domingo, 24 de abril de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 


                                  24 DE ABRIL DE 2022

 

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA

Cor: Branco

 

1ª Leitura - At 5,12-16

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 5,12-16

12Muitos sinais e maravilhas eram realizados entre o povo pelas mãos dos apóstolos. Todos os fiéis se reuniam, com muita união,
no Pórtico de Salomão, 13Nenhum dos outros ousava juntar-se a eles, mas o povo estimava-os muito. 14Crescia sempre mais
o número dos que aderiam ao Senhor pela fé; era uma multidão de homens e mulheres. por maus espíritos. E todos eram curados.
Palavra do Senhor.

mas se une em volta do altar de Cristo, de coração, é um verdadeiro oásis no meio do deserto desse mundo selvagem de intrigas e desentendimentos. É essa a nossa missão: fazer tudo por amor, na nossa família e na comunidade, a fim de cultivar bons relacionamentos. Assim poderemos através do toque do amor curar os doentes que se aproximam de nós. – Como é você na sua família e na comunidade? – Você vem para a comunidade com o propósito de apenas se reunir ou de viver a união? – Você tem procurado vivenciar na sua família o que aprende com a Palavra de Deus?

 

Salmo - Sl 117,2-4.22-24.25-27a(R.1)

 

R.Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom!
'Eterna é a sua misericórdia!'

Ou:R. Aleluia, Aleluia, Aleluia


2A casa de Israel agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'
3A casa de Aarão agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'
4Os que temem o Senhor agora o digam:*
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

22'A pedra que os pedreiros rejeitaram,*
tornou-se agora a pedra angular.
23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:*
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
24Este é o dia que o Senhor fez para nós,*
alegremo-nos e nele exultemos!R.

25Â Senhor, dai-nos a vossa salvação,*
ó Senhor, dai-nos também prosperidade!'
26Bendito seja, em nome do Senhor,*
aquele que em seus átrios vai entrando!
Desta casa do Senhor vos bendizemos.*
27Que o Senhor e nosso Deus nos ilumine!R.

 

Reflexão - O dia que o Senhor fez para nós é o dia de hoje, por isso, estejamos atentos (as) a fim de acolher a Sua misericórdia que se expressa na nossa vida por meio de muitas evidências. Como o salmista nós devemos também cantar que o Senhor é a nossa força e fazer com que clamores de alegria e de vitória estejam presentes nos nossos lábios. Alegremo-nos, portanto, e exultemos no Senhor!

 

 

 

2ª Leitura – Apoc Jo 1,9-11a.12-13.17-19

 

Leitura do Livro do Apocalipse de São João 1,9-11a.12-13.17-19

9Eu, João, vosso irmão e companheiro na tribulação, e também no reino e na perseverança em Jesus, fui levado à ilha de Patmos, por causa da Palavra de Deus e do testemunho que eu dava de Jesus.
10No dia do Senhor, fui arrebatado pelo Espírito e ouvi atrás de mim uma voz forte, como de trombeta, 11aa qual dizia: 'O que vais ver, escreve-o num livro. 12Então voltei-me para ver quem estava falando; e ao voltar-me, vi sete candelabros de ouro. 13No meio dos candelabros havia alguém semelhante a um 'filho de homem', vestido com uma túnica comprida e com uma faixa de ouro em volta do peito. 17Ao vê-lo, caí como morto a seus pés,
mas ele colocou sobre mim sua mão direita e disse: 'Não tenhas medo. Eu sou o Primeiro e o Último, 18aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos. 19Escreve pois o que viste, aquilo que está acontecendo e que vai acontecer depois.

Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “Jesus Cristo é o Senhor!”

Jesus padeceu e morreu na Cruz para segurar a morte e encarcerá-la a fim de que ela não nos ameace mais. A visão de São João na ilha de Patmos é uma motivação para que mantenhamos a fé na Ressurreição de Jesus. “Estive morto, mas agora estou vivo para sempre. Eu tenho a chave da morte e da região dos mortos!” Ao se declarar como primeiro e último, Jesus assume ser o Senhor da nossa vida. As palavras de Jesus nos enchem de destemor e abrem o nosso entendimento para os mistérios de Deus que ainda não havíamos compreendido. Por isso, não tenhamos medo, o plano do Pai se realizou, Jesus ressuscitou dos mortos para nos dar a vida eterna.  Não podemos cultivar tristeza, muito pelo contrário, devemos expressar a alegria de ter Jesus como primeiro e último na nossa vida! – Você já proclamou que Jesus é o Senhor da sua vida? – Em que lugar você tem colocado Jesus nas suas ocupações e preocupações? – Você acredita que Jesus já morreu por si e que você nunca “morrerá”?

 

Evangelho - Jo 20,19-31

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,19-31

19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles,
disse: 'A paz esteja convosco'. 20Depois destas palavras,
mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram
por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: 'A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. 22E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos'.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: 'Vimos o Senhor!'. Mas Tomé disse-lhes: 'Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei'.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: 'A paz esteja convosco'. 27Depois disse a Tomé: 'Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel'. 28Tomé respondeu: 'Meu Senhor e meu Deus!' 29Jesus lhe disse: 'Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!' 30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que
Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão – “A paz do Espírito”

A primeira mensagem que Jesus deu aos Seus discípulos quando lhes apareceu depois de ressuscitado foi, “A paz esteja convosco”! “Recebei o Espírito Santo”!  A paz de Jesus nos vem por meio do Espírito Santo.  O sopro do Espírito Santo de Jesus em nós nos traz a paz e nos faz levar a paz ao mundo, assim como também nos motiva a oferecer o perdão e a misericórdia de Deus aos nossos irmãos.  A paz da nossa consciência é oriunda da justiça de Deus para conosco que é o Seu perdão e a Sua misericórdia. “A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.   Esta ordem, Jesus a deu para os Seus Apóstolos, mas nós também poderemos aplica-la na nossa vida.  Se, perdoarmos, seremos perdoados e teremos paz. Jesus nos conscientiza de que o perdão deve ser ministrado por nós mesmos. Com efeito, diante de Deus, se não perdoarmos aos nossos irmãos, os seus pecados serão retidos pela nossa falta de perdão. O nosso perdão libera o perdão de Deus para os nossos irmãos.  Do contrário, nós também, não teremos o perdão dos nossos pecados por parte dos nossos irmãos diante do Pai.  É o Espírito Santo também quem nos leva a crer no Cristo Ressuscitado, mesmo sem precisar colocar o dedo nas marcas dos pregos de Jesus como fez Tomé. Colocar as mãos nas chagas de Jesus para nós, muitas vezes é viver o sofrimento e experimentar a dor. “Felizes os que creram sem terem visto!” Felizes, portanto, são os que sem experimentar a dor confiam que Jesus está vivo. Não percamos tempo: o Espírito Santo já foi soprado e está dentro de nós. Portanto, proclamemos com convicção: “Meu Senhor e meu Deus!” 

– Você tem consciência firme de que o Espírito Santo mora no seu coração?

 – O que tem lhe dado paz?

 – Você já aprendeu a dar e receber perdão das pessoas? 

– Você encontrou Jesus no amor ou na dor?

 – Você costuma anunciar ao mundo que Jesus Cristo está vivo na sua vida?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: