quarta-feira, 13 de julho de 2022

"A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A SAÚDE EMOCIONAL PARA A FORMAÇÃO PRESBITERIAL É O TEMA NO ENCONTRO NACIONAL PARA FORMADORES

  


Anualmente, a Organização dos Seminários e Institutos dos Brasil (OSIB) promovem a Semana de Atualização de Formadores, a partir da relevância na formação dos presbíteros em serem formadores no âmbito na caridade pastoral, na comunhão e na unidade. Neste ano, o evento acontece de 11 a 15 de Julho de 2022, em Guarulhos (SP).

“É missão da comunidade de formadores ajudar o seminarista a discernir não só se é chamado por Deus, mas se tem condições para assumir o que o presbiterado pressupõe. Caso seja necessário, ela auxiliará o candidato a procurar também orientação psicológica especializada”, afirma o n. 201 das Diretrizes para a Formação dos Presbíteros da Igreja no Brasil. Em comunhão com o documento 110 da CNBB,  durante a semana, os formadores refletirão o tema: “A importância dos cuidados com a saúde emocional para a formação presbiteral”, com a assessoria da Irmã Silvia Cristina Maria, que é bacharel em Teologia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Mater Ecclesiae e cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Ela integra o corpo docente da Escola para Formadores Jesus Mestre, em São Paulo, e a equipe de profissionais do Centro de Revitalização Âncora através de formações e no acompanhamento psicoespiritual, além de colaborar na formação para a vida consagrada e sacerdotal, com assessorias.

Do Regional Nordeste I, quatro dioceses se fazem presentes no encontro. Representando a Diocese de Crato, está o Pe. Cicero Luciano, reitor do Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico. Junto dele, as dioceses de Iguatu, Itapipoca e Sobral somam-se a formadores de todo o país.

 

Fotos: Reprodução

Por Assessoria de Comunicação com informações da CNBB

Fonte https://diocesedecrato.org/a-importancia-dos-cuidados-com-a-saude-emocional-para-a-formacao-presbiteral-e-o-tema-no-encontro-nacional-para-formadores/

Nenhum comentário: