sexta-feira, 24 de junho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

24 DE JUNHO DE 2022

 

6ª. FEIRA - NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA

 

Cor: Branco

 

 

1ª Leitura - Is 49,1-6

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,1-6
1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção:
o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada, escondida em sua aljava, 3e disse-me: 'Tu és o meu Servo, Israel, em quem serei glorificado'. 4E eu disse: 'Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem fruto, inutilmente;
entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa'. 5E agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: 'Não basta seres meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - Todos nós temos um papel importante na obra de Deus no mundo

Todos nós podemos nos inserir no mesmo contexto que o profeta Isaías, a fim de refletir sobre o chamado que Deus nos fez antes de nascermos, quando ainda estávamos no ventre da nossa mãe. Dessa forma, será mais compreensível perceber que o Senhor tem um plano para cada um de nós e que, para todos, há um alicerce único no projeto que Ele idealizou: sermos, Seus servos e Suas servas, cooperadores na construção do Seu reino. Precisamos ter em mente que a Palavra do Senhor é uma lâmpada que ilumina os passos da nossa caminhada aqui na terra e, por isso, devemos tomar posição dentro das diversas circunstâncias que os textos nos apresentam. No dia da natividade de São João Batista a leitura nos leva a tomar posse desse chamado e meditar sobre como podemos cumprir com a nossa missão a fim de, como Isaias, poder também afirmar: “o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome”.  Ele disse-me: “Tu és o meu servo”.   O nosso chamado aconteceu no nosso Batismo, assim sendo, cada um de nós que somos batizados (as) em nome de Jesus fomos também escolhidos (as) para sermos luz das nações e manifestar na terra a glória de Deus. Cada pessoa a quem encontramos é uma nação que precisa conhecer a salvação. E cada um de nós recebeu do Senhor o poder para extirpar e destruir, para construir e plantar, porque é Ele quem nos garante: “Eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até os confins da terra!” Somos, portanto, esses servos, escolhidos, preparados e designados pelo Criador a fazer muito mais do que simplesmente existir. Todos nós temos um papel importante na obra de Deus no mundo e os confins da terra significam todos os lugares por onde passamos. – Você consegue se inserir nesse contexto? – Você assumiu o seu papel de servo (a) de Deus? – Você sabia que, através das suas ações, do seu testemunho a glória de Deus se manifesta aqui na terra? –   Você tem medo de falar em Nome de Deus?

 

Salmo - Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)

 

R. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,
porque de modo admirável me formastes!

1Senhor, vós me sondais e conheceis, +
2sabeis quando me sento ou me levanto; *
de longe penetrais meus pensamentos;
3percebeis quando me deito e quando eu ando, *
os meus caminhos vos são todos conhecidos. R.

13Fostes vós que me formastes as entranhas, *
e no seio de minha mãe vós me tecestes.
14a
Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, *
14b
porque de modo admirável me formastes! R.

14c
Até o mais íntimo, Senhor me conheceis; *
15nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis,
quando eu era modelado ocultamente, *
era formado nas entranhas subterrâneas. R.

 

Reflexão - Este salmo canta a maravilha que é o homem, tecido por Deus no seio de sua mãe, de quem Ele não se afasta e que percebe todos os seus passos. É o reconhecimento da criatura à ação do Criador que o fez de modo maravilhoso. Quando nós rezamos com este salmo compreendemos a grandeza do amor de Deus por cada um de nós que é infinito e, por isso, nos sentimos cada vez mais protegidos (as) e assistidos (as) por Ele. Assim, temos a certeza de que mesmo que passemos por situações de morte, há Alguém que nos acompanha para nos conservar vivos (as).

 

2ª Leitura - At 13,22-26

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,22-26

Naqueles dias, Paulo disse:  22Deus fez surgir Davi como rei
e assim testemunhou a seu respeito: 'Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade'. 23Conforme prometera, da descendência de Davi
Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus. 24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão
para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: 'Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias'. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – tudo o que possuímos e o que realizamos é uma decorrência do poder de Deus agindo em nós

João pregava um Batismo de conversão para que as pessoas tivessem consciência de que a Salvação estava próxima e consistia em que eles aceitassem a Jesus, que era da descendência de David e fora enviado pelo Pai. Paulo pregava aos judeus uma mensagem de salvação que tinha como fundamento o testemunho de João Batista vindo ao mundo a fim de preparar o caminho para Jesus. Ele, então, se refere às palavras de João Batista que tinha plena consciência do seu papel: “depois de mim vem aquele do qual nem mereço desamarrar as sandálias”. A nossa missão aqui na terra, como cristãos convictos, é também abrir caminho para que todos conheçam a Jesus e encontrem a salvação e o sentido para suas vidas. Precisamos, pois, estar conscientes de que, pelo fato de estar a serviço de Deus, não podemos nos considerar mais importantes nem melhores do que os outros. Assim como João Batista, devemos reconhecer a nossa limitação e que tudo o que possuímos e o que realizamos é uma decorrência do poder de Deus agindo em nós.  -  Você também já assumiu a sua missão de precursor (a) de Jesus? -  Você tem aberto caminhos para Jesus entrar no coração de outras pessoas? – Você é um referencial dentro da sua família?  

 

Evangelho - Lc 1,57-66

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela.
59No oitavo dia, foram circuncidar o menino,
e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João.' 61Os outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!' 62Então fizeram sinais ao pai,
perguntando como ele queria que o menino se chamasse.
63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu:
'João é o seu nome.'
64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu,
sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando:
'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Deus é o Senhor do tempo e da história

João Batista foi predestinado desde a sua concepção a vir ao mundo para preparar o caminho do Salvador. O nascimento de João Batista, portanto, foi um anúncio de que a Salvação estava próxima e de que Deus é o Senhor do tempo e da história. Neste episódio, nós percebemos a intervenção direta do Senhor na vida de Zacarias e Izabel, os instruindo e formando para que Seu plano salvífico se realizasse com a chegada do Messias. Por isso, fatos extraordinários aconteceram com seus pais, já idosos, que experimentaram a grande manifestação do poder do alto.  Havia entre Isabel e Zacarias uma unidade perfeita, por isso, o nome de João foi suscitado nos seus corações de uma forma muito singular. Assim também o Senhor faz conosco. Ele pensa em todos os detalhes para que o Seu plano de Salvação se realize na nossa vida. Assim como designou um nome para João Batista, Deus também pensou no nosso nome, que também pode designar uma missão a que somos chamados a desempenhar.  Mesmo que não tenhamos conhecimento o Senhor nos motiva e orienta para que vivamos o que Ele designou para nós, pois sabe tudo a nosso respeito. Quando nascemos todos ficaram alegres com a nossa vinda, mas somente Deus sabia realmente qual seria a nossa missão aqui na terra.  O nosso nome divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus.  Todos nós também podemos nos considerar um João Batista, alguém que é muito importante para o reino de Deus!

-  Você já pensou nisso?

 - Você sabe o que significa o seu nome?

 - Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no Seu plano? 

- Será que você já está vivendo dentro deste plano? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


 

 


Nenhum comentário: