terça-feira, 5 de julho de 2022

CARDEAL HUMMES: UM PAI E PASTOR PARA A COMUNIDADE SHALOM

  

Cardeal Hummes foi o arcebispo que aprovou, em 1998, os primeiros Estatutos a nível diocesano, foi ele também, um dos primeiros apoiadores e incentivadores da Comunidade Shalom.



CARDEAL HUMMES COM O FUNDADOR DA COMUNIDADE

A Arquidiocese de São Paulo comunicou na manhã de segunda-feira, 4, o falecimento do Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo. Dom Cláudio tinha 87 anos (completaria 88 anos em 8 de agosto) e morreu onde residia, na zona Sul de capital paulista, onde permanecia, a seu pedido, em cuidados paliativos após um quadro irreversível de câncer no pulmão.

O percurso institucional da Comunidade Shalom teve início em 1982 com o Cardeal Aloísio Lorscheider, então arcebispo de Fortaleza, e amadureceu com o apoio do Cardeal Hummes, que aprovou em 1998 os primeiros Estatutos da associação, na época a caráter apenas diocesano.

Leia também| Nota de Falecimento do Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes

Confira na reportagem os feitos apostólicos e a presença do cardeal na Comunidade, com falas históricas de Dom Hummes, Moysés Azevedo, vídeos e galeria de fotos.

Pastor nos primeiros passos da Comunidade

Moysés Azevedo, fundador da Comunidade Shalom, relembra como foi a chegada de Dom Cláudio na Arquidiocese:

Após a transferência de Dom Aloísio Lorscheider para a arquidiocese de Aparecida, a Comunidade começou um período de adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento e em intercessão em favor do novo arcebispo que o Santo Padre iria nomear. E suplicávamos muito humildemente que o Senhor nos desse um pastor segundo o seu coração. 

Em 1996, nós recebemos como arquidiocese de Fortaleza e nós como Comunidade Shalom a notícia da nomeação do então bispo de Santo André, Dom Cláudio Hummes, como arcebispo de Fortaleza. Já o amávamos antes de conhecê-lo porque essa amizade e esse amor foi sendo gerado pela fé e pela oração. Quando Dom Cláudio chegou foi muito impressionante porque o próprio Deus foi nos aproximando dele.

 Sereno, um pastor com o coração aberto, acolhedor. Foi conhecendo a Comunidade, realizou uma visita pastoral durante uns dois dias conhecendo toda a realidade da Comunidade. E começou então a ter um vínculo muito próximo, tanto da nossa parte dele ser o nosso pastor, o nosso arcebispo, e acredito também da parte dele, como um bom pastor que acolhia uma realidade nova, que estava surgindo na Igreja e, com seu discernimento e sua sabedoria, foi nos apoiando, nos animando, nos ajudando.

Aprovação dos Estatutos da Comunidade Católica Shalom

Foi em abril de 1998 que Dom Cláudio Hummes aprovou os Estatutos a nível diocesano da Comunidade Shalom, conforme consta no Histórico:

 17. Na terça-feira, 14 de abril, D. Cláudio Hummes assinou o Decreto de Reconhecimento e Aprovação da Associação Privada de Fiéis Comunidade Católica Shalom, cuja cópia precede o texto dos nossos Estatutos.

18.   No decreto, D. Cláudio Hummes reconhece e aprova a Comunidade Católica Shalom como Associação Privada de Fiéis, segundo os cânones 298 e 299 do CIC -Código de Direito Canônico-, em condição ad experimentum por um período de sete anos.” (Histórico da CCCH, §§ 17,18)

Dom Claudio revelou em uma entrevista para um jornal local da época, um episódio dos bastidores daquela aprovação. Ele conta que conheceu a Comunidade quando foi nomeado arcebispo e foi uma grande surpresa.

Confira um trecho da entrevista:

“Eles eram capazes de mover a cidade em termos de agilização, de celebração. Eles enchiam a Arena Castelão, o grande estádio de futebol que só o Papa João Paulo II conseguiu encher. Na época era um movimento, hoje é uma Associação Católica de fiéis. Fui, é claro, conhecê-los e participar dessas concentrações enormes, e fui vendo como eles tinham realmente um conteúdo muito autêntico, de muita comunhão com a Igreja, porque eram muito unidos ao Cardeal Aloísio Lorscheider, que foi o meu predecessor.

Eram muito estimados por todo lado, inclusive pelo clero, que os acolhia muito bem. Faziam um intenso trabalho de evangelização: eles iam ao povo sem esperar que o povo se aproximasse – o que é uma característica destes novos movimentos. Pouco a pouco, tive este relacionamento muito bom com eles, pastoral. Estive em Fortaleza apenas 21 meses, um ano e nove meses. Eles já existiam há mais tempo, mas não estruturados, organizados em forma canônica e jurídica.” […]

Confira o carinho de Dom Hummes com a Comunidade Shalom:

 

“No Domingo de Páscoa assinei o reconhecimento diocesano desta Associação de Fiéis. Eles ficaram muito felizes, tinham feito tudo muito bem. Eram, e ainda são, milhares. Foi uma grande festa. Três dias depois, souberam que havia sido transferido, e puderam entender o porque da minha pressa”.

Pai, incentivador e motivador da ação evangelizadora

Ao ser transferido como Arcebispo de São Paulo, a Comunidade Shalom, na pessoa do fundador, acompanhou este novo tempo episcopal. “Acompanhamos Dom Cláudio como arcebispo de São Paulo, que logo pediu uma Comunidade nossa, e nós abrimos uma casa na arquidiocese de São Paulo, bairro de Perdizes. E ali também fomos cultivando nossa amizade, nosso carinho“, recorda com afeto, Moysés.

Já em 2006 é nomeado Prefeito para o Clero, na Cúria Romana. “Também em Roma pudemos estar próximos a Dom Cláudio, participar de dois sínodos que ele participou: o Sínodo da Palavra e o Sínodo da Eucaristia. Participou também da Conferência Episcopal Latino-americana com Dom Cláudio, de Aparecida. Lá também com o Cardeal Bergoglio“, cita o fundador.

Para Breno Dias, missionário da Comunidade de Vida e responsável local da Missão São Paulo, Dom Cláudio sempre foi muito solícito com os trabalhos da Missão, “sempre nos acolheu e orientou como pai. Como conhecedor do Carisma, sempre nos incentivou a fidelidade aos planos de Deus, ao ardor missionário e a dedicação aos jovens e aos pobres. Como Missão, nos comprometemos a rezar pelo seu descanso eterno, pedindo a Deus que o acolha em Sua misericórdia e faça dar bons frutos seus muitos anos de dedicação e generoso serviço a Deus e a Igreja”, declara o missionário.

Convenção Shalom

Cardeal Hummes esteve nas duas últimas convenções da Comunidade. No dia 09 de maio de 2012, na Basílica de São João de Latrão, em Roma, foi realizada a missa de abertura da Convenção Shalom 30 anos, presidida por ele. Na homilia, Dom Cláudio ressaltou a importância da Comunidade Católica Shalom ir à Igreja-mãe para celebrar os 30 anos, fazendo-o lembrar de São Francisco (ano 1200), que foi com os 12 seguidores pedir a aprovação da vivência comunitária ao Papa Inocêncio III, que aprovou pela inspiração de Deus e o revelou a importância daquele novo movimento que renovaria a forma de viver o Evangelho.

Bem como, da mesma forma, a Igreja acolhe a Comunidade Católica Shalom, assim como acolhe as Novas Comunidades e novos movimentos que colaboram para a renovação da Igreja. “São a resposta evangelizadora para o mundo de hoje” – ressaltou, lembrando palavras de São João Paulo II. “É necessário viver como santos”, se dirigindo ao Evangelho, onde Jesus anuncia: “Eu sou a videira e vocês são os ramos” (Jo 15, 5). E ainda afirmou: “Sejam firmes e perseverantes em seu carisma, vão em busca. Não fiquem esperando, ide!”.

Na ocasião, Moysés disse a Dom Cláudio: “O senhor faz parte de nossa história. O senhor nos acolheu com o coração de pai, pastor e protetor. Deu-nos o reconhecimento diocesano, estava ao nosso lado no reconhecimento pontifício e hoje estar conosco nos nossos trinta anos e no recebimento de nossos estatutos definitivos. Muito obrigado”.

Já em 4 de setembro de 2017, na Convenção dos 35 anos, o Cardeal presidiu a Missa de Abertura  do Congresso Internacional de Jovens Shalom.

Um pastor amigo 

Moysés, ainda cita a aproximação de Dom Cláudio e o Papa Francisco:

Dom Cláudio e o Cardeal Bergoglio são muito próximos, muito amigos. E também viver a eleição do então Papa Francisco. E viver esse momento com muita alegria, com muita comunhão e com muita amizade. Lembro sempre que Dom Cláudio dizia que, na época do cardinalato dele, eu pude estar e nós pudemos dar uma cruz a ele, que é a cruz do bom pastor de prata.

Quando o Papa Francisco foi eleito Papa, Dom Cláudio me disse, ‘você lembra aquela cruz que você me deu? É igual a do Papa Francisco porque eu e Bergoglio acabamos tendo coincidentemente tendo a mesma cruz e ele sempre dizia: foi vocês que me deram essa cruz.’

Sim, nesta cruz, nós pudemos contemplar o que nós experimentamos com Dom Cláudio, um bispo segundo o coração de Deus. Depois, quando Dom Cláudio voltou para a arquidiocese de São Paulo, nós tivemos a imensa graça de poder ter irmãs da comunidade aliança que puderam servir na sua casa até os momentos finais.

Então foi também a presença da Comunidade ao lado de Dom Cláudio. Agora nós confiamos também na sua intercessão no céu e rezamos também pela sua vida eterna. Dom Cláudio, um pastor segundo o coração de Deus.

Confira um conselho para a Comunidade Shalom

 

Finalmente, na semana da Vocação Shalom, tempo de celebrar 40 anos, ganhar este grande pastor e pai da Comunidade motiva e incentiva a continuar na evangelização, estar à serviço da Igreja, dos homens e de toda humanidade. Obrigada Dom Hummes, por nos inspirar pelas coisas que não passam, obrigada por acreditar na Comunidade Shalom, ainda no início da fundação. Obrigada por sua paternidade e por seu pastoreio que sempre nos alcança. O céu e logo! 

Por Janaina Teixeira

Fonte Site da Comunidade Shalom: https://comshalom.org/cardeal-hummes-um-pai-e-pastor-da-comunidade-shalom/



Nenhum comentário: