sábado, 18 de junho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

18 DE JUNHO DE 2022

 

SÁBADO DA DÉCIMA PRIMEIRA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª Leitura - 2Cr 24,17-25

 

Leitura do Segundo Livro das Crônicas 24,17-25

17Depois da morte de Joiada, os chefes de Judá vieram prostrar-se diante do rei Joás, que, atraído por suas lisonjas, se deixou levar por eles. 18Os chefes de Judá abandonaram o templo do Senhor, 
o Deus de seus pais, e prestaram culto a troncos sagrados e a imagens esculpidas, atraindo a ira divina sobre Judá e Jerusalém 
por causa desse crime. 19O Senhor mandou-lhes profetas 
para que se convertessem a ele. Porém, por mais que estes protestassem, não lhe queriam dar ouvidos. 20Então o espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, 
e ele apresentou-se ao povo e disse: 'Assim fala Deus: Por que transgredis os preceitos do Senhor? Isto não vos será de nenhum proveito. Porque abandonastes o Senhor, ele também vos abandonará'. 21Eles, porém, conspiraram contra Zacarias 
e mataram-no à pedrada por ordem do rei, no pátio do templo do Senhor. 22O rei Joás não se lembrou do bem que Joiada, pai do profeta, lhe tinha feito, e matou o seu filho. Zacarias, ao morrer, disse: 'Que o Senhor veja e faça justiça!' 23Ao cabo de um ano, o exército da Síria marchou contra Joás, invadiu Judá e Jerusalém, 
massacrou os chefes do povo, e enviou toda a presa de guerra ao rei de Damasco. 24Na verdade, o exército da Síria veio com poucos homens, mas o Senhor entregou nas mãos deles um exército enorme, porque Judá tinha abandonado o Senhor, o Deus de seus pais. Assim, os sírios fizeram justiça contra Joás. 25Quando eles se retiraram, deixando-o gravemente enfermo, seus homens conspiraram contra ele, para vingar o filho do sacerdote Joiada, 
e mataram-no em seu leito. Ele morreu e foi sepultado na cidade de Davi, mas não no sepulcro dos reis. Palavra do Senhor. 

 

Reflexão - somos nós mesmos quem abrimos o caminho que nos levará ao bem ou ao mal

Há coisas que realmente a gente não entende! Joás, aquele menino que fora escondido e depois ungido rei pelo sacerdote Joiada, se deixou levar pelos chefes de Judá, abandonou o templo do Senhor e prestou culto às imagens esculpidas dos deuses falsos.  O Senhor não desistia e enviou profetas que os exortavam a fim de que voltassem atrás e se convertessem, mas eles persistiam no erro e conspiravam contra os enviados de Deus. Mataram a pedradas, a Zacarias, filho de Joiada e despertaram a cólera de Deus que os abandou e eles foram derrotados pelo exército da Síria. As palavras de Zacarias na hora da morte revelam para nós o pensamento de Deus: “que o Senhor veja e faça justiça!”  Deus nos dá todas as chances e oportunidades para que possamos corresponder à Sua eleição. Cabe a cada um de nós, aproveitá-las ou não. As consequências das nossas ações são previsíveis e fáceis de antever. Precisamos ter muita consciência de que tudo o que praticarmos terá repercussão na nossa vida e na vida das pessoas que nos acompanham. As nossas atitudes abrem caminho para as implicações que hão de vir. Há sempre um dia depois do outro e somos nós mesmos quem abrimos o caminho que nos levará ao bem ou ao mal para a nossa vida. Mesmo os escolhidos e eleitos pelo Senhor podem se corromper e recusarem a Sua graça, retardando, por isso, a realização dos projetos de Deus. – Você tem certeza de que o caminho que está trilhando é da vontade de Deus? – Você tem sido fiel às orientações do Senhor para a sua vida? – Em que direção estão lhe levando as coisas que você tem praticado? – Você tem sido fiel à sua eleição de cristão (ã)?

 

Salmo - Sl 88,4-5. 29-30. 31-32. 33-34 (R.29a)

 

R. Guardarei eternamente para ele a minha graça!


4'Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, * 
e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor: 
5Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, * 
de geração em geração garantirei o teu reinado!'R. 

29Guardarei eternamente para ele a minha graça * 
e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. 
30Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, * 
e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar'.R. 

31'Se seus filhos, porventura, abandonarem minha lei * 
e deixarem de andar pelos caminhos da Aliança; 
32se, pecando, violarem minhas justas prescrições * 
e se não obedecerem aos meus santos mandamentos:R. 

33eu, então, castigarei os seus crimes com a vara, * 
com açoites e flagelos punirei as suas culpas. 
34Mas não hei de retirar-lhes minha graça e meu favor * 
e nem hei de renegar o juramento que lhes fiz.R. 

 

Reflexão - O Senhor é fiel e cumpre com as suas promessas para nós. A sua aliança é para sempre e eterno é o Seu amor. Cada um de nós é um bem particular de Deus e a Sua graça nos está reservada, pessoalmente e individualmente. Porém, nós não podemos acobertar o mal proceder daqueles que nos descenderem, pois Deus corrige os Seus filhos conforme a necessidade. O juramento que Ele nos faz é para sempre, desde que O tenhamos em conta a Sua instrução. Se O negarmos, cavaremos a nossa sepultura.

 

Evangelho - Mt 6,24-34

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 6,24-34

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 24Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro,
ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa?
26Olhai os pássaros dos céus:
eles não semeiam, não colhem,
nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé?
31Portanto, não vos preocupeis, dizendo:
O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar
o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – somos insaciáveis de coisas desnecessárias

A preocupação exagerada, com o que comer, com o que vestir e com o que beber é algo que não combina com quem se diz filho de Deus Pai Criador do céu e da terra. Por isso, neste Evangelho Jesus nos ensina a confiar na providência de Deus para as nossas necessidades, pois, se Ele é o nosso Criador e nosso Pai, será Ele também o nosso provedor.  Quando mencionou as figuras da natureza, Jesus nos deu apenas uma amostragem do que o Pai, poderoso no Amor pode fazer por nós. Por isso, Ele falou dos pássaros que voam no céu e dos lírios que enfeitam os campos. Não trabalham, nem semeiam, mas recebem de Deus tudo de que precisam. Assim ponderando, Jesus nos assegurou a nossa dignidade de filhos e filhas do Pai, Criador de todas as coisas, que colocou à nossa disposição mais do que o suficiente para que possamos viver bem e ser felizes. No entanto, por causa da nossa natureza, somos insaciáveis de coisas desnecessárias. Tudo o que possuímos nós recebemos das mãos de Deus, dessa forma não nos falta nenhum carisma, por isso, valemos muito mais que os pássaros e as flores, já que, mais do que eles, nós recebemos de Deus a capacidade de trabalhar, de produzir. Os talentos e os dons que auferimos de Deus nos fazem ser cheios de criatividade, por conseguinte, não precisamos viver preocupados como os pagãos que não acreditam no poder e na dependência de Deus. Jesus também nos adverte de que “ninguém pode servir a dois senhores – a Deus e ao dinheiro”!   Servimos a dois senhores quando, temos consciência de que somos filhos e filhas amados de Deus, mas, nos afligimos; quando lutamos como condenados pelas coisas que nos são asseguradas em vista da nossa filiação divina.   O primeiro passo para conseguirmos ter sucesso nessa dependência de Deus é “buscar o Seu reino e a Sua justiça e tudo mais virá por acréscimo”.   O reino de Deus consiste na Sua vontade acontecendo na nossa vida, isto é, que estejamos ajustados ao Seu plano de Amor, a maior herança que, por justiça, Deus Pai nos deixou. 

O que você tem buscado em primeiro lugar na sua vida?

 – A quem você está servindo mais: a Deus ou ao dinheiro? 

– Você se preocupa com o que comer e vestir?

– Você tem usado as suas habilidades para viver bem? 

-  Você já experimentou contemplar a obra de Deus através da natureza?-

-  Você sabe que faz parte dela?


Helena Serpa,

Fundadora da Comuniddade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: