quarta-feira, 4 de maio de 2022

EM EDITORIAL DE MAIO, DOM JOSÉ DESTACA A VIAGEM DOS BISPOS, PARA A VISITA "AD LIMINA APOSTOLORUM " NO VATICANO

 


 

 

Tem este nome a visita que todos os bispos do mundo fazem periodicamente ao Papa e às Congregações Romanas que assessoram o Santo Padre no governo da Igreja.

Nos dias 09 a 13 deste mês de  maio, os bispos do Ceará e do Piauí, teremos mais uma visita “Ad Limina Apostolorum”. Ela é assim chamada porque nos aproximaremos dos túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo que estão em Roma como o testemunho dos fundamentos da Igreja de Jesus, e como continuadores de sua missão nos encontraremos com o Papa, Sucessor do Apóstolo Pedro, guarda da unidade de todos os sucessores dos apóstolos e da Igreja de Cristo presente no mundo inteiro.

É esta a oportunidade de avaliação de toda a ação pastoral e administrativa das Igrejas Particulares, as dioceses, na grande comunhão da Igreja Católica.

A Visita anterior foi realizada no mês de outubro de 2009, ao Papa Bento XVI. Esta o será ao Papa Francisco.

A Igreja é antes de tudo Comunhão que se realiza em Missão. Foi o próprio Jesus quem assim rezou ao Pai ao recomendar-lhe os seus apóstolos e a Igreja que estava para nascer: “Pai, que eles sejam um em nós, para que o mundo creia que me enviaste e que os amaste como amaste a mim” (cf. Jo 17, 21-23 ).

Esta comunhão dos bispos entre si e com o Santo Padre exprime a comunhão com Jesus e com o Pai, pois fomos todos enviados por Jesus como Ele o foi pelo Pai. A missão de evangelizar por todo o mundo tem também o objetivo da construção da única Família de Deus na terra.

Em Roma está o ponto de encontro de toda a Igreja presente no mundo inteiro. A universalidade da Igreja é aí visível. Dela parte e a ela chega uma força de unidade para toda a Fraternidade dos cristãos e da humanidade.

A este encontro com o Santo Padre levaremos a realidade de toda a nossa Igreja em Fortaleza e no Ceará. Levaremos todos os nossos queridos irmãos da Igreja de Deus que está na Arquidiocese de Fortaleza, suas alegrias e dores, realizações e anseios. Levaremos conosco a caminhada da Igreja nas dioceses de nossos Regionais NE1 – Ceará e NE4 – Piauí, no período de corrido desde a última Visita Ad Limina.

Desta nossa comunhão com o Papa esperamos a confirmação na fé, na evangelização, na missão, na caridade e na esperança de nossa caminhada.

Pedimos a todos os irmãos sacerdotes, aos religiosos e religiosas, aos leigos e leigas; em nossas Comunidades, Paróquias e Áreas Pastorais, em nossas Pastorais e Movimentos Eclesiais, nos acompanhem com suas orações.

A todos faremos presentes junto do Papa e no Coração da Igreja.

+ José Antonio Aparecido Tosi Marques
Arcebispo Metropolitano de Fortaleza

 

Nenhum comentário: