domingo, 1 de maio de 2022

PADRE JOÃO CHAGAS RECEBE NOMEAÇÃO PONTIFICIA



O Papa Francisco nomeou o padre brasileiro João Wilkes Rebouças Chagas como Chefe de Departamento do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Vatican News

O Papa Francisco fez uma série de nomeações este sábado, entre as quais há dois lusófonos: o cardeal José Tolentino de Mendonça, além de arquivista e bibliotecário da Santa Romana Igreja, a partir de agora também é membro da Congregação das Causas dos Santos.

O dicastério com sotaque brasileiro

Outra nomeação diz respeito ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida: o padre brasileiro João Wilkes Rebouças Chagas foi nomeado Chefe de Departamento no mesmo Dicastério. Padre João há anos era responsável pelo Setor de Juventude, que acompanha todo o âmbito da pastoral juvenil, inclusive da organização das JMJs, as Jornadas Mundiais da Juventude. O Pe. João comentou a nomeação do Papa Francisco:

"Acredito que essa nomeação ponha em valor sobretudo a importância da pastoral juvenil, do trabalho com os jovens que o documento final do Sínodo de 2018 - sobre os jovens, a fé e o discernimento vocacional - considera uma prioridade pastoral epocal. Assim, a juventude, a pastoral juvenil, é uma prioridade pastoral epocal para a Igreja. O que essa nomeação significa para além disso? Ainda preciso conversar melhor com os meus responsáveis e, no dia a dia, ir entendendo. Acho que o nosso caminho e o caminho que eu procuro fazer também com os responsáveis nacionais de Pastoral Juvenil de todo mundo é esse caminhar juntos, esse caminho sinodal, de caminhar juntos para deixar Jesus se colocar no nosso meio e vai sendo Ele mesmo que se dá a nós como sentido das nossas vidas e de cada realidade nova que vai acontecendo na nossa história. Então, Ele mesmo será o sentido. E Ele mesmo dará o sentido a tudo isso."


Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2022-04/padre-joao-chagas-nomeacao-pontificia-papa-francisco.html

Nenhum comentário: