domingo, 8 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

8 DE MAIO DE 2022

 

DOMINGO DA IV SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 13, 14.43-52

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,14.43-52

Naqueles dias, Paulo e Barnabé 14partindo de Perge, chegaram a Antioquia da Pisidia. E, entrando na sinagoga em dia de sábado, sentaram-se. 43Muitos judeus e pessoas piedosas convertidas ao
judaísmo seguiram Paulo e Barnabé. Conversando com eles, os dois insistiam para que continuassem fiéis à graça de Deus.
44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia. 46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam:
'Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que vamos dirigir-nos aos pagãos.
47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: 'Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra'.' 48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificavam a palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas,
assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e Barnabé e expulsaram-nos do seu território.
51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “não podemos nos omitir de anunciar a Palavra de Deus”

Cada vez crescia mais o número dos que se reuniam para escutar a palavra de Deus, despertando a inveja dos outros judeus que estavam perdendo adeptos. Os judeus convertidos ao judaísmo seguiam Paulo e Barnabé porque eram atraídos pelo poder da palavra de Deus que eles anunciavam. Apesar da oposição os dois discípulos continuavam firmes e abertamente revelaram que iriam procurar os pagãos já que o povo escolhido, não se considerava digno da vida eterna. Embora fossem expulsos dos lugares por onde andavam Paulo e Barnabé seguiam adiante cheios de alegria e do Espírito Santo.  A Palavra de Deus precisa ser anunciada e clamada aos quatro cantos do mundo e Jesus conta conosco para que as nações creiam Nele e sejam salvas. Assim, mesmo que soframos perseguição e passemos por dificuldades não podemos nos omitir de anunciar a Palavra de Deus. O Senhor hoje também fala para cada um de nós: “Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra.”  Como Paulo e Barnabé nós também somos chamados a ser luz para as nações a fim de que as trevas do pecado e da ignorância sejam removidas do coração das pessoas a quem Jesus veio salvar. Mesmo que não nos ouçam nem aceitem o nosso testemunho nós, como os discípulos, nos alegramos, porque compreendemos que para sermos fiéis nós temos que aprender com o Mestre e viver de acordo como Ele viveu.  Portanto, é por uma causa justa que sofremos. O Senhor nos faz luz para a salvação das almas que estão na escuridão. Não é o nosso sofrimento que salvará as almas necessitadas Ele apenas faz parte da nossa missão, em vista da oposição que existe pela força do mal, mas nós devemos ter em mente a Ressurreição de Jesus que venceu a morte para nos dar uma nova vida. A vida nova é a vida no Espírito. É Ele quem nos leva a irradiar a luz de Cristo por onde nós andarmos. – Você se alegra quando consegue ser fiel na missão de salvar almas? – Como o Espírito Santo tem lhe instruído para que você leve luz ao mundo? – Você tem medo de sofrer pelo Evangelho?

 

Salmo 99,2.3.5 (R. 3c)

 

R. O Senhor, só ele é Deus, somos o seu povo e seu rebanho.
Ou: R.Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Aclamai o Senhor, ó terra inteira,
servi ao Senhor com alegria,*
ide a ele cantando jubilosos! R.
3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, 
Ele mesmo nos fez, e somos seus, 
nós somos seu povo e seu rebanho. R. 

5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, 
sua bondade perdura para sempre, 
seu amor é fiel eternamente! R.

 

Reflexão - Servir ao Senhor com alegria é o nosso ministério. Sabemos que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e nos criou e, por isso, somos seu povo e seu rebanho. Servir ao Senhor é expressar no mundo a alegria que faz com que nosso coração queira eternamente viver por causa do amor que preenche a nossa alma. Afirmar a bondade do Senhor e a fidelidade do Seu amor é um serviço que prestamos ao reino de Deus.

 

2ª. Leitura – Ap 7, 9.14b-17

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 7,9.14b-17

Eu, João, 9vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 14bEntão um dos anciãos me disse:
'Esses são os que vieram da grande tribulação'. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro.
15Por isso, estão diante do trono de Deus e lhe prestam culto, dia e noite, no seu templo. E aquele que está sentado no trono os abrigará na sua tenda. 16Nunca mais terão fome, nem sede. Nem os molestará o sol, nem algum calor ardente. 17Porque o Cordeiro, que está no meio do trono, será o seu pastor e os conduzirá às fontes da água da vida. E Deus enxugará as lágrimas de seus olhos.'

 Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o pecado nos aprisiona a alma e impede de vislumbrarmos as coisas celestes”

São João “viu a multidão de gente de todas as nações de pé, diante de Jesus, vestindo vestes brancas e trazendo palmas na mão,”! Esta visualização de São João nos dá uma percepção da visão beatífica, e nos faz meditar sobre a glória que viveremos no céu após a tribulação da nossa vida no nosso corpo mortal.  Fomos criados para o infinito, fomos feitos para viver plenamente a felicidade e desde já podemos conceber como será esta vivência. O que nos impede, porém, de experimentar essa vida plena é o pecado que nos aprisiona a alma, e nos torna limitados para vislumbrar as coisas celestes.  No céu, nada nos molestará porque o Pai nos terá guardado nele mesmo, enxugará as nossas lágrimas e nos alimentará. Mesmo assim, desde já podemos ter a certeza de que os que lavaram e alvejaram as suas roupas no Sangue de Jesus estarão diante do trono de Deus e lhe prestarão culto.  O Senhor nos abrigará na sua tenda e, por isso, nunca mais teremos fome nem sede nem tampouco o sol nos molestará. Jesus, o Cordeiro será o nosso pastor e nos conduzirá às fontes de água da vida. Precisamos sempre ter esse cenário diante dos nossos olhos para que a esperança sempre permaneça nos nossos corações. – Você pensa no céu? – O que é o céu para você? – Como você imagina que seja o céu? – Faça uma discrição do céu que você imagina e escreva no seu caderno de oração.

 

Evangelho – Jo 10, 27-30

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 10,27-30


Naquele tempo, disse Jesus: 27As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna
e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos,
e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai.
30Eu e o Pai somos um.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “somos “ovelhas de um único Pastor”
Este Evangelho, nos motiva a fazer uma reflexão para saber se realmente somos ovelhas de Jesus. Jesus é firme quando nos diz: “eu conheço as minhas ovelhas e elas me seguem”; “As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem”! Diante destas palavras de Jesus nós concluímos que somente quem escuta a Sua voz e O obedece poderá se considerar ovelha do Seu redil. Em algumas ocasiões nós temos escutado os ensinamentos de Jesus e queremos obedece-Lo, no entanto, chegamos à conclusão de que ainda não O seguimos fielmente. Quem crê em Jesus e assume o Seu Projeto de salvação precisa também obedecê-Lo seguindo a Palavra que Ele deixou, mesmo que seja difícil. Não podemos ser ovelha pela metade, em algumas coisas nós obedecemos, já em outras, nem tanto.   Não podemos também fingir que somos ovelhas, pois Ele nos conhece por inteiro e sabe das nossas intenções. Muitas vezes, também seguimos facilmente os pastores do mundo, como a moda, as propagandas, as novidades que nos são oferecidas, no entanto, esquecemos de que somos “ovelhas de um único Pastor” e que somente Ele pode nos conceder a vida feliz de que necessitamos. Se tivermos plena consciência de que escutamos a voz de Jesus e O seguimos vivendo a Sua palavra, podemos ter confiança de que somos ovelhas que o Pai deu a Jesus e, por isso, ninguém vai nos arrancar da Sua Mão. Peçamos a Jesus, o Bom Pastor que Ele nos conceda a graça de sermos fiéis à Sua Palavra e O sigamos para onde Ele quer nos levar.  Ele é o Pastor que através das pessoas mais simples e até despreparadas aos nossos olhos pode nos orientar e aconselhar. Jesus veio ao mundo e escolheu os mais pobres e até ignorantes para entregar a Sua Igreja, portanto, nos coloquemos sob as asas do Espírito Santo e nos tornemos, em Nome de Jesus, com simplicidade, instrumentos Seus na evangelização dos nossos irmãos e irmãs para que O acolham como Pastor

– Você escuta a voz de Jesus?

 – Você tem obedecido à Sua Palavra? 

 Você já se apossou da vida eterna que Ele lhe conquistou?

– Você acha que também pode ser um bom pastor em nome de Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: