quarta-feira, 20 de julho de 2022

REFLEXÕE SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

20 DE JULHO DE 2022

 

4ª. FEIRA DA DÉCIMA SEXTA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª Leitura - Jr 1,1.4-10

 

Início do Livro do Profeta Jeremias 1,1.4-10

1Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes de Anatot, da tribo de Benjamim. 4Foi-me dirigida a palavra do Senhor, dizendo: 5'Antes de formar-te no ventre materno, eu te conheci; antes de saíres do seio de tua mãe, eu te consagrei e te fiz profeta das nações'. 6Disse eu: 'Ah! Senhor Deus, eu não sei falar, sou muito novo'. 7Disse-me o Senhor: 'Não digas que és muito novo; a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. 8Não tenhas medo deles, pois estou contigo para defender-te', diz o Senhor. 9O Senhor estendeu a mão, tocou-me a boca e disse-me: 'Eis que ponho minhas palavras em tua boca. 10Eu te constituí hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar'.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Consagrados ao Senhor!

O chamado de Deus para nós é irrevogável, pois, fomos marcados desde o ventre materno e, pelo Batismo, fomos consagrados por amor. Mesmo que nos consideremos os menores ou que não saibamos nem falar o Senhor nos garante: “a todos a quem eu te enviar, irás, e tudo que eu te mandar dizer, dirás. Não tenhas medo... pois estou contigo para defender-te!”  O Senhor Deus tem uma pretensão a nosso respeito e fará de tudo para que possamos cumprir bem tudo o que a nós foi destinado. E tooda e qualquer ação que fizermos em Seu Nome com o intuito de edificar o Seu Reino Ele põe na nossa boca as Suas palavras e nos dá a autoridade e o poder do Espírito Santo para falar e agir. Em vista disso, não queiramos fugir desta Consagração, pois o Senhor não dá ouvidos às nossas justificativas de que, “eu não sei falar, sou muito novo”. Ele nos capacita e direciona de acordo com o que já está planejado para nós como missão. Assim como Jeremias, todos nós também nos sentimos pequenos e incapacitados para falar em nome de Deus, pois reconhecemos a nossa humanidade frágil e temos receio de que ela possa intervir na obra que o Senhor pretende realizar por nosso meio. No entanto, quando, mesmo reconhecendo a nossa incompetência, nos apossamos das Palavras e promessas do Senhor, verificamos que tudo o quanto as Escrituras dizem em relação aos profetas, se ajusta também a nós, hoje, dentro da realidade em que vivemos.  Ao contrário, quando nos escusamos a dar o passo para falar em nome do Senhor, com a desculpa de que não estamos preparados (as) para a missão, assinamos um atestado de omissão e de falta de confiança no chamado de Deus.   Ele “nos constitui hoje sobre povos e reinos com poder para extirpar e destruir, devastar e derrubar, construir e plantar”. O Senhor abriu para nós muitas frentes de trabalho e não podemos perder tempo, porque o mundo agoniza com fome de Deus. – Você já escutou a voz de Deus que o (a) chama para alguma missão? – Qual é a sua missão aqui na terra? – Você se sente incapaz de cumpri-la? –  A quem você tem pedido ajuda? – Como você tem presenciado os desacertos do mundo de hoje? – Você acha que o mundo precisa de Deus?

 

Salmo - Sl 70, 1-2. 3-4a. 5-6ab. 15.17 (R.15)

R. Minha boca anunciará vossa justiça.


1Eu procuro meu refúgio em vós, Senhor:*
que eu não seja envergonhado para sempre!
2Porque sois justo, defendei-me e libertai-me!*
Escutai a minha voz, vinde salvar-me!R.

3Sede uma rocha protetora para mim,*
um abrigo bem seguro que me salve!
Porque sois a minha força e meu amparo,
o meu refúgio, proteção e segurança!
4aLibertai-me, ó meu Deus, das mãos do ímpio.R.

5Porque sois, ó Senhor Deus, minha esperança,*
em vós confio desde a minha juventude!
6aSois meu apoio desde antes que eu nascesse,
6bdesde o seio maternal, o meu amparo.R.

15Minha boca anunciará todos os dias*
vossa justiça e vossas graças incontáveis.
17Vós me ensinastes desde a minha juventude,*
e até hoje canto as vossas maravilhas.R.

 

Reflexão - Somos chamados (as) a anunciar a justiça do Senhor no meio da humanidade, por isso, muitas vezes somos perseguidos. Porém, àqueles (as) a quem chama o Senhor também, ampara e dá proteção. E ele nos chamou ainda quando estávamos no ventre materno e desde a nossa juventude Ele nos prepara para o momento presente da nossa vida. A nossa salvação, portanto, está em que ponhamos a nossa esperança no Senhor a fim de que Ele seja, a nossa força e amparo, refúgio, proteção e segurança! Amém! Aleluia!

 

Evangelho - Mt 13,1-9

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 13,1-9

1Naquele dia, Jesus saiu de casa e foi sentar-se às margens do mar da Galiléia. 2Uma grande multidão reuniu-se em volta dele. Por isso Jesus entrou numa barca e sentou-se, enquanto a multidão ficava de pé, na praia. 3E disse-lhes muitas coisas em parábolas:
'O semeador saiu para semear. 4Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho, e os pássaros vieram e as comeram. 5Outras sementes caíram em terreno pedregoso,
onde não havia muita terra. As sementes logo brotaram,
porque a terra não era profunda. 6Mas, quando o sol apareceu,
as plantas ficaram queimadas e secaram, porque não tinham raiz.
7Outras sementes caíram no meio dos espinhos. Os espinhos cresceram e sufocaram as plantas. 8Outras sementes, porém, caíram em terra boa, e produziram à base de cem, de sessenta e de trinta frutos por semente. 9Quem tem ouvidos, ouça!' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – semear e continuamente semear o Amor de Deus

Hoje, Jesus nos propõe uma trajetória constante e ininterrupta: semear e continuamente semear. Como semeadores, somos enviados (as) a semear a semente do Amor de Deus por onde estivermos e isto é motivo de grande alegria! O Amor de Deus se manifesta a partir da proposta de uma vida nova, quando espalhamos a semente da Palavra de Deus em todo o tipo de terreno. Deus quer chamar a todos! Por isso, o Senhor nos orienta a não procurar somente aqueles terrenos que entendemos ser bom. Ele nos ensina que o semeador espalha a semente em todo terreno e a sementeira prosperará naquele terreno que for o melhor para o plantio. Não nos compete escolher o terreno, mas apenas semear com amor. Semeamos a boa semente quando, em qualquer circunstância vivenciamos o amor, quando perdoamos, quando acolhemos, quando suportamos, quando compreendemos, quando exortamos, quando aconselhamos e consolamos. Dessa forma, estamos fomentando os ensinamentos evangélicos e exalando o perfume do amor de Deus pelo mundo. A face de Jesus revelar-se-á através das nossas ações, das nossas atitudes concretas e, também, por meio das nossas reações às surpresas que nos são impostas pela vida. Nós semeamos não somente quando pensamos e agimos, mas, principalmente, quando reagimos. Jesus semeou a mansidão e a brandura, o perdão, a aceitação à vontade do Pai, a compaixão e a misericórdia. No entanto, não foi aclamado e reconhecido por todos e, até hoje, muitos ainda não O aceitam e, nem por isso, Ele desistiu de todos nós. A nossa parte, portanto, é SEMEAR, a obra é de Deus que conhece os terrenos e tem um intuito para com cada um deles.

– O que você tem semeado por onde passa?

 – A amizade e o perdão já fazem parte da sua bagagem de semeador (a)?

 – Com que objetivo você tem feito todas as coisas na sua vida? 

– Você é uma pessoa que transmite felicidade ou amargura?

 – Como está o terreno do seu coração?

Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: