sexta-feira, 29 de abril de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 29 DE ABRIL DE 2022

 

6ª-FEIRA DA 2ª. SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

 

Cor: Branco

 

1ª Leitura - At 5,34-42

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 5,34-42

Naqueles dias: 34Um fariseu, chamado Gamaliel, levantou-se, então, no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava.
Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante.
35Depois disse: 'Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou. 37Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!' E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel. 40Chamaram então os apóstolos,  mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias,
por causa do nome de Jesus. 42E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “precisamos avaliar a nossa disposição para padecer pelo reino de Deus”

O sábio conselho de Gamaliel é também para nós hoje muito providencial: “Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!”  Muitas vezes nós, como as autoridades de Israel, lutamos contra Deus querendo tomar iniciativa para penitenciar alguém a quem acusamos de culpado pelas coisas que estão acontecendo e que não são do nosso agrado!  Em nome de Deus, nós, também, lutamos pelos desejos da nossa humanidade, pelos projetos da nossa mente e não percebemos qual é, verdadeiramente, a vontade divina, para determinada situação.  Precisamos estar atentos, pois muitas coisas que nós almejamos, não são da vontade de Deus que elas aconteçam. Tudo o que é vontade de Deus para  a nossa vida, tem uma razão de ser, um objetivo útil e traz paz ao nosso coração. Às vezes, insistimos nos nossos planos e não entendemos a razão do sofrimento, por isso, nos sentimos angustiados (as) e falta-nos a paz. Deus é Amor e o Seu projeto para nós tem como fundamento a nossa harmonia interior. Tudo o que é plano de Deus para nós, com a nossa ajuda, realizar-se-á, mesmo que à custa de sofrimento.  Os discípulos sofriam injúrias por causa do nome de Jesus e ficavam felizes por isso. Até mesmo quando eram açoitados e ameaçados eles não se rendiam e saiam contentes por serem dignos de sofrer pela causa de Cristo. Nós também precisamos avaliar a nossa disposição para padecer pelo reino de Deus. – Você percebe quando o projeto que sonha é da vontade de Deus? – Você tem ficado contrariado (a) porque as coisas não acontecem como planejou? – O conselho de Gamaliel vale para você?

 

Salmo - S. 26, 1. 4. 13-14 (R. Cf. 4ab)

 

R. Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,
habitar no santuário do Senhor.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia


1O Senhor é minha luz e salvação;*
de quem eu terei medo?
O Senhor é a proteção da minha vida;*
perante quem eu tremerei?R.

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,*
e é só isto que eu desejo:
habitar no santuário do Senhor*
por toda a minha vida;
saborear a suavidade do Senhor*
e contemplá-lo no seu templo.R.

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver*
na terra dos viventes.
14Espera no Senhor e tem coragem,*
espera no Senhor!R.

 

Reflexão - Este salmo retrata o anseio da nossa alma para contemplar a Deus, saborear Sua ternura e misericórdia. Enquanto aqui vivermos, teremos somente um vislumbre da realidade divina. No entanto, a esperança e o desejo nos dão a certeza de que sem dúvida alguma a nossa espera não será em vão. Enquanto esperamos o nosso dia, nós também, como o salmista, poderemos afirmar: “O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo”?

 

Evangelho - Jo 6,1-15

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 6,1-15

Naquele tempo: 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galiléia,
também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, 
porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes.
3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos.
4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: 'Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?' 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu:
'Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um'. 8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9'Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?' 10Jesus disse:
'Fazei sentar as pessoas'. Havia muita relva naquele lugar,
e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam  sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes.
12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos:
'Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!'
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos
com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.
14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: 'Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo'. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo
para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “um menino trazia cinco pães e dois peixes”

Neste Evangelho Jesus nos ensina a pedir a bênção e a providência do Pai para os poucos recursos que possuímos e desejamos que sejam multiplicados, na certeza de que já fomos atendidos. Dessa forma, o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes nos revela o poder que Deus possui sobre as dificuldades da nossa vida e como Ele age quando colocamos sob o Seu olhar as nossas necessidades e as carências das pessoas com as quais convivemos. Tomando os pães e depois os peixes, Jesus deu graças a Deus e os distribuiu àqueles que estavam sentados à espera da Sua providência. Tudo quanto nós colocarmos sob o olhar amoroso do Pai, confiando na Sua Misericórdia, com o coração agradecido, também irá prosperar em nossas mãos, se, o nosso objetivo for de partilhar a nossa colheita. Por isso, Jesus também nos ensina a ter para com os mais necessitados um olhar zeloso que enxerga as suas deficiências. Jesus punha os Seus discípulos à prova a fim de medir a generosidade daqueles que caminhavam com Ele.  Ele sabia que a multidão faminta não poderia apreender os mistérios do Pai e, ao mesmo tempo, exercitava os Seus discípulos a não se omitirem diante dos desafios e a se colocarem à mercê da providência do Pai. “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?”   Jesus não se importou com os argumentos desanimadores dos Seus discípulos e se valeu de um menino que trazia cinco pães e dois peixes.  Isto para nos ensinar que todos nós, mesmo os mais pequeninos, temos algo nas mãos que poderá ser colocado sob as bênçãos de Deus Pai e frutificar. Como ordenou aos apóstolos, Jesus hoje também nos ordena: “Fazei sentar as pessoas!”  Quando nos assentamos e nos aquietamos, em família, em comunidade e colocamos o pouco que temos nas mãos de Deus, quando juntamos os nossos poucos dons e os oferecemos ao Senhor o milagre acontece. Cada um de nós tem seu papel no diálogo, na compreensão, na serenidade, na partilha do amor. Quando nós nos colocamos nas mãos do Pai e nos dispomos a partilhar o que temos, com amor, Ele multiplica suas graças de provisão e nunca nos faltará nada. 
Você tem colocado o pouco que possui sob a benção do Pai?
 -  Você agradece antecipadamente a Deus pelo que ainda irá receber?
Você tem vivido isto na sua família? 
Você já percebeu na sua casa o que cada um tem para oferecer? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: