domingo, 5 de junho de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS EITURAS DE HOJE

 

5 DE JUNHO DE 2022

 

DOMINGO DE PENTECOSTES

 

Cor Vermelho

 

1ª. Leitura – At 2, 1-11

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,1-11

1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho
como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas,
conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e de admiração, diziam: 'Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas,
habitantes da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia, próxima de Cirene, também romanos que aqui residem;
11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!'

Palavra do Senhor

 

Reflexão – O Espírito Santo vem quando estamos reunidos no mesmo lugar

“O Pentecostes ou Festa da Colheita é uma festa do antigo calendário bíblico celebrada 50 dias após a Páscoa.  É uma celebração  histórica e simbolicamente ligada ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.  (Ex 23.14-17; 34.18-23)”. 

Depois da Ascensão de Jesus os apóstolos seguiram a Sua orientação e ficaram reunidos no mesmo lugar.  E foi assim que o Espírito Santo, prometido do Pai, lhes veio no dia em que comemoravam a festa de Pentecostes. Daí em diante, então, houve uma verdadeira revolução nas suas vidas! De tímidos e covardes, eles se tornaram corajosos, destemidos, e com sabedoria “falavam em outras línguas”, causando admiração ao povo que os compreendia no seu próprio idioma. Desta forma podemos entender que falar em outras línguas, sob a ação do  Espírito Santo, é deixar que Ele, na Sua linguagem, exponha por meio dos nossos lábios, as moções que Deus deseja nos fazer conhecer. A ação do Espírito Santo é, justamente, a de nos dar o entendimento para as coisas que antes não compreendíamos. A experiência com o Espírito Santo nos faz encarar os fatos e os acontecimentos com coragem e ardor. O barulho e o vento do Espírito Santo são sentidos por todos os batizados que se deixam apossar pelo Seu poder. Todos nós podemos experimentar as maravilhas de Deus na nossa própria língua, isto é, no nosso entendimento, na nossa situação pessoal, nas nossas necessidades reais, na realidade da nossa vida.  Por isso, é que nas nossas reuniões de oração, quando estamos unidos (as) no mesmo Espírito, nós recebemos os recados de Deus por meio de uns e de outros. – Você entendeu por que precisamos permanecer reunidos (as), em oração? – Você já teve uma experiência com o Espírito na “sua própria língua”?  - O que você sente quando está cheio (a) do Espírito Santo?

 

Salmo 103, 1ab.24ac.29bc-30 31.34 (R.30)

 

R. Enviai o vosso Espírito Senhor*e da terra toda a face renovai. Ou:R. Aleluia, Aleluia, Aleluia, 

1aBendize, ó minha alma, ao Senhor!* Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! 24aQuão numerosas, ó Senhor, são vossas obras* 24cEncheu-se a terra com as vossas criaturas! R. 

29bSe tirais o seu respiro, elas perecem* 
29ce voltam para o pó de onde vieram. 
30Enviais o vosso espírito e renascem* e da terra toda a face renovais. R. 

31Que a glória do Senhor perdure sempre,* e alegre-se o Senhor em suas obras!  34Hoje seja-lhe agradável o meu canto,* pois o Senhor é a minha grande alegria! R.

 

Reflexão - O Espírito Santo é quem renova a face da terra do nosso coração. Sem o Espírito Santo a nossa alma perece e se torna pó. “Enviais o vosso espírito e renascem e da terra toda a face renovais”, diz o salmista. Por isso, que de coração renovado pelo poder do Espírito Santo, nós bendizemos ao Senhor. Ele nos tira do abismo, da ignorância, e nos coloca no lugar que  preparou para que tenhamos vida nova: o Seu Amor.

 

2ª. Leitura – I Cor 12, 3b-7.12-13

 

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 12,3b-7.12-13

Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum.
12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros,
e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos,
formam um só corpo, assim também acontece com Cristo.
13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo,
e todos nós bebemos de um único Espírito. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – A beleza da Unidade da Igreja!

“Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos”. Segundo São Paulo, esta é a beleza da Unidade da Igreja!  Um só Deus, um só Senhor, um só Espírito que nos dá os dons necessários para vivermos dentro da nossa realidade, edificando o reino dos céus em vista do bem comum. Cada um com a sua parte e todos formando um único Corpo, bebendo de um único Espírito. Fomos batizados e possuímos o Espírito Santo como motivador, formando comunidade (comum unidade) e, em qualquer área ou atividade da nossa vida nós podemos proclamar Jesus o Senhor, da nossa casa, do nosso trabalho, do nosso lazer. A nossa oração, então, deve ser constante e em todos os momentos devemos suplicar: “Vinde, Espírito Santo e renovareis a face da terra”. Não podemos nos calar, o Espírito Santo é aquele que nos impulsiona, nos ensina, nos mostra e, se não o invocarmos, perderemos tempo e oportunidades. – Você sabe acolher os dons do Espírito Santo tanto em si mesmo como nos outros? – Você percebe que as diferenças entre as pessoas formam uma unidade no Espírito? – Jesus é o Senhor da sua vida?

 

 

 

 

Evangelho – Jo 20, 19-23

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,19-23

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles,
disse: 'A paz esteja convosco'. 20Depois destas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: 'A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. 22E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – não podemos separar a paz de Jesus do Seu Espírito Jesus ressuscitado apareceu aos Seus discípulos e trouxe-lhes a Sua paz e o Seu Espírito. Do mesmo modo, no nosso Batismo, nós também recebemos o Espírito Santo e a paz de Jesus. Assim sendo, não podemos separar a paz de Jesus do Seu Espírito e quem tem o Espírito Santo, tem paz porque sente o amor do Pai e do Filho. Todos nós que temos convicção do amor de Deus, sentimos a paz no nosso coração, quando provamos da misericórdia do Pai e temos a certeza de que os nossos pecados são perdoados. Nunca precisaremos trazer a nossa alma atribulada pelos acontecimentos do mundo, se recebemos o Espírito de Jesus no nosso Batismo e com Ele também a sua paz. A nossa carne é fraca e se ressente, porém, o nosso coração está firme porque Jesus é quem nos assegura: “A paz esteja convosco”, “Recebei o Espírito Santo”. Somos enviados a levar ao mundo a paz e o amor de Cristo que experimentamos com o poder do Seu Espírito. O Espírito Santo é quem nos envia, nos acompanha e nos motiva a ir em frente, na nossa caminhada e é quem nos sustenta nas batalhas que travamos no nosso dia a dia. É também Ele quem nos tira da acomodação e nos faz enxergar as coisas do céu, que fogem da nossa visão humana. 

- Você tem tido experiência com o Espírito Santo? 

– Você sente o seu coração em paz mesmo que o mundo ao seu redor esteja desabando? 

- A que o Espírito o tem motivado?

 – O que você entende por “renovar a face da terra”?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: