrai para si, mesmo que estejamos “instalados na coletoria de impostos” com a mente cheia de interesses pecaminosos e com mil planos para colocar em ação. E quando escutamos a Sua voz nos chamando pelo nome não conseguimos mais ficar parados no mesmo posto, fazendo as mesmas coisas e alimentando-nos de migalhas. É aí que Ele nos vê e se apieda do nosso coração doente chamando-nos com autoridade: “Segue-me”! Como Mateus, nós também nos levantamos e O seguimos, ansiando levá-Lo para perto daqueles a quem mais amamos. E é isto mesmo que Ele deseja: ser convidado para entrar na nossa casa e levar para lá a salvação, não importando como esteja a nossa família. O seguimento de Jesus nos motiva a negar tudo o que o mundo nos ensinou e a assumir compromisso com uma vida digna de filhos e filhas de Deus.

- Você já atendeu ao chamado de Jesus?  

Você se reconhece doente, necessitado (a) de médico?

– Jesus veio para você?

 – Qual é a sua postura diante daqueles que são “pecadores públicos”?  

Você acha que eles também têm direito a salvação?   

Você também se sente julgado (a) por alguém quando erra?  


Helena Serpa, 

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: