segunda-feira, 30 de maio de 2022

DOM PAULO CEZAR COSTA: OBRIGADO AO PAPA FRANCISCO PELA CONFIANÇA

 

Dom Paulo Cezar conversou com a Rádio Vaticano - Vatican News: “ontem Papa Francisco quando anunciou o nome dos novos cardeais pronunciou também o meu nome. Minha profunda gratidão ao Papa Francisco pela confiança em mim depositada pela confiança no meu trabalho".

Silvonei José - Vatican News

No Regina Coeli deste domingo, 29 de maio o Papa Francisco fez o anúncio de 21 novos cardeais que serão criados no Consistório que será realizado no próximo dia 27 de agosto. Entre os novos cardeais dois são brasileiros: o arcebispo da arquidiocese de Manaus (AM), dom Leonardo Steiner, e o arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF), dom Paulo Cezar Costa.

Dom Paulo Cesar, arcebispo de Brasília, natural de Valença (RJ), nasceu em 20 de julho de 1967; filho de Geraldo Manoel da Costa Amaral e Maria Alice Miranda Amaral. Possui graduação em Teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), Mestrado (1998) e Doutorado (2001) em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Foi ordenado presbítero aos 5 de dezembro de 1992. Em seu ministério presbiteral, foi vigário paroquial, pároco, reitor do Seminário Diocesano Paulo VI, em Nova Iguaçu (RJ).

Em 2010, foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Durante o quadriênio 2011-2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB. Na realização da JMJ-2013, atuou como diretor administrativo.

Em 22 de junho 2016, foi nomeado 7º bispo da diocese de São Carlos pelo Papa Francisco.

No dia 21 de outubro de 2020, o Papa Francisco escolheu dom Paulo Cezar Costa como arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF). Sua posse ocorreu no dia 12 de dezembro, numa cerimônia restrita, por conta da pandemia, na Catedral de Brasília.

Dom Paulo conversou com a Rádio Vaticano – Vatican News:

“Ontem Papa Francisco quando anunciou o nome dos novos cardeais pronunciou também o meu nome. Minha profunda gratidão ao Papa Francisco pela confiança em mim depositada pela confiança no meu trabalho".

"Conheço o Papa Francisco desde o ano 2013, do tempo da Jornada Mundial da Juventude. Eu ajudei dom Orani na preparação da Jornada Mundial da Juventude. O Papa Francisco é um homem muito simples, o Papa Francisco é um homem que é capaz de falar dos problemas mais complicados da vida da Igreja e das coisas simples da vida, do dia a dia. É um homem que propõe uma Igreja em saída, uma Igreja Missionária, uma Igreja evangelizadora, uma Igreja que vai ao encontro das periferias humanas e existenciais e agora propõe para toda a Igreja o caminho da sinodalidade: caminharmos juntos. Mais uma vez meu muito obrigado ao Papa Francisco pela confiança em mim depositada".


Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2022-05/dom-paulo-cezar-costa-obrigado-ao-papa-francisco-pela-confianca.html


Nenhum comentário: