terça-feira, 17 de maio de 2022

PAPA NOMEIA PADRE BERTILO JOÃO MORSCH COMO BISPO AUXILIAR NA ARQUIDIOCESE DE PORTO ALEGRE (RS)

 


 

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 17 de maio, o padre Bertilo João Morsch como bispo titular de “Bagavaliana” e auxiliar na arquidiocese de Porto Alegre (RS). Padre Bertilo exerceu, até então, a função de vigário geral e pároco da catedral da arquidiocese de Santa Maria (RS).

Dados biográficos e trajetória eclesial

Último de sete irmãos, Bertilo João Morsch nasceu em Sobradinho (RS) aos 7 de novembro de 1964. No ano de 1978 ingressou no Seminário São José em Santa Maria (RS), na 8ª série do ginasial, onde também realizou o segundo grau de 1978 a 1981. Cursou Filosofia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Santa Maria (IFITESMA) de 1982 a 1986.

Possui Mestrado em Direito Canônico pela Universidade Lateranense, de Roma, com estudos realizados de 2001 a 2003. Aos 7 de janeiro de 1989 foi ordenado presbítero por  dom José Ivo Lorscheiter, na capela São Miguel de Pitingal, na paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Sobradinho (RS), com o lema: “Ser tudo com todos por amor ao evangelho” (1Cor 9,22-23).

Exerceu as funções de vigário paroquial em Júlio de Castilhos (RS), na paróquia Nossa Senhora da Piedade, de 1989 a 1990; Vigário paroquial em São Pedro do Sul (RS), na paróquia São Pedro Apóstolo, de 1991 a 1993;  Pároco em São Pedro do Sul (RS), na paróquia São Pedro Apóstolo, de  1994 a 2000; Pároco e reitor do santuário basílica menor Nossa Senhora Medianeira em Santa Maria, de dezembro de 2003 a abril de 2013; Diretor espiritual no seminário maior Nossa Senhora Mãe do Redentor em Santa Maria, de 2005 a 2006; Referencial da Câmara Eclesiástica de Santa Maria junto ao Tribunal Eclesiástico, de 2006 a 2010.

Também foi professor de Direito Canônico e Pastoral Fundamental nas faculdade Palotina (FAPAS), de 2005 a 2022. Foi defensor do Vínculo e Promotor de Justiça junto ao Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Santa Maria de agosto de 2020 a 2022; Pároco da paróquia da Ressureição e reitor do seminário maior São João Maria Vianey em Santa Maria de abril de 2013 a 2021; Vigário geral e cura da catedral Nossa Senhora Imaculada Conceição de Santa Maria em 2022.

Atuou ainda em programas diários de rádio, como os das rádios Imenbuí de Santa Maria, desde 2004 a 2013; Aos sábados, de 2021 a 2022; aos domingos, no comentário do dia, de 2019 a 2022; e na rádio Medianeira de Santa Maria diariamente, com a oração da manhã, de 2018 a 2022; às segundas e terças em um programa voltado para as comunidades.

Saudação ao Monsenhor Bertilo João Morsch

 

Estimado Monsenhor Bertilo João Morsch,

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) recebe com alegria a sua nomeação como novo bispo auxiliar na Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação que fortalecerá a presença da Igreja no regional Sul 3 de nossa Conferência Episcopal, também enriquecida com mais um membro.

Em seus mais de trinta e três anos de ministério presbiteral, o senhor tem buscado traduzir o seu lema “Ser tudo com todos por amor ao evangelho” (1Cor 9,22-23) no serviço ao povo de Deus na Arquidiocese de Santa Maria quer servindo como pároco, como professor ou como comunicador em programas de rádios locais.

Permita-nos, portanto, oferecer uma reflexão do Papa Francisco a respeito do novo ministério confiado pela Igreja ao senhor:

“De fato, somos semeadores, e aquele que semeia o fará na esperança; contando com o seu esforço e empenho pessoal, mas sabendo que há muitos fatores que têm de concorrer para que a semente germine, cresça, se torne espiga e, por fim, grão abundante. O semeador cansado e preocupado não desanima, não desiste, nem pega fogo ao seu campo quando algo corre mal. Sabe esperar, confia, assume as decepções da sua sementeira. Mas nunca cessa de amar este campo confiado aos seus cuidados. E embora às vezes lhe venha a tentação de o fazer, não o abandona nem confia a outrem. Como o Semeador, nós, bispos, somos chamados a lançar as sementes da fé e da esperança nesta terra”.

Nossa Senhora Mãe de Deus, padroeira da Arquidiocese de Porto Alegre, te acompanhe em sua nova missão.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-Presidente da CNBB

Dom Mário Antônio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário: