sexta-feira, 13 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

13 DE MAIO DE 2022

 

SEXTA FEIRA DA IV SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª Leitura - At 13,26-33

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,26-33

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia,
Paulo disse na sinagoga: 26Irmãos, descendentes de Abraão,
e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias
que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz
a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho:
a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: 'Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “A ressurreição de Jesus é o cumprimento da promessa do Pai”

Por onde passavam, os apóstolos, insistentemente, anunciavam o Evangelho da Salvação, mostrando a todos, através do relato da própria história do povo, que Deus já lhe mandara o Salvador. Paulo, sabiamente, procurava mostrar aos judeus o sentido para tudo o que estava acontecendo, mostrando aos homens que a promessa de Deus no Antigo Testamento já se cumprira em Jesus.  Por isso, também, quando conhecemos a origem do homem e a sua história de pecado nós começamos a entender o motivo pelo qual Deus nos prometeu um Salvador. Logo que o homem, (Adão e Eva), pecou, Deus na Sua misericórdia nos prometeu a Salvação.  A promessa se cumpriu em Jesus que, vindo até nós, morreu por nossos pecados, foi ressuscitado e voltou aos céus. A ressurreição de Jesus é, portanto, o cumprimento da promessa do Pai para nós. Jesus abriu o caminho para que também pudéssemos ser ressuscitados.  Apesar disso, até hoje tem sido difícil para os homens acreditarem nesta verdade. A humanidade continua descrente e insegura em relação às promessas de Deus, vivendo sem esperança e temerosa. Se todos soubessem acolher, com confiança, a promessa de salvação do Pai por meio de Jesus, a história seria outra. Não haveria suicídios, desarmonia, depressão e outros males e assim não precisaríamos de mais nada para vivenciar a santidade e a justiça, já aqui e, agora.  – Você acha que precisávamos mesmo de um Salvador? – Você alguma vez imaginou como seria se Jesus não tivesse vindo ao mundo? – Como você estaria? – Em que a sua vida mudaria?

 

Salmo - Sl 2, 6-7. 8-9. 10- 11 (R. 7)

 

R. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


6'Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei*
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!'
7O decreto do Senhor promulgarei, +
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!R.

8Podes pedir-me, e em resposta eu te darei +
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
9Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila!R.

10E agora, poderosos, entendei; *
soberanos, aprendei esta lição:
11Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito!R.

 

Reflexão - Jesus recebeu do Pai toda a autoridade sobre todas as nações. Somos propriedade Dele, herança e pertença a Ele. Toda a terra está sob o Seu domínio. Dentro da mentalidade humana, poderíamos pensar que a nossa vida é uma vida de servidão. Muito pelo contrário, o jugo e a autoridade de Jesus vêm do Amor do Pai, por isso, Ele é poderoso no Amor. Não somos seus serviçais, mas sim, Seus servos. Servir a Jesus significa render-Lhe graças e prestar-Lhe homenagem com respeito, tudo fazendo por amor.

 

Evangelho - Jo 14,1-6

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou,
vós conheceis o caminho.' 5Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?'
6Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “procuramos o Caminho nos caminhos do mundo

No caminho para Jerusalém Jesus procurava mostrar aos Seus discípulos que eles teriam de enfrentar muitas dificuldades quando Ele fosse embora, e, ao mesmo tempo, os animava a não se perturbarem e a confiar no Pai e Nele. Assim, humildemente, lhes pedia compreensão para os fatos que iriam ocorrer, quando lhes falava: “Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.”  Jesus procurava imprimir confiança e esperança no coração dos Seus discípulos assegurando-lhes que iria preparar um lugar para cada um.  Os discípulos, porém, tinham muitas dúvidas e não entendiam muito bem, o que Jesus os queria mostrar, apesar de tudo o que já lhes fora revelado. Assim acontece também conosco, apesar de conhecer toda a história, de ter acesso à Palavra que nos esclarece o mal-entendido, de termos tido uma experiência com Jesus ressuscitado, às vezes, ficamos confusos (as) e nos perguntamos: como podemos conhecer o Caminho para Deus? Para onde estamos indo? O que virá depois?  Desconhecemos as lições de Jesus e ficamos procurando o Caminho nos caminhos do mundo. Assim como falou aos discípulos Jesus hoje nos fala também: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”!  Sabemos que Jesus já veio até nós e que opera milagres na nossa vida. Que Ele realiza as obras do Pai e nos revela a Sua Face nos momentos de oração, de adoração, quando meditamos com a Sua Palavra. No entanto, nos falta apossarmo-nos da Fé. A fé em Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai. Somente dessa maneira é que chegaremos à morada que nos foi preparada. Ninguém chegará ao Pai por si mesmo, Jesus é a Estrada pela qual nós caminhamos até a morada de Deus. Jesus é a Verdade que nos tira da ignorância e da mentira do mundo. Jesus é a Vida nova que o Pai veio nos dar.

 - Por que buscamos outros caminhos?

 - Por que acreditamos nos contos que o mundo nos prega?

 - Por que não assumimos a vida nova de Cristo para valer? 

– O que está nos faltando: fé, disposição, coragem, humildade, oração, conhecimento da Palavra?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

14 DE MAIO DE 2022

Nenhum comentário: