quarta-feira, 20 de abril de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

20 DE ABRIL DE 2022

 

QUARTA-FEIRA DA OITAVA

 

DA PÁSCOA

 

Cor: Branco

 

 

1ª Leitura - At 3,1-10

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 3,1-10

Naqueles dias: 1Pedro e João subiram ao Templo para a oração das três horas da tarde. 2Então trouxeram um homem, coxo de nascença, que costumavam colocar todos os dias na porta do Templo, chamada Formosa, a fim de que pedisse esmolas aos que entravam. 3Quando viu Pedro e João entrando no Templo, o homem pediu uma esmola. 4Os dois olharam bem para ele e Pedro disse: 'Olha para nós!' 5O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa. 6Pedro então lhe disse: 'Não tenho ouro nem prata, mas o que tenho eu te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda!' 7E pegando-lhe a mão direita, Pedro o levantou. Na mesma hora, os pés e os tornozelos do homem ficaram firmes. 8Então ele deu um pulo, ficou de pé e começou a andar. E entrou no Templo junto com Pedro e João,
andando, pulando e louvando a Deus. 9O povo todo viu o homem andando e louvando a Deus. 10E reconheceram que era ele que pedia esmolas, sentado na porta Formosa do Templo. E ficaram admirados e espantados com o que havia acontecido com ele.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “olhar que cura”

Pedro e João não desperdiçavam nenhuma oportunidade para colocar em prática o que Jesus lhes havia ordenado. Por isso, enquanto caminhavam para orar no templo, eles perceberam aquele homem coxo, que estava acomodado na sua ocupação de “pedir esmolas”, porque o seu ofício era somente mendigar algo para a sua sobrevivência. Pelo olhar daquele homem os dois, notaram que ele precisava muito mais do que apenas uma esmola. Por isso, “os dois olharam bem para ele” e Pedro disse: “olha para nós”!O homem fitou neles o olhar, esperando receber alguma coisa”!   O olhar de Pedro e de João para aquele coxo e a atenção que eles lhe dispensaram mudou completamente a sua vida, pois, mais do que uma moeda, ele recebeu a cura para a sua deformação. Nós também enquanto caminhamos na vida encontramos pessoas que esperam receber de nós alguma coisa, e, muitas vezes, entendemos que não temos nada oferecer a elas. Se parássemos para pensar, talvez aqueles que nos abordam e esperam nossa ajuda estão necessitando apenas de atenção. Na verdade, o que a maioria delas precisa é de cuidado, de carinho, de uma palavra amiga que lhes dê ânimo e coragem para levantar-se de onde estão. Nós também, como os apóstolos, não temos ouro nem prata e nenhum tostão no bolso para dar a quem nos pede, porém, em Nome de Jesus Cristo, podemos ajudá-las a levantar-se lhes demonstrando o amor de Deus que mora no nosso coração. – O que você responde às pessoas que lhe pedem uma moedinha? – Você já pensou que elas precisam muito mais da sua atenção? – Você olha nos olhos delas? – Você consegue parar para escutá-la? – Que tal começar a fazer isso de agora em diante?

 

Salmo - Sl 104, 1-2. 3-4. 6-7. 8-9 (R. 3b)

R. Exulte o coração dos que buscam o Senhor.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, *
anunciai entre as nações seus grandes feitos!
2Cantai, entoai salmos para ele, *
publicai todas as suas maravilhas!R.

3Gloriai-vos em seu nome que é santo, *
exulte o coração que busca a Deus!
4Procurai o Senhor Deus e seu poder, *
buscai constantemente a sua face!R.

6Descendentes de Abraão, seu servidor, *
e filhos de Jacó, seu escolhido, 
7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, *
vigoram suas leis em toda a terra.R.

8Ele sempre se recorda da Aliança, *
promulgada a incontáveis gerações;
9da Aliança que ele fez com Abraão, *
e do seu santo juramento a Isaac.R.

 

Reflexão - Gritar o nome do Senhor significa testemunhar com a vida os Seus grandes feitos. Com as nossas palavras e atos nós manifestamos ao mundo a glória de Deus. A alegria e o louvor transbordam naturalmente do nosso coração e nós nunca poderemos esconder do mundo a nossa esperança, porque Deus sempre se recorda da aliança que fez conosco.

 

Evangelho - Lc 24,13-35

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 24,13-35

13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam,
o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.
16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: 'O que ides conversando pelo caminho?' Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: 'Tu és o único peregrino em Jerusalém
que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?' 19Ele perguntou: 'O que foi?' Os discípulos responderam: 'O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo.
20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o  crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele.
Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito.
A ele, porém, ninguém o viu.' 25Então Jesus lhes disse: 'Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?' 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura
que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante.
29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: 'Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!' Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: 'Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?' 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram:
'Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!' 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. Palavra da Salvação.

 

 

 

Reflexão - “Nós também somos sem inteligência e lentos para crer que Jesus está vivo e caminha conosco”

Assim como os discípulos de Emaús, nós também não entendemos as coisas que nos ocorrem.  Apavoramo-nos diante dos acontecimentos que nos tiram a paz e, muitas vezes mergulhamos na tristeza e na desesperança porque caminhamos absorvidos pelas nossas dificuldades e não nos detemos para compreender os enigmas da nossa vida. Parece até que chegamos ao final do nosso caminho e não temos mais para onde correr. “Como somos sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!” É difícil também para nós, reconhecer que o Senhor ressuscitado está muito perto de nós, que parte o Pão para nós e suscita no nosso coração coisas importantes para a nossa vida. A certeza de que o Senhor ressuscitado está perto de nós pode mudar toda a nossa compreensão diante dos fatos que roubam o nosso sossego. Jesus Cristo se faz presente no nosso caminho de uma maneira muito sutil e muito simples, mas também muito forte. Enquanto caminhamos precisamos apenas estar atentos (as) para reconhecê-Lo nas diversas situações ou quando, simplesmente meditamos na Sua Palavra, ou O contemplamos e O adoramos no Santíssimo Sacramento do Altar e nos deixamos banhar pela Sua Luz. Nós também desvendamos os mistérios da nossa existência quando participamos de uma Celebração Eucarística e comungamos o Seu Corpo e o Seu Sangue. Nestes momentos compreendemos que algo mudou dentro de nós e que também o nosso coração arde mesmo que nada de extraordinário tenha ocorrido. Todos nós também, como os discípulos de Emaús, somos motivados a dar a Boa Nova por onde passarmos: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a mim”!  Tudo está escrito e marcado no nosso coração!  

- Quais são os sinais que você percebe enquanto caminha aqui na terra? – Você já consegue alcançar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus? 

– Qual o sentido que você dá à Comunhão do Corpo e Sangue de Jesus?

 – Quando comunga você tem um coração contrito e atento aos sinais de Jesus?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: