quinta-feira, 26 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

26 DE MAIO DE 2022

 

5ª FEIRA DA SEXTA SEMANA

 

DA PÁSCOA 

 

Cor branco

1ª Leitura At 18,1-8

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 18,1-8

Naqueles dias: 1Paulo deixou Atenas e foi para Corinto.
2Aí encontrou um judeu chamado Áquila, natural do Ponto, que acabava de chegar da Itália, e sua esposa Priscila, pois o imperador Cláudio tinha decretado que todos os judeus saíssem de Roma. Paulo entrou em contato com eles.3E, como tinham a mesma profissão - eram fabricantes de tendas -Paulo passou a morar com eles e trabalhavam juntos.4Todos os sábados, Paulo discutia na sinagoga, procurando convencer judeus e gregos. 5Quando Silas e Timóteo chegaram da Macedônia, Paulo dedicou-se inteiramente à Palavra, testemunhando diante dos judeus que Jesus era o Messias. 6Mas, por causa da resistência e blasfêmias deles, Paulo sacudiu as vestes e disse: 'Vós sois responsáveis pelo que acontecer. Eu não tenho culpa; de agora em diante, vou dirigir-me aos pagãos.' 7Então, saindo dali, Paulo foi para a casa de um pagão, um certo Tício Justo, adorador do Deus único, que morava ao lado da sinagoga. 8Crispo, o chefe da sinagoga, acreditou no Senhor com toda a sua família; e muitos coríntios, que escutavam Paulo, acreditavam e recebiam o batismo.
Palavra do Senhor.

 

 Reflexão – “o trabalho é também um meio de anunciar Jesus”

Levando uma vida itinerante, Paulo não parava nem se acomodava, uma vez que tinha um objetivo claro: anunciar Jesus. Morava na casa de um e de outro, mas trabalhava para se sustentar com o intuito de não ser oneroso a ninguém. O seu trabalho também era um meio de anunciar Jesus e ele fazia tudo para conquistar os judeus, embora que estes não o compreendessem e resistissem às suas palavras. Por essa razão, o Espírito Santo o levou a propagar Jesus entre os pagãos e ali a Igreja começou a aumentar. Seguindo o exemplo de Paulo, nós percebemos que não é só entre os conhecidos que somos chamados (as) a anunciar Jesus, e que, por onde passamos, outras pessoas nos esperam. Assim, Deus vai realizando o Seu projeto por meio de nós, mesmo que não entendamos a sua metodologia. Dessa forma, também podemos evangelizar no nosso trabalho, no meio dos “pagãos”, isto é, daqueles que ainda não conhecem Jesus.  Às vezes insistimos com as mesmas pessoas e desejamos incutir na cabeça delas o que já vivemos e não o conseguimos. Quando, porém, somos levados pelo vento do Espírito, Ele nos mostra aqueles (as) que estão de coração aberto, necessitados e assim, a vida de homens, de mulheres e de famílias são renovadas por causa do nosso anúncio. Não podemos nos angustiar nem afligir quando não conseguimos dentro da nossa casa fazer com que os nossos familiares se convertam, ao contrário, continuemos com a nossa oração e com o testemunho e nos voltemos para os que estão sedentos e de coração aberto para receber o Batismo no Espírito Santo.  – Você tem insistido com alguém para acolher a Jesus no seu coração? – Como você se sente diante da recusa das pessoas que não entendem isto? -  Você ora pela conversão da sua família? – Você acredita que um dia eles irão entender? – Você tem se voltado também para a conversão das pessoas que não são seus amigos, sua família, pessoas que o Espírito Santo lhe mostra?

 

Salmo 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R. Cf. 2b)

 

R. O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,*
porque ele fez prodígios!
Sua mão e o seu braço forte e santo*
alcançaram-lhe a vitória.R.

2O Senhor fez conhecer a salvação,*
e às nações, sua justiça;
3arecordou o seu amor sempre fiel*
3bpela casa de Israel.R.

3cOs confins do universo contemplaram*
3da salvação do nosso Deus.
4Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,*
alegrai-vos e exultai!R.

 

Reflexão - O Senhor é quem sabe de todas as coisas e “faz conhecer seu poder salvador perante as nações”. Deus chama a todos e cada um de nós atende ao Seu chamado de acordo com as nossas resoluções e quando nós nos rendemos ao Seu amor nós não conseguimos deixar de louvá-Lo e de anunciá-Lo.

 

Evangelho – Jo 16, 16-20

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 16,16-20


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo.'17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si:
'O que significa o que ele nos está dizendo: 'Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo', e: 'Eu vou para junto do Pai'?' 18Diziam, pois: 'O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer.' 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: 'Estais discutindo entre vós porque eu disse: `Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis'? 20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis,
mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a tristeza de hoje será transformada em alegria, amanhã”

As palavras de Jesus deixavam os discípulos perturbados: “pouco tempo e já não mais me vereis... pouco tempo e me vereis de novo”. Jesus fazia de tudo para que eles percebessem o grande mistério da Sua missão aqui na terra e os instruía sobre as coisas que iriam acontecer. Eles, porém, ainda não conseguiam entender o que Jesus lhes anunciava, pois não haviam recebido o Espírito Santo, que lhes seria enviado, somente quando Ele fosse para junto do Pai. Hoje nós percebemos e comprovamos este fato, porquanto, sem a manifestação do Espírito Santo, nós permanecemos estáticos, aéreos e confusos. Nunca poderíamos entender as palavras de Jesus se o Espírito não nos tivesse sido dado. Precisamos, também, baseados nos ensinamentos de Jesus, apreender que tudo na vida passa e que a esperança e a fé em Jesus devem nos mover e sustentar quando não entendemos o porquê das coisas que nos acontecem.  Nos primeiros momentos, ficamos tristes e acabrunhados, mas se tivermos sintonia com o Espírito Santo, Ele nos dará luz e, logo depois, compreenderemos o sentido de todos os acontecimentos e a nossa tristeza se transformará em alegria. Existe um infinito de esperança que move o nosso coração quando nos apropriamos do poder do Espírito Santo. Só Ele tem a capacidade de nos convencer de que nada do que passarmos aqui na terra, nos será em vão para a conquista do reino dos céus. Não tenhamos medo das coisas que não acontecem de acordo com o nosso planejamento. O Pai não quer que se perca ninguém e tudo Ele fará para que sejamos salvos. Precisamos acolher a Palavra de Jesus com fé e esperança, certos de que a tristeza de hoje, colocada nas Mãos do Pai, transformar-se-á em alegria, amanhã

– Você tem medo do amanhã?

 – De que você gosta mais: alegrar-se ou fazer a alegria de alguém? 

 Você tem o coração aberto para acolher a manifestação do Espírito de Deus?

 – Você consegue ter paciência no meio da tribulação e esperar o bom que virá?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: