segunda-feira, 9 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

9 DE MAIO DE 2022

 

SEGUNDA FEIRA DA IV SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 11, 1-18

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 11,1-18

Naqueles dias: 1Os apóstolos e os irmãos, que viviam na Judéia,
souberam que também os pagãos haviam acolhido a Palavra de Deus.
2Quando Pedro subiu a Jerusalém, os fiéis de origem judaica
começaram a discutir com ele, dizendo:
3'Tu entraste na casa de pagãos e comeste com eles!' 4Então, Pedro começou a contar- lhes, ponto por ponto, o que havia acontecido: 5'Eu estava na cidade de Jope e, ao fazer oração, entrei em êxtase e tive a seguinte visão: vi uma coisa parecida com uma grande toalha
que, sustentada pelas quatro pontas, descia do céu e chegava até junto de mim.
6Olhei atentamente e vi dentro dela quadrúpedes da terra, animais selvagens, répteis e aves do céu. 7Depois ouvi uma voz que me dizia: 'Levanta-te, Pedro, mata e come.' 8Eu respondi: 'De modo nenhum, Senhor! Porque jamais entrou coisa profana e impura na minha boca'. 9A voz me disse pela segunda vez: 'Não chames impuro o que Deus purificou'. 10Isso repetiu-se por três vezes. Depois a coisa foi novamente levantada para o céu.
11Nesse momento, três homens se apresentaram na casa em que nos encontrávamos. Tinham sido enviados de Cesaréia, à minha procura. 12O Espírito me disse que eu fosse com eles sem hesitar.
Os seis irmãos que estão aqui me acompanharam e nós entramos na casa daquele homem.
13Então ele nos contou que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa e dizer: 'Manda alguém a Jope para chamar Simão, conhecido como Pedro. 14Ele te falará de acontecimentos que trazem a salvação para ti e para toda a tua família'. 15Logo que comecei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles, da mesma forma que desceu sobre nós no princípio.
16Então eu me lembrei do que o Senhor havia dito: 'João batizou com água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo'. 17Deus concedeu a eles o mesmo dom que deu a nós que acreditamos no Senhor Jesus Cristo. Quem seria eu para me opor à ação de Deus?'
18Ao ouvirem isso, os fiéis de origem judaica se acalmaram
e glorificavam a Deus, dizendo: 'Também aos pagãos Deus concedeu a conversão que leva para a vida!' Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Os nossos sentimentos, paixões, emoções muitas vezes denotam o nosso estado de impureza.”

Com imagens claras Jesus mostrou a Pedro que todos têm lugar e vez no reino de Deus e todos somos chamados a pertencer à Sua Igreja. Às vezes, nós também temos o hábito de discriminar outras pessoas que não comungam das nossas ideias, das nossas concepções, das nossas preferências. Não podemos ir contra elas, combatemos as ideias, mas não temos o direito de discriminar ninguém, porque Deus concede a todos o mesmo dom que deu a nós e os chama a pertencer ao Seu reino. Todos carregamos coisas puras e coisas impuras dentro do nosso coração. Os nossos sentimentos, paixões, emoções muitas vezes denotam o nosso estado de impureza. No entanto, o Senhor nos purifica e nos prepara para um tempo novo. O Senhor Deus dará a vida gerada no Espírito, a quem Ele nos mandar ir e, assim como Pedro visitou a casa dos pagãos e o Espírito foi derramado em profusão, também pelo poder do Espírito Santo Ele purifica os corações das pessoas e, por nosso intermédio, Ele visita os corações.   Não podemos desprezar ninguém, principalmente, a nossa família, quando entendemos e afirmamos que não conseguimos realizar a nossa missão dentro da nossa casa. Assim como também, as pessoas que não estão dentro da Igreja ou pertencem à outra religião. Jesus nos mandar ir a todos com a vivência do amor. – Você tem dificuldade de falar de Jesus na sua casa? – Você acha que Jesus tem poder para convertê-los? – Como você trata as pessoas de outras religiões? – Você acha que eles terão salvação?  

 

Salmo - 41, 2-3;42, 3.4 (R. Cf. Sl 41, 3a)

R. A minh'alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

41,2Assim como a corça suspira*
pelas águas correntes,
suspira igualmente minh'alma
por vós, ó meu Deus!R.

3A minh' alma tem sede de Deus,*
e deseja o Deus vivo.
Quando terei a alegria de ver*
a face de Deus?R.

42.3Enviai vossa luz, vossa verdade:*
elas serão o meu guia;
que me levem ao vosso Monte santo,*
até a vossa morada!R.

4Então irei aos altares do Senhor,*
Deus da minha alegria.
Vosso louvor cantarei, ao som da harpa,*
meu Senhor e meu Deus!R.

 

Reflexão - Esta é uma grande verdade. Se, nos for dada a graça de poder sondar o mais profundo do nosso ser, nós iremos perceber que as palavras do salmista são o grito da nossa alma. Anelamos e desejamos ardentemente viver na presença de Deus. Este é o maior desejo do coração do homem. Conscientes disto, nós podemos experimentar, desde já, da Luz que vem do céu e nos guia aqui na terra. Somos novas criaturas quando deixamos que a luz do céu entre no nosso coração.

 

Evangelho – Jo 10, 1-10

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,1-10

Naquele tempo, disse Jesus: 1'Em verdade, em verdade vos digo,
quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas, sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. 2Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora.
4E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas não seguem um estranho, antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.' 6Jesus contou-lhes esta parábola,
mas eles não entenderam o que ele queria dizer. 7Então Jesus continuou: 'Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas. 8Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram. 9Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão só vem para roubar, matar e destruir.
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Jesus é a porta pela qual todos nós teremos acesso à vida!”

Jesus nos assegura que abriu a porta do céu para nós a fim de que a presença de Deus Pai se manifestasse na nossa vida. A porta do céu é o próprio Jesus! Ele é a porta pela qual todos nós teremos acesso à vida que nos foi preparada pelo Pai. No entanto, nem sempre temos consciência dessa verdade e, na nossa fome de felicidade, muitas vezes nos deixamos conduzir pelos ladrões e salteadores deste mundo, que nos acenam com fortuna e felicidade. No entanto, estes são mercenários que só visam lucro e os seus interesses pessoais. Até mesmo na esfera espiritual há os embusteiros que se aproveitam do nome de Deus para benefício próprio. Quando nos desviamos de Jesus nós corremos o risco de entrar em outros lugares onde Deus não está presente. Somente Jesus pode nos conduzir rumo ao Pai. Quando   perseguimos os passos de Jesus nós percorremos o caminho que nos leva ao Pai que é a fonte do Amor e da felicidade. Jesus veio ao mundo para nos dar a vida em abundância e todos os que buscam outros caminhos e seguem outras vozes terminam sendo enganados. A ovelha que é conduzida por Jesus tem plena confiança de que está no caminho certo, por isso, ela percebe quando a querem desviar e foge. Ela escapa daqueles que não anunciam Jesus, que não operam em nome de Jesus e por amor a Jesus. Quando fazemos as coisas em nome de Jesus, as portas se abrem e o verdadeiro Pastor toma conta do rebanho.  As ovelhas conhecem a voz do Pastor porque têm intimidade profunda com Ele! A Igreja é o nosso Redil! Na Igreja nós estamos seguros, pois, nela que se encontra Jesus, o nosso Pastor.  A comunidade e a nossa família são uma extensão da Igreja, onde aprendemos com Jesus a não nos desviar do Seu Caminho e a não fugir Dele. Há muitas teorias no mundo que tentam nos enganar e nos atrair com falsas conquistas: a teoria da prosperidade sem esforço, a teoria de que tudo é relativo, a teoria de que podemos nos salvar pelas nossas ações, no entanto Jesus nos afirma: “Eu sou a Porta! ” 

- Para você o que significa isto?

  - Você crê em Jesus como Salvador e Senhor da sua vida?

 – Você tem demonstrado isso nas suas ações? 

– Você tem intimidade com Jesus? 

– Você já está provando da vida em abundância que Ele veio nos dar?

 – Você tem paz? 

– Qual o ladrão que tenta tirá-lo (a) do caminho do Pai?


Helena Serpa

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: