sábado, 2 de abril de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

2 DE ABRIL DE 2022

 

SÁBADO DA QUARTA

 

SEMANA DA QUARESMA

 

Cor: Roxo

 

1ª Leitura - Jr 11,18-20

 

 

Leitura do Livro do Profeta Jeremias 11,18-20

18Senhor, avisaste-me e eu entendi; fizeste-me saber as intrigas deles. 19Eu era como manso cordeiro levado ao sacrifício, e não sabia que tramavam contra mim:  'Vamos cortar a árvore em toda sua força, eliminá-lo do mundo dos vivos, para seu nome não ser mais lembrado.' 20E tu, Senhor dos exércitos, que julgas com justiça e perscrutas os afetos do coração, concede que eu veja a vingança que tomarás contra eles, pois eu te confiei a minha causa. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “O mal que nos persegue é o pecado

A profecia de Jeremias se refere ao servo fiel, que como manso cordeiro foi levado ao sacrifício. O servo sofredor prefigura Jesus e nos leva a refletir sobre nós mesmos (as), que, quando nos entregamos à vontade de Deus somos, aqui na terra, como “mansos cordeiros levados ao sacrifício”. Apesar de todas as perseguições nós constatamos que aquele (a) que confiar no Senhor não será confundido (a). Jesus é para nós o referencial, por isso, nunca poderemos nos desesperar diante das investidas do inimigo que nos tenta e quer provar a nossa fidelidade diante de Deus. Deus julga com justiça e analisa os afetos do nosso coração, conhece tudo, e, antes que aconteçam as perseguições, Ele nos dá sabedoria e força para continuarmos de pé e confiantes.  Eu te confiei a minha causa”, é isto o que precisamos sempre repetir.  Muitas vezes também não sabemos quem trama contra nós querendo nos derrubar, mas no nosso coração encontramos força para continuar, pois, estamos entregues à vontade do Pai a quem confiamos a nossa causa. Somente o Espírito Santo, que julga com justiça e perscruta os afetos do coração, poderá nos conduzir e nos livrar dos males e enfermidades que nos perseguem. O mal que nos persegue é o pecado, mas o Senhor já nos libertou dele e nos chama à conversão.  – Você já entregou sua causa a Deus? – Você reconhece a sua condição de pecador, impotente para lutar contra o mal? – Você costuma invocar o Espírito Santo quando se vê tentado pelo inimigo? – O que você costuma fazer nessas horas?

 

Salmo - Sl 7, 2-3. 9bc-10. 11-12 (R. 2a)

 

R. Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio.


2Senhor meu Deus, em vós procuro o meu refúgio: *
vinde salvar-me do inimigo, libertai-me!
3Não aconteça que agarrem minha vida +
como um leão que despedaça a sua presa, *
sem que ninguém venha salvar-me e libertar-me!R. 

9bJulgai-me, Senhor Deus, como eu mereço *
9ce segundo a inocência que há em mim!
10Ponde um fim à iniquidade dos perversos, +
e confirmai o vosso justo, ó Deus-justiça, *
vós que sondais os nossos rins e corações.R. 

11O Deus vivo é um escudo protetor, *
e salva aqueles que têm reto coração.
12Deus é juiz, e ele julga com justiça, *
mas é um Deus que ameaça cada dia.R.

Reflexão - Às vezes nos enganamos e não entendemos que o Senhor vem salvar não aqueles que se autojulgam e que vivem a vida fazendo as coisas dentro da lei, mas aos que O procuram e O invocam como refúgio e salvação. “Julgai-me, Senhor Deus como eu mereço”, esta deve ser a nossa prece. Diante de Deus nós merecemos apenas a Sua misericórdia, porque Ele é Bom e a Sua justiça para nós é o Seu Amor.

 

Evangelho - Jo 7,40-53

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 7,40-53

Naquele tempo: 40Ao ouvirem as palavras de Jesus, algumas pessoas da multidão diziam: 'Este é, verdadeiramente, o Profeta.'
41
Outros diziam: 'Ele é o Messias'. Mas alguns objetavam:
Porventura o Messias virá da Galiléia? 42Não diz a Escritura que o Messias será da descendência de Davi e virá de Belém, povoado de onde era Davi?' 43Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. 44Alguns queriam prendê-lo, mas ninguém pôs as mãos nele. 45Então, os guardas do Templo voltaram para os sumos sacerdotes e os fariseus, e estes lhes perguntaram:
'Por que não o trouxestes?' 46Os guardas responderam: 'Ninguém jamais falou como este homem.' 47Então os fariseus disseram-lhes:
'Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes ou dos fariseus acreditou nele? 49Mas esta gente que não conhece a Lei, é maldita!' 50Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse:  51'Será que a nossa Lei julga alguém, antes de o ouvir e saber o que ele fez?'
52
Eles responderam: 'Também tu és galileu, porventura? Vai estudar e verás que da Galileia não surge profeta.' 53E cada um voltou para sua casa. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A Palavra de Deus faz vida na nossa vida”

Examinando a realidade daquele tempo percebemos que havia separação entre as pessoas em Israel, porque alguns reconheciam Jesus como Messias e outros O ignoravam pelo simples fato dele ser um nazareno. Os “sábios”, doutores da Escritura, que conheciam a Lei eram os mais questionadores, pois, se apegavam à letra, mas não tinham sensibilidade para acolher os mistérios de que Jesus viera revelar. O povo mais simples como os guardas, era considerado maldito, pois não tinha acesso a Lei, porém, tinha o coração aberto para reconhecer a Palavra que Jesus dizia às multidões, por isso eram inquiridos pelos doutores. Assim eles se manifestavam: “Ninguém jamais falou como este homem!”  O simples fato de terem tido uma experiência com Jesus abriu-lhes os olhos para acolherem-no como o Enviado de Deus. Ainda hoje, nós percebemos que as opiniões são emitidas na mesma proporção. Muitos de nós, e às vezes, até os que são muito instruídos nas Escrituras, não entendemos a verdadeira missão de Jesus na nossa vida e só O acolhemos quando nos é conveniente.  Em algumas circunstâncias, nós O aceitamos e obedecemos às Suas ordens, porque necessitamos dos milagres que Ele pode realizar na nossa vida. Em outras ocasiões, portanto, não compreendemos quando a Sua Palavra nos manda fazer e agir contrariando o que a nossa natureza pensa. Assim como os mestres da Lei que conheciam as escrituras, mas não aceitavam a Jesus que veio tornar a lei uma regra de vida para a felicidade interior do homem, nós também agimos. Estudamos as leis, conhecemos a história, porém, se não tivermos uma experiência pessoal com Jesus, um encontro com a Sua Palavra que faz vida na nossa vida, nós nunca iremos aceitá-Lo como nosso Salvador, Caminho, Verdade e Vida. Não podemos conhecer Jesus somente pelos bens que recebemos Dele, mas sim, pela profundidade da nossa experiência com a Sua pessoa.  Muitas vezes nos dividimos por causa de Jesus e nos apegamos às coisas que não têm importância e, por isso, nos atrapalhamos e prejudicamos a vivência da regra de vida que é o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

– Você já teve uma experiência com Jesus?

 – O que mudou em relação à sua visão das pessoas e dos acontecimentos?

 – Você sabe qual é o maior mandamento da lei de Deus? 

– Você o tem praticado?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: