sábado, 11 de junho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

11 DE JUNHO DE 2022

 

SÁBADO DA DÉCIMA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor: Verde

 

1ª Leitura - 1Rs 19,19-21

 

Leitura do Primeiro Livro dos Reis 19,19-21

Naqueles dias: 19O profeta Elias partiu dali e encontrou Eliseu, filho de Safat, lavrando a terra com doze juntas de bois; e ele mesmo conduzia a última. Elias, ao passar perto de Eliseu, lançou sobre ele o seu manto. 20Então Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias, dizendo: 'Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei'. Elias respondeu: 'Vai e volta! Pois o que te fiz eu? 21Ele retirou-se, tomou a junta de bois e os imolou. Com a madeira do arado e da canga assou a carne e deu de comer à sua gente. Depois levantou-se, seguiu Elias e pôs-se ao seu serviço. Palavra do Senhor.

 

ReflexãoElias e Eliseu

Deus não dispensa ninguém! Ele está sempre em busca de alguém para dar continuidade à missão que idealizou. Ao longo dos tempos e das gerações o Senhor vai realizando a sua obra de Salvação da humanidade e, a cada momento, chama a um e a outro para colaborar no Seu Plano. Assim aconteceu com Elias e Eliseu! Ao ser chamado por Elias, Eliseu disse: “Deixa-me primeiro ir beijar meu pai e minha mãe, depois te seguirei'. Ao que Elias respondeu: 'Vai e volta!” Quando somos chamados para seguir o Senhor acompanhando os passos de alguém que nos motiva, nós também temos condições de nos despojar de tudo o quanto nos prende: pessoas, bens, cadeias, vícios, ídolos. Assim a obra do Senhor vai tendo prosseguimento e mais e mais herdeiros da Sua graça vão sendo beneficiados. Não somos eternos aqui na terra e precisamos perceber que a nossa missão terá continuidade por meio das pessoas que o Senhor nos colocar na beira do caminho como foi o caso de Eliseu para Elias. Devemos, então, estar atentos (as) às investidas do Senhor e nos colocar à Sua disposição para ensinar o caminho a quem Ele nos mostrar.  Podemos, hoje, ser Elias ou Eliseu! – Eliseu sucedeu a Elias e você a quem está sucedendo? – Você tem seguido os passos de alguém em busca de Deus? – Você tem aberto caminho para que outros encontrem Jesus? – A quem Jesus lhe manda acompanhar?

 

Salmo - Sl 15, 1-2a.5. 7-8. 9-10 (R. Cf. 5a)

 

R. O Senhor é a porção da minha herança.

 
1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! +
2aDigo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor.
5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, *
meu destino está seguro em vossas Mãos!R.

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, *
e até de noite me adverte o coração.
8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, *
pois se o tenho a meu lado não vacilo.R.

9Eis por que meu coração está em festa, +
minha alma rejubila de alegria, *
e até meu corpo no repouso está tranquilo;
10pois não haveis de me deixar entregue à morte, *
nem vosso amigo conhecer a corrupção.

 

Reflexão - A graça do Senhor é a herança do justo.  Somente ela nos basta para que estejamos em segurança. Não precisamos ambicionar riqueza nem poder aqui na terra, pois não é disto que a nossa alma necessita. A nossa alma se rejubila de alegria quando experimenta o clima de festa     e se dá  conta de que o Senhor está sempre perto.  Até o nosso corpo no repouso fica tranqüilo, pois não veremos a morte nem a corrupção. Para nós está reservada a herança dos justos! Amem! Aleluia!


Evangelho - Mt 5,33-37

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 5,33-37

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. 34Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37Seja o vosso 'sim': 'Sim',
e o vosso 'não': 'Não'. Tudo o que for além disso vem do Maligno.  Palavra da Salvação.

 – Q

Reflexão ue as nossas ações acompanhem as nossas palavras

Com a Sua Palavra Jesus veio aprimorar a Lei que antes fora entregue a Moisés e nos revelar o que é ou não do agrado do Pai. Ao longo dos anos os homens deturparam a Lei de Deus, acrescentando costumes, por isso, neste Evangelho Jesus nos ordena: “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: 'Não jurarás falso', mas 'cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor'. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum”.   Entendemos, então, que não somos senhores da nossa existência, por isso, não podemos dar garantia de coisas de que não temos o alcance. Não podemos ser senhores da verdade, porém, podemos ser firmes naquilo que é a verdade de Deus, dizendo sim ou não de acordo com a Sua Palavra, com Seus ensinamentos. Não podemos acrescentar nenhum dia à nossa existência nem tampouco comandar a rotina da nossa vida. Até os cabelos da nossa cabeça não estão sob o nosso governo, por isso, humildes e conscientes necessitamos nos abandonar às sugestões do Senhor e dizer sim, quando for do Seu agrado, e não, quando Ele nos permitir. Que as nossas ações acompanhem as nossas palavras! 

  - Você tem sido fiel ao sim que dá a Deus?

 – A que ou a quem você tem dado não? 

– Você tem dado a sua vida em garantia para algum propósito seu?

 – O que você, seguramente, acha que lhe acontecerá?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: