domingo, 17 de abril de 2022

VIGILIA PASCAL NA CAPELA DE NOSSA SENHORA DO PERPETUO SOCORRO, NO BAIRRO GUARARAPES

 




A Vigilia Pascal, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente a paróquia São João Eudes, foi iniciada na noite de ontem, dia 16 de abril, com a Celebração da Luz, com a bênção do fogo  a procissão do Cirio pascal, e a proclamação da Páscoa,  a Liturgia da Palavra, com leituras do Antigo e Novo Testamentos, Salmos e um texto do Evangelho de Lucas 24, 1-12. e a Liturgia Eucarística



A celebração teve seu início fora da Capela, com suas portas fechadas e luzes apagadas.  Os fieis foram convidados a se deslocarem para a frente do templo, no pátio de estacionamento de veículos, onde foi acesa uma fogueira para a realização da bênção do fogo e, posteriormente, o acendimento e  procissão do Círio, tendo à frente do Padre Santino Sacramento, pároco de São João Eudes.



Apagadas as luzes da Capela, o presidente da celebração, juntamente com os fiéis, em torno do fogo (fogueira), deram início a celebração da Luz, com o Cirio aceso e o padre Santino saudando a assembleia e explicando o sentido da luz.




Em seguida, foi aberto um corredor organizado pelos participantes da celebração, formando uma procissão com o padre Santino levando o Cirio, coroinhas, ministros,e os fieis  com suas velas acendidas no Círio, para entrar na Capela.. Após a terceira vez em que o sacerdote cantou -Eis a Luz e Cristo -.  foram acesas as suas  lâmpadas  

BÊNÇÃO DA ÁGUA



Não houve Batismo, mas o presidente da celebração benzeu a água e com ela aspergiu os fieis católicos que ocuparam as dependências da Capela e o pátio de estacionamento de veículos, Além da  bênção da água, houve ainda a renovação das promessas batismais, preces da assembleia, Liturgia Eucarística, Comunhão e a bênção solene.

 

 


Nenhum comentário: