domingo, 1 de maio de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

1 DE MAIO DE 2022

 

DOMINGO DA III SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 5, 27b-32.40b-41

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 5,27b-32.40b-41

Naqueles dias: os guardas levaram os apóstolos e os apresentaram ao Sinédrio. 27bO sumo sacerdote começou a interrogá-los,
28dizendo: 'Nós tínhamos proibido expressamente que vós ensinásseis em nome de Jesus. Apesar disso, enchestes a cidade de Jerusalém com a vossa doutrina. E ainda nos quereis tornar responsáveis pela morte desse homem!' 29Então Pedro e os outros apóstolos responderam: 'É preciso obedecer a Deus, antes que aos homens. 30O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós matastes, pregando-o numa cruz. 31Deus, por seu poder, o exaltou, tornando-o Guia Supremo e Salvador, para dar ao povo de Israel a conversão e o perdão dos seus pecados. 32E disso somos testemunhas, nós e o Espírito Santo, que Deus concedeu àqueles que lhe obedecem.' 40bEntão mandaram açoitar os apóstolos e
proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram.
41Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes,
por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “se estamos incomodando é porque a Palavra de Deus está sendo proclamada e dando frutos”

Os apóstolos saíram do conselho muito contentes por terem sido considerados dignos de injúrias por causa do nome de Jesus”. Diante do que ouvimos neste relato, todos nós precisaríamos fazer uma reflexão da nossa atitude quando somos perseguidos por causa do trabalho do reino ou mesmo quando a vida nos acossa e sofremos dificuldades por causa das barreiras. Frequentemente, nós resmungamos contrariados (as) e, na maioria das vezes, queremos desistir da nossa missão, pois tudo nos desestimula porque não aceitamos ser contestados (as), criticados (as) nem muito menos “injuriados (as)”. Com os apóstolos não acontecia assim! Se seguíssemos o exemplo dos apóstolos perceberíamos que o sofrimento por causa do nome de Jesus é sinal de que estamos cumprindo com a nossa missão e se estamos incomodando é porque a Palavra de Deus está sendo proclamada e dando frutos. Dar testemunho de Cristo implica em renúncia, incompreensão e humilhação. Se fizermos a experiência comprovaremos que vale a pena sofrer até ingratidão por causa do Nome de Jesus, pois, quando damos testemunho Dele estamos sendo sustentados e motivados pelo Espírito Santo que é o doador dos dons. Portanto, a alegria, a paz, o entusiasmo, o zelo e a ousadia são dons que o Espírito nos concede quando obedecemos a Deus e somos fiéis ao Seu projeto de salvação. Precisamos ter consciência de que também contribuímos para morte de Jesus. O nosso pecado foi a causa pela qual Jesus se entregou.  Na realidade, fomos nós quem O matamos e O pregamos numa cruz, por causa dos pecados que ainda hoje nós cometemos. Jesus pagou pelas transgressões que continuamos praticando, mas espera de nós reconhecimento do nosso ser pecador e conversão. Deus ressuscitou Jesus Cristo para nos dar uma vida nova pelo poder do Espírito Santo. – Qual a sua reação diante das dificuldades na sua missão aqui na terra?  – Você tem o Espírito Santo como um aliado? – Você tem consciência de que ao transgredir a lei de Deus, está também crucificando Jesus? -  Você também, como os apóstolos, se alegra quando recebe injúrias por causa do nome de Jesus?

 

Salmo 29,2.4.5-6.11.12a.13b(R.2a)

 

R. Eu vos exalto, ó Senhor, porque vós me livrastes
Ou: R.Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes,*
e não deixastes rir de mim meus inimigos!
4Vós tirastes minha alma dos abismos*
e me salvastes, quando estava já morrendo! R.

5Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, 
dai-lhe graças e invocai seu santo nome! 
6Pois sua ira dura apenas um momento, 
mas sua bondade permanece a vida inteira;
se à tarde vem o pranto visitar-nos, 
de manhã vem saudar-nos a alegria.R. 

11Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! 
Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! 
12Transformastes o meu pranto em uma festa, 
13bSenhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos! R.

 

Reflexão - Esse salmo retrata o sentimento do pecador arrependido que se apodera da salvação de Jesus e, por isso, canta salmos de louvor. Quem acolhe a salvação e a misericórdia de Deus vê o seu pranto transformado em festa e a alegria acontecer depois do sofrimento. “Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!”  Cante também você hinos de louvores pelas suas experiências.

 

2ª. Leitura – Ap 5, 11-14

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 5,11-14

Eu, João, vi 11e ouvi a voz de numerosos anjos, que estavam em volta do trono, e dos Seres vivos e dos Anciãos. Eram milhares de milhares, milhões de milhões, 12e proclamavam em alta voz:
'O Cordeiro imolado é digno de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor'.
13Ouvi também todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e tudo o que neles existe, e diziam: 'Ao que está sentado no trono e ao Cordeiro, o louvor e a honra, a glória e o poder para sempre'. 14Os quatro Seres vivos respondiam: 'Amém', e os Anciãos se prostraram em adoração daquele que vive para sempre.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “na solidão, Deus grita!”

São João dá testemunho do que viu e ouviu quando esteve prisioneiro na ilha de Patmos. O Senhor o escolhera para fazer revelações importantes para a humanidade por meio de símbolos e mensagens misteriosas. João, que já tinha intimidade com o Mestre foi fiel na sua missão, por isso testemunhou Jesus ressuscitado e proclamou a Sua glória, vendo-O exaltado entre os anjos e os santos.  A visão de João nos mostra uma realidade celeste e terrena, porque reúne o louvor e a adoração de todas as criaturas que estão no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, isto é, toda a criação de Deus.  Podemos, então, ter consciência de que existe uma unidade espiritual entre nós e todas as criaturas de Deus e desde já, podemos nos unir aos anjos e santos para adorar Aquele que vive para sempre.  – Você também tem visto e ouvido o que o Senhor quer revelar-lhe? – Você se inquieta quando percebe que está na solidão? – Você tem aproveitado estes momentos?  – Você alguma vez sentiu-se prisioneiro? – Você tem louvado juntamente com os anjos?  

 

Evangelho – Jo 21, 1-19

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 21,1-19

Naquele tempo: 1Jesus apareceu de novo aos discípulos, à beira do mar de Tiberíades. A aparição foi assim: 2Estavam juntos Simão Pedro, Tomé, chamado Dídimo, Natanael de Caná da Galiléia,
os filhos de Zebedeu e outros dois discípulos de Jesus.
3Simão Pedro disse a eles: 'Eu vou pescar'. Eles disseram: 'Também vamos contigo'. Saíram e entraram na barca, mas não pescaram nada naquela noite. 4Já tinha amanhecido, e Jesus estava de pé na margem. Mas os discípulos não sabiam que era Jesus. 5Então Jesus disse: 'Moços, tendes alguma coisa para comer?' Responderam: 'Não'. 6Jesus disse-lhes: 'Lançai a rede à direita da barca, e achareis.' Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes. 7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: 'É o Senhor!' Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu,
e atirou-se ao mar.
8Os outros discípulos vieram com a barca,
arrastando a rede com os peixes. Na verdade, não estavam longe da terra, mas somente a cerca de cem metros.
9Logo que pisaram a terra, viram brasas acesas, com peixe em cima, e pão. 10Jesus disse-lhes: 'Trazei alguns dos peixes que apanhastes'. 11Então Simão Pedro subiu ao barco e arrastou a rede para a terra.
Estava cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes;
e apesar de tantos peixes, a rede não se rompeu.
12Jesus disse-lhes: 'Vinde comer'. Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar quem era ele, pois sabiam que era o Senhor. 13Jesus aproximou-se, tomou o pão e distribuiu-o por eles. E fez a mesma coisa com o peixe. 14Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos. 15Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?' Pedro respondeu: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus disse: 'Apascenta os meus cordeiros'. 16E disse de novo a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro disse: 'Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo'. Jesus lhe disse: 'Apascenta as minhas ovelhas'. 17Pela terceira vez, perguntou a Pedro: 'Simão, filho de João, tu me amas?' Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: 'Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo'. Jesus disse-lhe: 'Apascenta as minhas ovelhas. 18Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho,
estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir.'
19Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: 'Segue-me'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “aprendendo com Jesus a pescar de um jeito diferente”

Jesus ressuscitado aparece aos Seus discípulos, mais uma vez, agora, à beira do mar.  Pedro, decidido, tomou a iniciativa de pescar como que tentando retornar ao seu antigo ofício de pescador. E os outros entraram na barca com ele, “mas não pescaram nada naquela noite”.  Eles voltavam à vida antiga e sofriam as mesmas frustrações porque não haviam pescado nada.

Jesus, de pé, postado na margem os observava de longe. Ao notar que eles continuavam insistindo em fazer as coisas do mesmo modo como faziam antes, Ele interveio e mandou que lançassem a rede à direita do barco, dizendo: “Lançai a rede à direita do barco e achareis”.  Depois que os apóstolos seguiram as instruções de Jesus, a pesca, então, foi abundante e o milagre aconteceu.

Assim acontece também na pesca da nossa vida, quando desanimados, apartados de Cristo, nós tentamos voltar à vida antiga e fazer as coisas do jeito que fazíamos antigamente. No entanto, quando conseguimos voltar o nosso olhar novamente para Jesus nós tomamos consciência de que Ele está vivo e de pé, muito perto da nossa barca. A garantia da Sua Palavra é motivo para que deixemos de agir conforme a nossa própria vontade e assumamos as suas ordens sem duvidar.  Quando agimos na escuridão da noite, isto é, seguindo a nossa própria inclinação as perspectivas são quase nenhuma, contudo, quando atuamos sob a Luz de Jesus nós aprendemos a fazer coisas novas. Sozinhos (as), nunca teremos sucesso! Muitas vezes, Jesus nos pede de comer e nos manda lançar a rede de outro modo, de um jeito novo e nós continuamos envolvidos (as) com a nossa “falta de sorte” por isso, não ouvimos o que Ele fala. Ficamos presos (as) nas nossas expectativas e buscamos apenas os milagres que almejamos, perdendo as oportunidades e deixando passar a hora da graça. Jesus, hoje também compartilha conosco da Sua Palavra e nos dá de comer do Seu próprio Corpo e Sangue do mesmo jeito que fez com os apóstolos. Depois que nos alimenta, assim como fez com Pedro, Jesus também nos convoca para uma missão, não se importando com o nosso pecado nem com a nossa incapacidade. Jesus, hoje, também nos convoca para apascentar as Suas ovelhas mesmo que possamos ter negado a nossa fé no Seu poder. Pedro, que antes negara Jesus teve a oportunidade de declarar o seu amor e confirmar a sua fidelidade. Assim, o Senhor nos ensina também, que, mesmo sendo traidores e infiéis por nossas negações, a Sua misericórdia é imensa e Ele precisa do nosso serviço na construção do Seu reino. “Apascenta os meus cordeiros!” “Apascenta as minhas ovelhas!” este o Seu pedido para cada um de nós que nos envergonhamos da nossa miséria.

– Você também tem aprendido com Jesus a pescar de um jeito diferente

-  O que mudou nas suas ideias e ações depois que encontrou Jesus?

– Você se acha indigno de servir no reino de Deus?

– Jesus também te pergunta: tu me amas mais que os teus?

-Dê a sua resposta para Jesus.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: