segunda-feira, 30 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 30 DE MAIO 2022

 

2ª. FEIRA DA SÉTIMA SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

1ª. Leitura – At 19, 1-8

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 19,1-8

1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as regiões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2'Vós recebestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?' Eles responderam: 'Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!' 3Então Paulo perguntou: 'Que batismo vós recebestes?' Eles responderam: 'O batismo de João.' 4Paulo disse-lhes: 'João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus.' 5Tendo ouvido isso, eles foram batizados no nome do Senhor Jesus. 6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar.
7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga
e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o Reino de Deus.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão -  Abraçar a fé é um ato de vontade e de consciência”.

Os discípulos que ajudavam a edificar a Igreja de Jesus Cristo, já haviam recebido o Batismo de João, por isso estavam empenhados no reino e reconheciam Jesus decidindo conscientemente por Ele. Porém, o Batismo de João era de penitência, de arrependimento e conversão, e o poder do Espírito Santo ainda não se manifestara através deles. Quando Paulo impôs as mãos sobre eles o Espírito Santo desceu e se manifestou vivamente, soltando as cadeias que os prendiam.  A força que movia Paulo era a força do Espírito Santo, mas ele ministrou o Batismo, em Nome de Jesus.  O Espírito Santo nos é dado por Jesus, foi Ele quem nos prometeu que não nos deixaria órfãos. Portanto, todos nós somos convidados por Jesus a participar do serviço do reino e ficar atentos (as) às moções do Espírito Santo porque Ele vai falar, com certeza. O Espírito Santo é quem nos encoraja, nos motiva e nos anima, quem nos sustenta e nos protege, mas muitos ainda não O conhecem. Abraçar a fé é um ato de vontade e de consciência. A maioria das pessoas vive uma religião morta, sem ação, como se ainda estivesse presa ao pecado. Precisamos mais e mais fazer com que os batizados tomem consciência de que o poder de Deus mora dentro de nós. Só reconheceremos verdadeiramente a Jesus e só conseguiremos louvar a Deus como convêm pela manifestação do Espírito Santo em nós. É Ele quem nos santifica e realiza em nós as obras que o Pai deseja que aconteçam na nossa vida. Faça com que por seu intermédio o Espírito Santo de Deus seja conhecido e amado. O Senhor deseja manifestar o Seu poder amoroso no mundo.  - O que precisamos fazer, então?  – Orar constantemente pedindo o Espírito Santo, em Nome de Jesus. – Faça isto na sua casa, com as pessoas que estão perto de você: imponha as mãos e invoque, em Nome de Jesus, a manifestação do Espírito Santo nas suas vidas e comprove essa realidade.             

 

Salmo 67, 2-3. 4-5ac. 6-7ab (R. 33a)

 

R. Reinos da terra, cantai ao Senhor.
 Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! * Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! 
3Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, + como a cera se derrete, ao contato com o fogo, * assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor! R. 

4Mas os justos se alegram na presença do Senhor * rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! 
5aCantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome!* 
5co seu nome é Senhor: exultai diante dele!R. 

6Dos órfãos ele é pai, e das viúvas protetor;* é assim o nosso Deus em sua santa habitação. 
7aÉ o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados,* 
7bquem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.R.

 

Reflexão - Deus Pai é o nosso Criador e o nosso sustentador, por isso o salmista nos convoca a cantar a Sua glória. Ele é o protetor, libertador e o maior motivo da nossa alegria. Por isso, cantemos ao rei, nosso Senhor, porque é Ele o pai dos pobres e deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura. O Seu louvor alimenta a nossa alma. Ele está de pé para nos defender das astúcias do inimigo. Não somos deserdados nem prisioneiros, habitamos na tenda do Senhor nosso Deus!

 

Evangelho – Jo 16, 29-33

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,29-33

Naquele tempo: 29Os discípulos disseram a Jesus: 'Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras.  30Agora sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus.  31Jesus respondeu: 'Credes agora?  32Eis que vem a hora - e já chegou - em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo.  33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!’ Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “Jesus venceu o mundo e, com Ele, nós seremos mais que vencedores”.

Jesus conhecia profundamente o coração dos Seus discípulos! Por isso, quando eles deram mostras de que já entendiam as Suas palavras e que estavam bem firmes na fé, afirmando: “cremos que viestes da parte de Deus”, Ele lhes respondeu: “Credes agora?”  Vocês têm certeza disso? “eis que vem a hora em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só”. As mesmas palavras também Jesus poderá dizer para nós, porque Ele também conhece o nosso coração e sabe do que somos capazes! Ele nos conhece profundamente e por mais que tenhamos as melhores intenções nunca conseguiremos estar convictos (as) e inabaláveis na fé. Às vezes diante de qualquer problema nós sucumbimos, mas, porque conhece verdadeiramente a nossa humanidade e sabe do que somos capazes sem o Seu auxílio, Jesus nos encoraja a vencer o mundo, apesar de todas as nossas tribulações, dúvidas e fragilidades. Antes mesmo da Sua ressurreição Jesus proclamou a Sua Vitória porque sabia em quem podia confiar. “Mas eu não estou só. Porque o Pai está comigo!”  Nós também somos vitoriosos, porque já possuímos o Espírito de Jesus. Sem o Espírito Santo nós agiremos conforme o que Jesus falou sobre os apóstolos: dispersar-nos-emos, nos acovardaremos e não enfrentaremos os desafios, as provas, os testes, que a vida nos impõe. Tenhamos, pois a paz em Jesus. Ele venceu o mundo e, com Ele, nós seremos mais que vencedores, seremos felizes, apesar de todos os percalços

– Não tenha receio, Jesus é o vencedor do mundo e o Espírito Santo o (a) ajudará a vencer as tribulações.
 – Faça um exercício diário na sua vida: peça a ajuda do Espírito Santo antes de decisão, a toda hora, diante de todos os seus empreendimentos. “Espírito Santo, vem, vem – Toma minha vida! Santifica-me, consola-me, Espirito Santo e vem

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


panha-me, converte-me, 

Nenhum comentário: