terça-feira, 17 de maio de 2022

REFLEXÕES SBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

17 DE MAIO DE 2022

 

3ª. FEIRA DA V SEMANA DA PÁSCOA

 

Cor: Branco

 

1ª. Leitura – At 14, 19-28

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 14,19-28

Naqueles dias: 19De Antioquia e Icônio chegaram judeus
que convenceram as multidões. Então apedrejaram Paulo
e arrastaram-no para fora da cidade, pensando que ele estivesse morto. 20Mas, enquanto os discípulos o rodeavam, Paulo levantou-se e entrou na cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé. 21Depois de terem pregado o Evangelho naquela cidade
e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, Icônio e Antioquia
22Encorajando os discípulos, eles os exortavam a permanecerem firmes na fé, dizendo-lhes: 'É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no Reino de Deus'. 23Os apóstolos designaram presbíteros para cada comunidade. Com orações e jejuns, eles os confiavam ao Senhor, em quem haviam acreditado.
24Em seguida, atravessando a Pisídia, chegaram à Panfília.
25Anunciaram a palavra em Perge, e depois desceram para Atália.
26Dali embarcaram para Antioquia, de onde tinham saído, entregues à graça de Deus, para o trabalho que haviam realizado.
27Chegando ali, reuniram a comunidade. Contaram-lhe tudo o que Deus fizera por meio deles e como havia aberto a porta da fé para os pagãos. 28E passaram então algum tempo com os discípulos.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “A experiência dos primeiros discípulos”
Apesar de passarem por grandes dificuldades ao anunciar o reino de Deus, os discípulos de Jesus não desanimavam diante dos obstáculos, e o Evangelho de Cristo se difundia. A experiência com O ressuscitado os movia e ancorados no poder do Espírito Santo e, entregues à graça de Deus, eles enfrentavam todos os obstáculos. Ajudavam-se mutuamente e exortavam uns aos outros para que permanecessem firmes na fé: “É preciso que passemos por muitos sofrimentos para entrar no reino de Deus”. Amparavam-se reciprocamente, usando de estratégias as mais diversas a fim de se protegerem. As suas grandes armas eram a confiança em Jesus, a oração e o jejum. Assim sendo, a Igreja crescia e as portas da fé eram abertas para os pagãos. A experiência dos discípulos nos serve de modelo, hoje, na nossa missão de levar o Nome de Jesus a todas as nações. Por isso, somos chamados (as) a nos desinstalar, a nos despojar, a orar, jejuar, pois, somente assim, as portas da fé se abrirão também para a nossa família, os nossos amigos e todos àqueles (as) a quem pretendemos evangelizar. - Qual o exemplo que Paulo e os outros discípulos deram a você hoje nesta leitura? – Você prestou atenção à solidariedade dos discípulos? – Você é uma pessoa solidária?Qual tem sido a sua grande arma para anunciar Jesus? – Qual a característica primeira de um bom evangelizador? – Como você tem evangelizado? 

 

Salmo 144, 10-11. 12-13ab. 21 (R. Cf. 12a)

 

R. Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

10Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem,*
e os vossos santos com louvores vos bendigam!
11Narrem a glória e o esplendor do vosso reino*
e saibam proclamar vosso poder!R.

12Para espalhar vossos prodígios entre os homens*
e o fulgor de vosso reino esplendoroso.
13aO vosso reino é um reino para sempre,*
13bvosso poder, de geração em geração.R.

21Que a minha boca cante a glória do Senhor+
e que bendiga todo ser seu nome santo*
desde agora, para sempre e pelos séculos.R.

 

Reflexão - Evangelizar é espalhar os prodígios de Deus entre os homens a fim de que todos percebam que o reino de Deus é para sempre e que nós podemos experimentá-lo, desde já. A boca que canta a glória do Senhor transmite a graça de Deus de geração em geração. Você sabia que quando canta louvores ao Senhor você espalha a glória de Deus fazendo com que ela alcance àqueles (as) que já se foram e os (as) que ainda virão?                           

 

Evangelho – Jo 14, 27-31a

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João

14,27-31a

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27Deixo-vos a paz,
a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração. 28Ouvistes que eu vos disse: 'Vou, mas voltarei a vós'. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. 29Disse-vos isto, agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer,
vós acrediteis. 30Já não falarei muito convosco, pois o chefe deste mundo vem. Ele não tem poder sobre mim, 31amas, para que o mundo reconheça que eu amo o Pai, eu procedo conforme o Pai me ordenou. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “a paz que o mundo nos propõe é um convite às coisas fáceis”

Usando palavras firmes, Jesus se dirige a nós, hoje, do mesmo modo como falou a Seus discípulos: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo”! A paz que Jesus veio nos dar é a paz real, paz de coração e não apenas paz de palavras vazias. A paz que o mundo prega é uma paz que se conhece apenas por meio de legendas, palavras soltas, slogans e discursos políticos, demagogia e, por causa disso, nem sempre acontece. A paz que o mundo nos propõe é convite à acomodação, à boa vida, às coisas fáceis e, consequentemente é uma paz aparente e de momento. Conscientes disso, nós podemos ficar convencidos de que o verdadeiro cristão nunca viverá a paz do mesmo modo que o mundo oferece.   A mensagem de Jesus, também poderá ser transmitida por meio da nossa boca quando dirigimos palavras de conforto e de paz para as pessoas com as quais nos encontramos.  As nossas palavras, no entanto, precisam ser verdadeiras, e   expressar o que o nosso coração deseja. Nunca poderemos em Nome de Jesus enganar os nossos irmãos fingindo que estamos lhes desejando paz quando no nosso coração ruminamos o ódio. Se, cultivarmos dentro de nós sentimentos verdadeiros, nós também conseguiremos levar esperança para o nosso próximo e faremos com que a paz de Jesus, que é real, aconteça na nossa vida. Assim como assegurou aos Seus discípulos, Jesus, hoje também não nos abandona”, e nos garante a Sua presença com mensagem de otimismo e de esperança: “Vou, mas voltarei a vós.”  Se me amásseis ficaríeis alegres porque vou para o Pai.”   – Quando  dá a paz à pessoa que está do seu lado na missa, você o faz de coração ou apenas com palavras vazias? - Você tem conseguido viver em paz? – Você transmite aos outros a paz que está no coração? – Você tem transmitido esperança para as pessoas   – Você vive a paz de Jesus ou na paz do mundo?

 

 

Nenhum comentário: