terça-feira, 28 de junho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

28 DE JUNHO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA DÉCIMA TERCEIRA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - Am 3,1-8; 4,11-12

 

Leitura da Profecia de Amós 3,1-8; 4,11-12

1Ouvi, filhos de Israel, a palavra que disse o Senhor para vós
e para todas as tribos que eu retirei do Egito: 2'Dentre todas as nações da terra, somente a vós reconheci; por isso usarei o castigo
por todas as vossas iniquidades. 3Se duas pessoas caminham juntas, não é porque estão de acordo? 4Se o leão ruge na selva,
não é porque encontrou a presa? Se no covil rosna o filhote do leão, não é porque agarrou sua parte? 5Acaso, sem armadilha,
se prende uma ave no chão? Acaso dispara a armadilha, antes de capturar a presa? 6Se ressoa na cidade o toque da trombeta, não fica a população apavorada? Se acontece uma desgraça na cidade,
não foi o Senhor que fez? 7Pois nada fará o Senhor Deus, que não revele o plano a seus servos, os profetas. 8Ruge o leão,
quem não terá medo? Falou o Senhor Deus, quem não será seu profeta?' 4,11'Eu arrasei-vos, como arrasei Sodoma e Gomorra,
e ficastes como um tição, retirado da fogueira; e, contudo, não voltastes para mim', diz o Senhor. 12Por isso, assim te tratarei, Israel; e, porque sabes como te vou tratar, prepara-te, Israel,
para ajustar contas com o teu Deus. Palavra do Senhor.

 

ReflexãoO Senhor não se cansa de nos chamar à conversão e à mudança de vida
As revelações que os profetas fazem em nome do Senhor são exortação, aviso e sinal de Deus para nos exortar, admoestar, consolar e animar. Ao longo dos tempos, por meio deles Deus tem revelado o Seu plano e, ao mesmo tempo, tem orientado e repreendido a todos os que são escolhidos e reconhecidos por Ele, para ser o Seu povo. Ainda hoje os profetas são aqueles escolhidos pelo Senhor para nos mostrar o caminho da santidade. Assim como acontece quando ouvimos rosnar o leão, ou algum ruído estranho que nos avisa de que algo está acontecendo, os sinais do Senhor, muitas vezes, são como uma armadilha na qual caímos, mas têm o objetivo de nos fazer voltar atrás nas nossas iniquidades. O Senhor não se cansa de nos chamar à conversão e à mudança de vida. Convoca-nos para assumir a nossa parte no Seu projeto, por isso, não fará nada sem antes avisar aos seus servos, os profetas que são Seus instrumentos para, nos atrair e nos fazer viver uma vida em plenitude. Nunca poderemos dizer que o Senhor nos abandonou, porque toda a lei está contida no livro da vida que é ensinada e proclamada pelos profetas. Precisamos, portanto, estar atentos aos acenos de Deus. Tudo o que acontece na nossa vida tem um sentido e quando estamos ligados a Deus enxergamos nas entrelinhas, os Seus recados. - Você percebe os sinais de Deus através dos acontecimentos, do que dizem as pessoas e das diversas situações da sua vida? – Você já aprendeu que o Senhor está sempre se comunicando com você e o exortando, a partir dos seus próprios pensamentos? - Você tem um coração tranquilo em relação à justiça de Deus para consigo?

 

Salmo - Sl 5,5-6. 7. 8 (R. 9a)

 

R. Na vossa justiça guiai-me Senhor!


5Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, *
não pode o mau morar convosco;
6nem os ímpios poderão permanecer *
perante os vossos olhos.R.

7Detestais o que pratica a iniquidade *
e destruís o mentiroso.
Ó Senhor, abominais o sanguinário, *
o perverso e enganador.R.

8Eu, porém, por vossa graça generosa, *
posso entrar em vossa casa.
E, voltado reverente ao vosso templo, *
com respeito vos adoro.R.

 

Reflexão - O Senhor guia o seu povo na justiça, reza o Salmo no. 5. Porque Ele é justo e sabe de todas as coisas, abomina o mal e acolhe o bem. É por graça e misericórdia que nós podemos adentrar na casa do Senhor e ter com Ele intimidade. Como pecador arrependido nós temos a chance de adorá-lo e com Ele caminharmos.

 

 

 

Evangelho - Mt 8,23-27

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,23-27

Naquele tempo: 23Jesus entrou na barca, e seus discípulos o acompanharam. 24E eis que houve uma grande tempestade no mar, de modo que a barca estava sendo coberta pelas ondas.
Jesus, porém, dormia. 25Os discípulos aproximaram-se e o acordaram, dizendo: 'Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!'
26Jesus respondeu:
'Por que tendes tanto medo, homens fracos na fé?' Então, levantando-se, ameaçou os ventos e o mar, e fez-se uma grande calmaria. 27Os homens ficaram admirados e diziam:
'Quem é este homem, que até os ventos e o mar lhe obedecem?' P
alavra da Salvação.

 

Reflexão – a tempestade acalmada

O Evangelho da tempestade acalmada nos leva a refletir sobre o grau de confiança que temos na presença de Jesus na barca da nossa vida. Confiar em que Jesus está sempre perto de nós é uma grande garantia para que possamos enfrentar as tempestades que nos abalam. A nossa fé é o termômetro, portanto, o que está à nossa vista ou o que conseguimos tocar não se constitui para nós  um sinal de fé. Para viver a fé precisamos ir mais além, mesmo que nada comprovemos nem vejamos, nem sintamos.  Não conseguimos ver Jesus literalmente, mas sabemos que Ele está muito perto de nós e age na nossa vida. Mesmo que às vezes venhamos a nos angustiar, necessitamos ter consciência de que Ele está conosco, aparentemente, “dormindo”, mas tem conhecimento de tudo o que se passa conosco.  Quando damos lugar a Jesus na barca que nos abriga, conferimos também a Ele a autoridade para intervir e agir em nós em todos os momentos.     É importante que também saibamos clamar com confiança, pois Ele espera de nós a expressão do nosso desejo, o nosso apelo e a nossa súplica. É essa, portanto, a oração que devemos fazer nos momentos de sufoco: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!”  O nosso clamor é um sinal de humildade e reconhecimento da nossa incapacidade.  De uma maneira teológica nós sabemos que a Barca é a Igreja de Jesus que navega no mar do mundo. Como Igreja, nós sabemos que existe um chefe Supremo, aqui representado pelo Santo Padre, o Papa, que, inspirado pelo Espírito Santo não a deixará afundar, mesmo passando pelas dificuldades e perseguições do mar revolto do mundo.

– Você costuma pedir socorro a Jesus na hora das tempestades, ou você apela mais para o socorro dos homens?

 – Já aconteceu de você também achar que Jesus está “dormindo” e não o (a) escuta? 

– O que você considera como tempestade na vida? 

 Você reconhece a autoridade do Santo Padre, o Papa Francisco?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: