sábado, 16 de julho de 2022

PAPA AO POVO DOMINICANO: CAMINHAR UNIDO NA FRATERNIDADE


Mensagem do Pontífice por ocasião do Ano Jubilar Altagraciano: a Virgem Maria nos encoraja "a preservar e manter acesa a chama da esperança que nossos ancestrais nos transmitiram na fé".

Amedeo Lomonaco – Vatican News

O Papa Francisco enviou uma mensagem, neste sábado (16/07), ao povo dominicano por ocasião do Ano Jubilar Altagraciano.

Peço-lhe para não vacilar no "testemunho de fé, para preservar e fortalecer, com o exemplo e intercessão da Virgem Maria, seu amor por Jesus e pela Igreja". É o que o Papa Francisco escreve na mensagem ao povo dominicano por ocasião do Ano Jubilar Altagraciano anunciado pela Conferência Episcopal local para comemorar o Centenário da Coroação canônica da Imagem da Virgem de Altagracia, rainha e protetora do país caribenho. "Essa devoção mariana que vocês sentem tanto - sublinha o Pontífice - é um sinal das raízes cristãs que caracterizam e dão vida à sua terra". Na mensagem, o Papa anunciou que tinha pedido ao arcebispo Edgar Peña Parra, substituto dos Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, para depor aos pés da Mãe de Altagracia sua homenagem filial simbolizada pela rosa de ouro.

Manter a chama da esperança acesa

Francisco também lembra que a Virgem de Altagracia foi nos momentos difíceis uma "fonte de unidade" para o povo dominicano. O olhar amoroso da Mãe que contempla o Menino "é um convite para que aprendamos a ver, através de seus olhos, Jesus presente em nosso próximo, e lembrar que fazemos parte da mesma família humana chamada à convivência fraterna e solidária". A Virgem, acrescenta o Pontífice, "nos impele a preservar e manter acesa a chama da esperança que nossos ancestrais nos transmitiram na fé, e transmiti-la aos outros com humildade, confiando na graça do Senhor".

Caminhar além das divisões e da desconfiança

Francisco exorta os dominicanos a não terem medo de "caminhar todos juntos, além das divisões e da desconfiança, unidos na fraternidade, na direção que Jesus indica no Evangelho". A não hesitar em "buscar com simplicidade a vontade de Deus, porque Ele é o Pai da ternura que abraça a todos e nunca nos abandona". A ter confiança de que "sua luz divina transforma os corações e os leva ao encontro com Ele e com os irmãos e irmãs". "Tenham fé - escreve por fim o Papa na mensagem – de que a força do Espírito Santo impele a realizar com alegria e constância obras de amor e bem em favor daqueles que mais precisam".

Aos pés da Mãe de Altagracia

A Padroeira da República Dominicana recebeu o título de "Altagracia" porque ninguém mais do que ela, que é a Mãe de Deus, pode doar aos seus filhos um maior número de graças. A imagem de Nossa Senhora da Altagracia foi coroada pelo Papa Pio XI e pelo Papa João Paulo II: a primeira coroação ocorreu em 15 de agosto de 1922, e a segunda em 12 de outubro de 1992, durante a segunda visita de São João Paulo II ao país

Nenhum comentário: