sábado, 7 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

7 DE MAIO DE 2022

 

SÁBADO DA III SEMANA DA

 

PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 9, 31-42

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 9,31-42

Naqueles dias: 31A Igreja, vivia em paz em toda a Judéia, Galiléia e Samaria. Ela consolidava-se e progredia no temor do Senhor e crescia em número com a ajuda do Espírito Santo. 32Pedro percorria todos os lugares; e visitou também os fiéis que moravam em Lida. 33Encontrou aí um homem chamado Enéias, que estava paralítico e, há oito anos, jazia numa cama. 34Pedro disse-lhe: 'Enéias, Jesus Cristo te cura! Levanta-te e arruma a tua cama!'
Imediatamente Enéias se levantou.
35Todos os habitantes de Lida e da região do Saron viram isso e se converteram ao Senhor.
36Em Jope, havia uma discípula chamada Tabita, nome que quer dizer Gazela. Eram muitas as boas obras que fazia e as esmolas que dava. 37Naqueles dias ela ficou doente e morreu. Então lavaram seu corpo e o colocaram no andar superior da casa.
38Como Lida ficava perto de Jope, e ouvindo dizer que Pedro estava lá, os discípulos mandaram dois homens com um recado:
'Vem depressa até nós!'
39Pedro partiu imediatamente com eles.
Assim que chegou, levaram-no ao andar superior, onde todas as viúvas foram ao seu encontro. Chorando, elas mostravam a Pedro
as túnicas e mantos que Tabita havia feito, quando vivia com elas.
40Pedro mandou que todos saíssem. Em seguida, pôs-se de joelhos e rezou. Depois, voltou-se para o corpo e disse: 'Tabita, levanta-te!' ela então abriu os olhos, viu Pedro e sentou-se. 41Pedro deu-lhe a mão e ajudou-a a levantar-se. Depois chamou os fiéis e as viúvas e apresentou-lhes Tabita viva. 42O fato ficou conhecido em toda a cidade de Jope e muitos acreditaram no Senhor.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Precisamos do poder do Espírito Santo para realizarmos a nossa missão”

Pedro e os outros apóstolos, depois que receberam o Espírito Santo, assumiram com poder a missão que lhes fora destinada e continuaram curando e libertando as pessoas em Nome de Jesus. Ninguém ficava sem assistência, as pessoas eram curadas, libertadas e suas vidas transformadas.  Seguindo os passos do Mestre e usando as mesmas palavras e o modo de agir de Jesus Cristo, Pedro curava os doentes e ressuscitava os mortos: “levanta-te e arruma a tua cama”.   A Igreja vivia em paz, progredia no temor do Senhor e crescia, com a ajuda do Espírito Santo. A Igreja, somos nós e o seguimento de Jesus implica no prosseguimento da Sua missão aqui na terra.  Assim como Pedro, nós também somos chamados a curar os doentes e a ressuscitar os mortos, tendo, porém, a consciência de que o poder é de Jesus e por isso não podemos atrair para nós os louvores pelos milagres que acontecem. “Enéias, Jesus Cristo te cura!” Nós, também, como seguidores de Jesus podemos fazer do mesmo jeito, na certeza de que a força e o poder vêm do alto. Quando deixamos o Espírito Santo de Deus se manifestar em nós e por nosso meio, podemos também crescer, prosperar, dar frutos e ajudar aqueles que precisam da bênção e da graça do Senhor!   Nunca saberemos se o Espírito Santo age por nosso intermédio, se não colocarmos em prática as sugestões que Deus coloca dentro do nosso coração: orar por alguém que está sofrendo, dar uma palavra de carinho a quem está carente, ir imediatamente à busca daquele que se perdeu. O Espírito Santo é o motivador e o realizador, mas depende do nosso querer, da nossa boa vontade e da nossa conscientização. – Você tem consciência de que é Igreja no mundo? – Como você tem vivido esta realidade? – Você tem se deixado guiar pelo Espírito Santo? – Você ousa curar os enfermos usando as mesmas palavras de Jesus? – Você sente a presença do Espírito Santo?

 

Salmo 115, 12-13. 14-15. 16-17 (R. 12)

 

R. Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

12Que poderei retribuir ao Senhor Deus*
por tudo aquilo que ele fez em meu favor?
13Elevo o cálice da minha salvação,*
invocando o nome santo do Senhor.R.

14Vou cumprir minhas promessas ao Senhor*
na presença de seu povo reunido.
15É sentida por demais pelo Senhor*
a morte de seus santos, seus amigos.R.

16Eis que sou o vosso servo, ó Senhor,
que nasceu de vossa serva;*
mas me quebrastes os grilhões da escravidão!
17Por isso oferto um sacrifício de louvor,*
invocando o nome santo do Senhor.R.

 

Reflexão - Como nós também poderemos retribuir ao Senhor por todas as graças que Ele faz em nosso favor? O mínimo que nós podemos fazer, realmente, é cumprir a nossa missão de batizados e dar provas diante do povo das maravilhas que acontecem na nossa vida por causa da Sua bondade e Misericórdia. Ofertar um sacrifício de louvor é abrir os nossos lábios e testemunhar ao mundo a glória e o poder do Deus vivo.

 

Evangelho – Jo 6, 60-69

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,60-69


Naquele tempo: 60muitos dos discípulos de Jesus que o escutaram, disseram: 'Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?' 61Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: 'Isto vos escandaliza? 62E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? 63O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. 64Mas entre vós há alguns que não creem'. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. 65E acrescentou: 'É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim a não ser que lhe seja concedido pelo Pai'. 66A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. 67Então, Jesus disse aos doze: 'Vós também vos quereis ir embora?' 68Simão Pedro respondeu: 'A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. 69Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus'. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “as palavras de Jesus são espírito e verdade

A ideia de que teriam que comer a carne e beber o sangue de Jesus escandalizava as pessoas, pois elas procuravam entender com a mente aquilo que só o Espírito poderia fazê-lo. Realmente, entendendo com a razão e dentro da lógica humana seria impossível acontecer o que Jesus afirmara, porém, o “Espírito é que dá vida” e “as palavras de Jesus são espírito e vida!” Nós também nos escandalizamos com os mistérios de Deus porque a nossa fé é muito pequena e não compreendemos que as palavras de Jesus são espírito e verdade. Jesus nos dá um ensinamento de como não racionalizar as coisas sobrenaturais e é firme diante dos questionamentos dos judeus e até dos próprios discípulos sobre as “palavras duras de comer o seu corpo e beber o seu sangue.”  O Espírito Santo é dado em abundância a quem reconhece que só Jesus tem as palavras de vida eterna! Diante da evasão de alguns, Jesus deu um ultimato aos Seus seguidores: “Vós também vos quereis ir embora?” Pedro respondeu em nome dos outros discípulos: “a quem iremos Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o santo de Deus.” Alguns discípulos se afastaram de Jesus, porém, ficaram aqueles que creram e reconheceram que “Ele era o santo de Deus”.  Hoje também são muitos os que se afastam porque não querem entender, os que duvidam porque se acham autossuficientes e até zombam de Cristo! Assumir as palavras de Jesus como espírito e vida é abraçar tudo o que Ele nos propõe sem questionamentos e com o coração convencido de que só Ele tem as palavras de vida eterna! 


-Você pode dizer isto?

– Como você age quando encontra alguém que não acredita na Eucaristia?

 – Você cala, ou procura mostrar as Palavras de Jesus? 

 Jesus o tem revelado palavras de vida eterna?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: