quarta-feira, 1 de junho de 2022

PARÓQUIA COMEMORA 0S 97 ANOS DE CANONIZAÇÃO DE SEU PADROEIRO E REALIZA A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA





 

Ontem, dia 31 deste mês de maio, consagrado a Maria, a Paróquia São João Eudes, no bairro Luciano Cavalcante, realizou a coroação de Nossa Senhora, numa festa muito bonita, que contou com a participação dos Associados Eudistas e das Filhas de Maria, que ocuparam uma boa parte das dependências da igreja.



Antecedendo a coroação, foi celebrada uma missa, presidida pelo padre Santino Sacramento Vitola, pároco de São João Eudes, em comemoração aos 97 anos de canonização do padroeiro da paróquia. Ele foi auxiliado na celebração pelo padre Juan Carlos Giraldo, vigário paroquial.




A programação da noite de ontem, na Igreja Matriz (Capela Menino Deus), começou com a entrada de um andor, transportado por quatro homens, com a imagem de Nossa Senhora, delirantemente aplaudida pelos fiéis, na  sua maioria, paroquianos e devotos da mãe de Jesus.







Em seguida, as Filhas de Maria, acompanhadas dos Associados Eudistas e do  Mesc, o presidente da celebração, Santino Sacramento Vitola e  padre Juan Carlos Giraldo, concelebrante,  adentraram na Capela, ao som de um canto mariano, para iniciar a celebração.



HOMILIA

Na sua homilia, o padre Santino disse que canonização  é a obra de coroar a vida de um santo que viveu fazendo a vontade de  Deus. E acrescentou que coroação e canonização tem  muitos pontos em comum e através deles, que são exemplos,  sempre Deus visitou seu povo e está presente no meio deles, como Maria foi visitar Isabel, sua prima grávida.

Os eudistas são presença de Deus no meio do povo, são a visita de Deus ao  seu povo, e aproveita para dizer ainda que o testemunho de São João Eudes é muito inspirador.

Ainda sobre Canonização e coroação,  a vida de alguém que viveu fazendo a vontade de Deus é exemplo de santidade para os outros.

Padre Santino conclui citando o papa Francisco que diz “A Igreja  em saída” e mostra o exemplo de que  “antes se tocava o sino chamando os paroquianos” e ele nos diz que hoje temos que sair como igreja para visitar, para dar um abraço’. E o papa exemplifica mais ainda com a visita de Maria à sua prima Isabel e fez João, ainda no ventre de sua mãe, pular de alegria, porque levava Jesus. No Antigo Testamento , Deus visitou seu povo através de Abrahão, Noé,  os Profetas, Davi e no Novo  Testamento, Jesus que visitou Zaqueu, Mateus, a sogra de Pedro, Lázaro.

O padre Santino transmite a todos o conselho do Papa Francisco de que a Igreja deve estar com suas  portas abertas,  esperando a visita dos que vêm visitar Jesus.

DEPOIS

Depois da celebração eucarística foi realizada a coroação da imagem de Nossa Senhora, mas antes, as crianças (os anjinhos) foram entrando na igreja para fazerem suas ofertas, como o coração, terço, manto e uma coroa, entregue ao presidente da celebração, padre Santino Sacramento Vitola, que coroou Nossa Senhora.


Fotos: José Maria Melo, Jânia Melo 

e Lúcia de Fátima






































Nenhum comentário: